“Não se nasce mulher, torna-se mulher” segundo o pensamento de Simone Beauvoir, ícone do pensamento filosófico feminista, mulher não se refere apenas a um genêro, se refere a uma imagem esteriotipada pela sociedade. Na contemporaniedade, esse pensamento da filósofa é considerado verídico, visto que ainda há muita discriminação da mulher. Logo há de se descontruir o pensamento machista e a desvalorização da mulher no mercado de trabalho.
Em primeira análise, é perceptível o pensamento de poder que se tem sob uma mulher. Dessa forma, seus direitos, desejos, opiniões e suas escolhas não são respeitadas pois são consideradas inferiores. A sociedade insiste em banalizar o sofrimento das mulheres, as quais sofrem abusos físicos, psicologicos e morais há séculos, mesmo com a aplicação de leis, como a conhecida Lei Maria da Penha, que tem como objetivo proteger vítimas da violência doméstica.
Sob outra análise, um dos obstáculos para a igualdade na sociedade contemporânea é a desvalorização da mulher no mercado. Ocorre não só diferenças notáveis nos salários entre um homem e uma mulher, como também o pensamento equivocado que as mulheres não tem a capacidade e seriedade que o homem tem no trabalho. Tal situação pode ser ilustrada na série ”La casa de Papel”, na qual a inspetora Raquel tem, a todo momento, suas habilidades subestimadas pelo seus colegas de trabalho enquanto tenta resolver o crime que os bandidos cometiam.
Portanto, medidas devem ser tomadas para que o papel da mulher na sociedade seja respeitado. Logo, o Ministério do Trabalho deve criar o “Plano de fiscalização do trabalho”, por meio de um projeto de lei entregue á Câmara de Deputados. Esse plano irá conferir, mensalmente, por denuncias anônimas ou pedidos, se existe injustiça salarial ou alguma discriminação contra as mulheres nos ambientes de trabalho e fiscalizar as leis que já são ativas. Espera-se, com essa ação, que seja descontruido o pensamento machista e que, assim, o pensamento exposto por Simone Beauvoir seja combatido, mostrando que as mulheres não precisam seguir os esteriotipos do mundo globalizado para realmente se tornarem mulheres.
Myllena2601
Ótima redação!! Muito boa !. O que eu seguiria como dica seria algo imporatante que você deixou de fazee e de perderia pontos seria finalizar seus argumentos utilize recursos coesivos como ” Logo” ou ” Desta forma” ex: Logo, é nítido tanto na ficção quanto no conjuntura atual brasileira , que a mulher cem seu melhor desenpenho , não possuirá o reconhecimento que mesmo entregue aos homens. Eu tambem utilizaria mais elementos de coesão pada dar uma argumentação mais forte . Por exemplo :” por que obtem-se o pensament o que as mulheres não tem a capacidade e seriedade que o homem tem no trabalho. De onde surgio isso? N precisa fazer um texto sore isso só uma pequena frase como ” uma sociedade com raiz extrema patriarcal trouxe o pensamento equivosdo de que a mulher n tem a capacidade e seriedade do homem” ótima proposta.