No filme futurista ”Avatar”, uma tribo de indígenas de outro planeta, é confrontada pelos humanos, que destroem e aniquilam parte da natureza e seres vivos do local. Hodiernamente, a ficção aproxima-se da realidade, com a opressão aos direitos dos nativos através dos meios urbanos e o enfraquecimento financeiro de instituições que protegem seus territórios. Esses fatores corroboram a questão indígena no Brasil contemporâneo.
Mormente, cabe avaliar o contingenciamento do orçamento para a Funai, principal órgão na manutenção dos territórios indígenas. De acordo com o noticiário ”G1”, uma série de exonerações de funcionários e cortes de verbas da Funai vem ocorrendo nos últimos meses. Como consequência, os números de desmatamento e invasões em terras demarcadas aumentaram acima da média. Torna-se inaceitável que um país com altas taxas tributárias permita esse descaso e precarização do meio ambiente.
Paralelamente, na música ”Índios”, da Legião Urbana, é percorrida a história da exploração dos brasileiros durante o período do colonialismo. Nesse sentido, a sociedade atual deve compreender e conhecer a dívida histórica com os primeiros moradores do Brasil. Dessa forma, o filósofo Pitágoras afirmou: “Educai as crianças e não será preciso punir os adultos”, logo, orientar a população urbana sobre as questões indígenas, é fundamental para combater dogmas e preconceitos enraizados na cultura moderna.
Baseado nessa lógica, é imperioso que o Governo Federal invista na Funai, que por sua vez, deverá realizar pesquisas e denúncias de invasores em terras demarcadas. Além disso, deverá proporcionar propagandas e palestras sobre à causa, com vieses de orientar e conscientizar o povo. Sendo assim, a sociedade desviará dos tristes eventos de Avatar.
Yuki
A estrutural do texto é muito boa, ótimas palavras e com bastantes informações, gostei muito, porém senti que vc fugiu um pouco do assunto, incorporou mais questões ambientais no geral, e na conclusão, achei que faltou detalhes (como fazer isso, por exemplo), mas no geral está muito bom, parabéns, sou nova, sem conhecimento para um comentário mais produtivo, espero ter ajudado
GabrieleBatista
oi,
sua redação está muito bem estruturada. Você tem domínio da norma padrão e do tipo textual cobrado. Traz bons argumentos e contextualizou bem o tema, com suas alusões.
No entanto, ainda senti que sua proposta de intervenção poderia ser mais detalhada. ( Quem, fazer oque, como, gerando o que)
Fora isso, excelente!
Parabéns
angelomrrc
Oi, tudo bem?
Então, sua redação traz ótimos argumentos e citações diante do tema previsto. No entanto, eu senti que ficou um pouco preso a questão ambiental e não aos indígenas em si, como por exemplo o preconceito sofrido pelos indígenas em escolas, e em outros ambientes públicos, também, senti falta de comentar que
algumas tribos indígenas optaram por elas mesmas negociarem com contrabandistas para a venda ilegal de madeira, algo que vi em uma recente reportagem do Fantástico, mas creio que seja só isso.
No entanto, é uma ótima redação, muito bem organizada e estruturada. Parabéns :D