Segundo Nelson Mandela a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, certamente é quando notamos as oportunidades que ela pode atribuir. É natural associarmos a educação somente com a escola justamente por ela proporcionar o conhecimento para que seja possível obter bons profissionais, mas a presença da família junto a vida educacional de seus filhos é também deveras necessária, e a falta dessa conciliação é responsável por impactar negativamente a vida de muitos jovens e crianças.
A participação dos pais se faz importante nos aspectos de aprendizagem pois o interesse dos genitores torna o aprendizado mais estimulante além de fortalecer a relação familiar e motivar seus progênies a se apropriarem do estudo como uma ferramenta e não uma atividade desgastante. Atitudes como ir á reuniões, acompanhar o desempenho escolar e se interessar pela rotina acadêmica fazem toda a diferença no empenho dos estudos dos filhos.
As resultâncias da falta de participação dos pais na vida acadêmica de seus filhos são impactos reais que podem ser levados por toda a vida. Alunos que não tem incentivo dos progenitores na formação educacional estão propensos a largarem a escola, repetirem e desenvolverem dificuldades de aprendizado por não terem auxílio em relação a atividades escolares. De acordo com Sebastião Wanderley os pais são espelhos para os filhos; por tanto se os responsáveis não dão o devido valor ao aprendizado isso refletirá diretamente no desenvolvimento educacional da criança ou jovem.
Nesse sentido é importante que esse assunto seja uma pauta relevante da Secretária de educação em todo país, que o estabelecimento de ensino se mobilize para se unir com a família através de projetos escolares que demandem a presença dos pais e que esses projetos ressaltem essa importância de participação, atividades entre genitores, alunos e professores e principalmente que haja diálogo entre colégio e responsáveis para se ter ideia da situação dos filhos em casa e no ambiente escolar, seguindo esses tópicos o desenvolvimento educacional de jovens e crianças vai se tornar mais saudável e produtivo e aí sim teremos uma arma ainda mais forte para mudar o mundo.
Luar2012eduarda
Ô nega, Tudo bem?
Entao… Eu tava lendo a sua redação e ela ta muito massa, você fala refletindo a clareza do assunto e isso é muito importante pra quem ta lendo.
Mas a sua conclusão saiu um pouco da conexão que os parágrafos explica
Você colocou so q agentes, e esse agente não faz esse tantão* de coisas ai kkkkk
E outra, achei a sua explicação legal, porém poderia da mais ideias. Eu mesmo tava esperando uma conclusão bem a altura da sua redação.
Nas não se engane, ta muito boa viu?
Estuda bastante dai que eu estudo bastante daqui.
Lally
Tu escreve bem, porém só uma dica
Em relação aos projetos escolares, tenta deixar claro q é fora do horário escolar, as reuniões tbm, muitos pais nn vão nessas coisas por trabalharem nós horários .
Uma outra dica tbm é botar a escola com um contato direto com os pais, por exemplo na minha escola se um aluno leva advertência, tem nota baixa ou qualquer coisa eles mandam um e-mail direto para os responsáveis e esses e-mails não são respondidos mas os responsáveis tem q ir na escola para resolver . Tu poderia botar por exemplo “a secretária de educação poderia desenvolver uma técnica de comunicação direta entre os docentes e os responsáveis, assim o mesmo estaria sempre situado dos acontecimentos…”