No filme “Se Enlouquecer Não se Apaixone”, de 2010, o adolescente Craig possui inúmeras experiências de tentativas de suicidio e logo busca ajuda em uma clínica psiquiátrica, encontrando o apoio que procurava. Fora das telas a realidade não é muito diferente, inúmeros jovens no Brasil cometem, tentam ou pensam em cometer suicídio. Esse ato está diretamente ligado a problemas dentro de casa e até mesmo a problemas nas escolas, que causam um profundo sentimento de querer tirar a própria vida, situação que precisa ser discutida.
Nesse contexto, e necessário destacar que problemas dentro de casa são grandes causadores suicidio entre os os jovens e precisa entrar em discussão. O significado de “Família” nos dicionários aponta que esse conceito se da ao grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto. Logo é fato que onde tem-se um ajuntamento de pessoas ocorrerão desentendimentos, esses que muitas vezes não são compreendidos pelos mais novos, que não possuem sabedoria e discernimento para entender relevar as críticas que não são construtivas, o que deve ser solucionado.
Ademais, a situação de autocídio também está muito presente nas escolas brasileiras e precisa entrar em análise. No livro “As Vantagens de ser Invisível”, de Stephen Chbosky, a personagem principal sofre com a perda de seu melhor amigo que cometeu o ato de se matar. Infelizmente essa situação e mais comum do que deveria fora dos livros, o bullying acompanhado pela falta de saúde mental acontece diariamente nas instituições de ensino, causando uma alta taxa desse ato pela falta de existência de qualquer sistema de apoio aos estudantes que estão passando por problemas, o que necessita ser interrompido.
Portanto, é crucial que o Ministério da Educação, em parecia com as Escolas de todo o país promovam palestras informativas para país e alunos, incentivando o diálogo e analisando as situações mais frequentes em relação ao assunto, para que assim crie-se uma rede de apoio aos adolescentes, que irão se sentir protegidos tanto no ambiente familiar quanto no ambiente escolar. Só assim a situação do suicidio entre os jovens brasileiros seria solucionada.
Raiza.l
Sua redação tem alguns desvios em certos parágrafos. Há algumas repetições de palavras provocada pelo corretor ortográfico do celular, porém, deve ser algo a ser reparando antes de mandar a redação. Entretanto, a mesma segue uma linha de interpretação fácil e com amplo roteiro sócio-cultural.
Também, tenha mais atenção com a coesão na hora da construção de uma redação.