“A educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A frase dita pelo educador brasileiro Paulo Freire demonstra a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento humano. Todavia, é possível notar, no Brasil hodierno, atos de violência praticados em escolas do país. Assim sendo, são necessárias medidas que busquem a resolução dessa problemática a fim de consolidar os ideias propostos pelo educador.
Em primeiro lugar, nota-se a importância do sistema escolar como garantia do desenvolvimento social do indivíduo. Conforme salienta Weber, as instituições sociais, da qual a instituição escolar faz parte, são necessárias para a coesão de uma sociedade, ou seja, a partir delas o individuo se reconhece como parte do meio social em que vive, apreendendo, pois, as normas deste. Assim, observar-se que, ao tornar esse ambiente violento, todo o processo de institucionalização é problematizado.
Em segunda análise, destacar-se-á os estudos neuropsicológicos, os quais pontuam a relação entre o cérebro e os comportamentos humanos, a fim de demonstrar possíveis consequências da situação já mencionada. Ao experienciar momentos de violência na escola, é provável a internalização destes pelos indivíduos – os quais podem ser professores, diretores, alunos e outros funcionários da instituição -, dada a relação entre o meio externo e a saúde mental destacada por essa ciência. Notar-se-á, também, que, de acordo com esses estudos, o cérebro humano se desenvolve até 20 anos ou mais, o que agrava tais traumas em alunos, visto que a maioria destes são jovens.
Fica claro, portanto, a necessidade de medidas que visem à melhora do sistema escolar dados os índices de violência presentes nessas instituições. Para isso, observa-se o papel do Estado, especialmente do Ministério da Educação, junto à entidades do terceiro setor, em realizar campanhas e palestras a fim de debater o tema e aproximar alunos e funcionários. Além disso, projetos envolvendo o acompanhamento psicológico para todos os membros da instituição é essencial. Espera-se, desse modo, ratificar os ideais outrora defendidos por Paulo Freire.
A violência na escola em questão no Brasil
Compartilhar
BrunoAvl
O texto apresenta muito bem os fatores que levam a violência, a apresentação de dados enfatiza os argumentos utilizados sobre as condições daqueles que sofrem com esse problema. A referência historica nos ajuda e entender o panorama e buscar ver onde o estado está errando, e as propostas de intervenção traz muito bem métodos de melhorar esse cenário. O texto nos faz entender muito bem a causa do problema e aquilo que pode ser feito para melhorar, a apresentação de argumentos e dados nos ajudam a ver a gravidade do problema. Parabéns
Bruno_Antunes
Gostei do texto em geral, bônus por ter citado autores ( cuidado caso seja uma coisa muito frequente em seus textos pq facilita na construção do texto mas caso não tenha referencias do tema especifico você pode se perder ), a resolução do problema é uma coisa que eu tomaria mais atenção pq ao meu ver “parece” ser muito simples ainda mais em comparação ao desenvolvimento que você fez no texto que foi realmente muito bom, pode não parecer mais a conclusão afeta como a pessoa enxerga o tema e o seu desenvolvimento.
angelomrrc
Ótima redação. Gostei do fato de citar Paulo Freire e trazer fatos científicos a sua redação. Como a Eduarda disse acima, e também concordo, achei bastante vago a confusa a citação à Weber. Tirando isso, gostei muito de como pontou o texto, tendo em vista as outras redações que vi anteriormente, a sua foi a melhor. Parabéns!
eduardacastro17
“Em segunda análise, destacar-se-á os estudos neuropsicológicos, os quais pontuam a relação entre o cérebro e os comportamentos humanos, a fim de demonstrar possíveis consequências da situação já mencionada. Ao experienciar momentos de violência na escola, é provável a internalização destes pelos indivíduos – os quais podem ser professores, diretores, alunos e outros funcionários da instituição -, dada a relação entre o meio externo e a saúde mental destacada por essa ciência. Notar-se-á, também, que, de acordo com esses estudos, o cérebro humano se desenvolve até 20 anos ou mais, o que agrava tais traumas em alunos, visto que a maioria destes são”
Essa afirmação foi tirada segundo a opinião de Weber?
Pois se não , eu senti ela meio solta no texto e tbm não senti que ficou explícita.
Tassiane Miranda
Gostei da sua redação. Esta bem pontuada e clara.E os parágrafos estão em conexão.
Assim sendo, são necessárias medidas que busquem a resolução dessa problemática a fim de consolidar os ideias propostos pelo educador.
Para fechar esse primeiro paragrafo bem legal só faltou dá mais enfase ao tema.
Essa frase que você colocou dá um sentido de conclusão, acho que se você pontuar os dois parágrafos sequentes fica bom. Espero ter ajudado.