A série americana “Riverdale”, gira em torno da vida de jovens ativos em um meio social problemático em busca de mudanças. Na narrativa, a busca por maneiras de evolução e ajuda é incessante, no entanto, muitas vezes a opressão causada por indivíduos maduros impede a possível contribuição. Fora da ficção, uma problemática de preconceito de idade relacionada há um descaso por parte dos mais velhos e um desleixo governamental vem se enraizando no Brasil. Desse modo, é imprescindível que providências para mitigar esse caso sejam tomadas.
A princípio, é clara a falta de importância que os adolescentes e crianças recebem por parte dos adultos, principalmente na política e na educação, o que se torna um óbice, visto que os mesmos representam grande parte do país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens formam cerca de 40,2% da população brasileira. Desse modo, o visível descaso torna-se responsável pela redundância no conceito de democracia vivida.
Ademais, a desatenção do governo em áreas como o mercado de trabalho pode gerar inúmeros problemas, dentre eles o tráfico e a marginalização. De acordo com o site de notícias “G1”, o desemprego entre jovens é cerca de 40% em muitos estados do Brasil. Logo, é de possível entendimento que as pessoas mais novas necessitam de um amparo maior em relação ao atual.
Destarte, urge das gerações mais antigas a criação de debates formados através de conversas online, incentivando a inclusão da voz de todos, aumentando assim o poder de seus primogênitos em suas decisões, além de uma ação do estado na busca por mais oportunidades trabalhistas por meio da criação de estágios remunerados e cursos técnicos gratuitos em lugares mais necessitados, abrandando assim problemas de desemprego. Feito isso, será possível um futuro de oportunidades e igualitário para todos.
Ace
Ótima demonstração de bagagem cultural ao relacionar o tema a uma série presente na cultura pop.
Tome cuidado com períodos muito grandes ou palavras desnecessariamente complicadas (ou seja, palavras que poderiam ser substituídas por outras mais compreensíveis sem prejudicar a formalidade do texto ou causar repetição). Elas podem causar o corretor a sair do texto afim de pesquisar o significado da palavra, o que quebra a fluidez do texto.
Dito isso, o resto está bom. Boa pontuação, gramática, organização…
Não deixe nunca de exercitar sua escrita! “A prática leva à perfeição!
Dhamarys Lorrayne
Parabéns, sua redação está muito boa. A introdução está excelente e sua tese está clara, seus parágrafos de desenvolvimento tiveram bons argumentos. No entanto, na sua proposta de intervenção procure detalhar ao máximo os agentes, sendo mais específico.
C1-200
C2- 180
C3- 160
C4- 200
C5- 160
Total=900
Continue praticando e saiba que você vai longe. Caso seja de seu interesse compreender melhor as competências da redação do Enem e como é feita a pontuação acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Parabéns, você tem um potencial enorme e isso te levará a resultados brilhantes!!!