Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações políticas, econômicas e sociais é característica da modernidade líquida vivida no século XX. A falta de cuidados na infância da criança encaixa-se nessa visão pois está associado à superficialidade e a ausência de referenciais morais e políticos.
De acordo com James J. Heckamn, investir na primeira infância é o caminho mais lógico para reduzir déficits e fortalecer a economia. Isso porque, a criança recebendo cuidados e educação na infância desenvolve habilidades cerebrais importantes para o seu pleno desenvolvimento.
Em segundo plano, podemos destacar que o caminho que a criança irá seguir no sentido social e econômico pode ser definido a partir da sua infância pois é nessa fase que ela desenvolve habilidades relacionadas ao trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva.
Portanto, é papel dos pais investir na educação e cuidados dos seus filhos visando seu pleno desenvolvimento e compete ao Ministério da Educação junto com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assegurar as leis que protegem e garantem educação e lazer às crianças, além de auxiliar os pais nesse processo de formação através de reuniões escolares.
Thuanny Lemos
Sobre a introdução achei bem feita e trouxe de forma bem direta a tese. Uma dica que eu acho importante dizer é que ultimamente o pensador contemporâneo Bauman aparece em 90% dos textos, então acredito que seria mais interessante e traria para sua redação um diferencial se utilizasse a citação de outros pensadores e filósofos como por exemplo, a citação de Saint Exupéry “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”, que também serviria para o contexto do seu texto e daria ótimos parágrafos de desenvolvimento em cima dela.
No que diz respeito aos parágrafos de desenvolvimento achei que faltou aprofundar o tema, outra coisa que é importante citar é que utilizar mais de uma citação na redação não é de grande relevância e sempre que utilizar mais de uma citação tenha cuidado para verificar se ela se encaixa com a citação anterior e também com a tese.
Sua proposta de intervenção também deixou um pouco a desejar, para melhorar a conclusão tente sempre trazer duas propostas de intenção e sempre retomar a ideia inicial do texto, no caso a tese.
Parabéns pelo texto.
Ariel_hsy
1° parágrafo: a introdução está bem construída e a alusão é coerente.
2° parágrafo: o parágrafo é interessante, mas poderia ter desenvolvido – o um pouco mais. Houve dois desvios de vírgula.
3° parágrafo: ficou um parágrafo muito expositivo e argumentativo. As idéias contidas nele são coerentes, só precisa – se de mais desenvolvimento.
4° parágrafo: precisa de mais desenvolvimento. De que modo os pais auxiliariam a criança neste processo? Eles tem capacidade e orientação para tal?
I – 160
II – 120
III – 160
IV – 120
V – 120
Nota: 680