Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em 2016 foram feitas 1.472.435 cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras, dos quais 6,6% foram pacientes com até 18 anos, o equivalente a 97 mil procedimentos. O Brasil é o segundo país onde mais se realizam cirurgias plásticas, a imposição do corpo perfeito leva a maioria das mulheres a passar por esse risco em busca de satisfação pessoal ou não. É de fundamental importancia discutir a problemática sobre o culto a aparência, ja que acarreta um problema social gigantesco.
A mídia é um forte contribuinte desse problema, ja que esse padrão é sustentado pelas redes sociais. A idéia do corpo perfeito é imposta todos os dias, seja em capas de revistas, filmes, vídeos… Várias pessoas se sentem na obrigação de seguir o que lhes é imposto, e é incontestável que acabam tendo sentimentos de frustação quando tal meta não é atingida. Convêm lembrar dos impactos físicos e mentais causados por essa “frustação” durante a busca desenfreada pelo corpo perfeito, tais como, anorexia, depressão, ansiedade, vigorexia, transtornos de personalidade narcisista, transtornos obsessivos…
O transtorno de personalidade narcisista é uma consequencia grave em resultado desse culto a aparência, a pessoa que adquire esse transtorno passa a ter um amor exagerado por sua propria imagem, tratando todos ao redor como pessoas inferiores, se tornam pessoas com a essência egoísta de sobrevalorização de si. Essa admiração excessiva por si próprio pode gerar vários outros problemas mais graves.
Em vista dos argumentos apresentados, fica claro que o culto a aparência causa estragos as vezes irreversíveis para aqueles que decidem seguir esse estereótipo. É necessário que tal medida seja tomada, que a mídia pare de incentivar a um só tipo de corpo ou de cabelo,como “padrão” e deixar as pessoas criarem seu proprio estilo, devemos nos libertar dessa visão limitada de beleza que a sociedade impõe e nos apegar a nossa própria beleza sem exagero, ao nosso próprio jeito,e de forma natural se sentir bem consigo mesmo, fora de padrões e cultos.
Ps: corrijam dando nota,como se fosse enem mesmo obgggg
Ps: vou fazer esse tema até estar perfeito kkk
MariaLauraSete
Seus argumentos são ótimos,mas acho que o seu terceiro paragrafo entrou meio que de “intruso” porque você não abordou ele na introdução,e mais uma coisinha,você falou sobre a mídia ser um contribuinte para o problema,eu achei um ótimo argumento que deveria ser ressaltado melhor na sua conclusão.
anaelisaferreirad
Apesar de vc ter usado dados, profunde mais no repertório cultural no desenvolvimento.
Uma outra dica é fazer 4 parágrafos, assim poderá fazer 2 parágrafos de argumentação e pode citar duas causas e as suas consequências.
Coloque a ação, agente, meio, detalhamento e finalidade na conclusão.
Darly
Olá,sua redação está bem argumentada .Logo que sua redação trata do culto aparência um fato importante que você poderia ter citado é o NARCISISMO que retrata a questão da beleza ,pois fala como Narciso um Deus grego se achava o mais belo e quão ele preservava sua aparência. Creio eu que encrementaria sua dissertação