A maior paixão do brasileiro, o futebol é um esporte majoritariamente masculino mas vemos muitas mulheres buscando seu espaço para mostrar seu talento nesse ramo, sendo jogando ou apitando o jogo, buscando não ser apenas um rosto bonito dentro de campo. Mas vemos muitos impedimentos para elas, e essa partida só está começando.
Dentro do futebol, um mercado que movimenta milhões em dinheiro, as mulheres são deixadas de lado na questão de receber bem. Marta, a jogadora mais vezes nomeada melhor do mundo ganha anualmente 400 mil euros, nada perto dos 14,5 milhões que Neymar recebe no PSG, mostrando uma desigualdade enorme entre os gêneros dentro do esporte. A busca pela igualdade no esporte vem ganhando mais força nos últimos tempos, cada vez mais mulheres entram na causa para diminuir a diferença entre os salários dos homens e das mulheres em qualquer área do mercado e ainda mais no futebol que já foi de 72,3% em pesquisa feita pelo IBGE em 2010.
Além da desigualdade, vemos o preconceito, onde muitos ainda consideram que o futebol foi feito apenas para homens. Na Inglaterra, durante uma partida do campeonato inglês, um narrador e um comentarista avaliaram que não deveriam confiar na bandeirinha, pelo simples fato de ser mulher, sendo que os dois perderam o emprego depois do ocorrido. Inúmeros casos são relatados no meio esportivo, apenas aqueles que não querem ver essa realidade que aumenta em nossos campos acham que isso é algo inventado, sendo que a mulher tem todo o direito de buscar seu espaço, mostrando aquilo que sabe fazer.
Portanto, deve-se abrir os olhos para a realidade da mulher no esporte, sobretudo a entidade máxima do futebol, a FIFA, para melhorar as condições e as formas de tratar as mulheres nesse meio, os clubes buscar abrir espaço para elas e as federações dar suporte de trabalho, e as autoridades punir aqueles que usarem de discriminação com elas, pois todas querem mostrar, além da sua beleza, o seu talento com a bola no pé e a capacidade de transformar um esporte tão belo em algo magnífico.
yassantosx
Oii, tudo bem? Espero poder te ajudar.
Bom, primeiramente queria ressaltar q o tema é incrível hahaha
Introdução: a proposta da sua introdução tá ótima, mas o que predomina é a linguagem coloquial ao invés da formal e isso pode te custar pontos na competencia 1 do enem (to corrigindo segundo modelo enem), e você usou algumas palavras repetidas, como “mas” e os corretores não gostam disso
D1: Ao citar o Neymar e o PSG, você não explicou do que se tratavam os dois, a gente sabe q todo mundo conhece, mas numa redação você sempre tem que deixar muito claro sobre o que ou quem você está falando. Novamente a linguagem coloquial predomina.
D2: A linguagem coloquial predomina novamente e o uso da expressão “sendo que” é repetitivo. Também não foi especificado o “campeonato inglês”
Conclusão: linguagem coloquial e a conclusão foi muito superficial. Tente especificar mais os meios de solucionar os problemas. Dica: sempre que for fazer conclusão, se faça essas perguntas: quem vai solucionar o problema? O que deve fazer? Como vai fazer (por meio de)? E para que (com objetivo de)?
Eu aconselho vc a pesquisar no YouTube o canal do Lucas Felpi, um menino q gabaritou a redação do Enem em 2018, hj ele usa o youtube pra ajudar as pessoas a estudarem varias coisas, principalmente redação. Além disso, ele fez uma apostila incrível com redações nota 1000 do ano de 2018, e da pra tirar muita ideia boa de lá. Aconselho tbm vc ler várias redações nota 1000 pra se habituar com o modo de escrita e também se habituar com um modelo de redação, pq assim fica bem mais fácil. Espero ter ajudado, beijos!! 😁