A justiça é o meio de manter a ordem social, pois busca resolver problemas de ilegalidade, e o sistema punitivo é um do pontos centrais para que a justiça aconteça. Entretanto, esse sistema não funciona com eficiência no Brasil, já que há muitos crimes sem solução, além disso, há pessoas presas a bastante tempo, mas ainda não teve um julgamento definitivo. Esses e outros fatores, torna o sistema ineficiente.
Em princípio, com tantos crimes sem solução há uma dificuldade para população em acreditar na justiça brasileira. Segundo o G1- portal de noticias brasileiro- “569 casos de homicídios cometidos em 2017, ainda continua sem solução.” Uma vez que, há tantos casos sem solução as famílias e a população desacredita de que ainda possa haver justiça, além disso, esse cenário de casos em aberto é um dos motivos para o aumento da criminalidade a cada dia.
Outrossim, o Mês Nacional do Júri é um programa realizado pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ), que busca agilizar julgamentos pendentes. Porém, mesmo com um programa voltado para esse objetivo, o Brasil ainda registra um grande número de presos que ainda não foram julgados, e causa superlotação em penitenciárias. Tal como, no presídio Complexo do Xuri, no Espírito Santo, onde quase 10 mil presos aguardam a sentença. Com o sistema penitenciário sobrecarregado há dificuldades para administrar esse local, e surge problemas como rebeliões, guerras entra facções e mortes.
Portanto, com o intuito de amenizar esse problema, o governo deve investir em mais recursos forense para solução de casos e em equipes do ramo, e por meios das tecnologias e conhecimentos desses peritos, buscar solucionar muitos casos que está em aberto. Além disso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), deve expandir o programa Mês Nacional do Júri, para que aconteça 2 vezes por ano, e não só no mês de Novembro e tenha um foco maior nos prisioneiros que aguardam a mais tempo por uma sentença. Para que assim, a justiça e o sistema punitivo no Brasil seja de eficiência e supra as necessidades da população.
Giovanni_Castro
TÍTULO: coerente com o texto e faz despertar o interesse do leitor
introdução: Muito boa a apresentação das ideias e o uso dos conectivos para uni-las. Porém, no “alem disso”, inicia-se um novo período e deveria ter um ponto final antes “sem solução. Além disso, …”.
desenvolvimento 1:”Em princípio, COM TANTOS CRIMES SEM SOLUÇÃO, há uma dificuldade para população em acreditar na justiça brasileira.” Uso da vírgula para separar a oração intercalada.
desenvolvimento 2: MUITO BOM
CONCLUSÃO: EXCELENTE!
Myllena2601
Otima redação! Vou dar umas dicas e comentários. Suas informações externas ficaram muito direcionadas pro tema. O que é bom. Mas você nao consegue se beneficiarm nada com isso. Use pensadores que você pode colocar em vários temas diferentes assim, você não precisa decorar 500 informações diferentes. Por exemplo, sistema punitivo vocé poderia ter colocado o sociólogo Durkhein( vc pode escrever o nome errado na redação eles não tiram pontos por isso) , que diz que a sociedade funciona como um organismo vivo se algo para de funcionar todo o resto entra em degradação então com um sistema punitivo falho , toda a sociedade entra em problemática. Melhore sua argumentação, lembre- se texto discursivo-argumentativo você utiliza causa e consequência, deixei esses dois fatores nítidos na sua redação, se tem dúvida de como fazer isso e veja redações nota 1000 e você vai perceber padroes na narrativa. Parabéns pelo texto.