Iniciante

Evasão escolar no Brasil

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A Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante aos cidadãos o direito ao lazer e a educação . Sob esse viés, é notório que no Brasil, grande parte da sociedade se restringe a educação de qualidade, todavia, as classes baixas ainda são as mais afetadas principalmente pelo fenômeno da evasão escolar. Nesse sentido convém analisarmos os principais fatores intrínsecos e extrínsecos que levam os alunos a não frequentar a escola ou desistência.

Em primeiro análise, vale salientar que, a evasão escolar é algo persistente na sociedade brasileira. Paralelamente os fatores intrínsecos envolve problemas internos dos alunos, como ausência de interesse pela escola, a falta de estímulo familiar, as questões de saúde e os
transtornos ou dificuldades de aprendizagem.

Ademais, os extrínsecos envolve a necessidade de trabalhar e problemas com o acesso ao estabelecimento de ensino sendo as classes baixas as mais afetadas, além disso, a evasão escolar é motivada por diferentes fatores, pondo-se em destaque a falta de recursos financeiros que interferem na participação ou desistência de crianças, jovens e adultos da vida escolar. O ensino é a base para a construção de um ser cidadão, que possui conhecimento sobre seus direitos e deveres, e vai a luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Urge ,portanto, que as classes mais baixas são limitadas pela falta de recursos financeiros e a falta de estímulo por parte da família. O Ministério da Educação deve investir em programas de combate a evasão escolar a fim de reduzir a quantidade de desistência e a infrequência a escola, desse modo, órgãos públicos deve se responsabilizem pelo transporte escolar, pois é um direito de todo aluno. Somado a isso a instituição escola necessita promover palestras e oficinas de conscientização sobre a importância da educação na vida do indivíduo, com o objetivo de beneficiar as relações entre escola e família e dessa forma promover um desempenho educacional construtor de uma sociedade progressista e virtuosa.

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4 Correções

  1. Introdução: Quando você escreve: “ Nesse sentido convém analisarmos os principais fatores intrínsecos e extrínsecos que levam os alunos a não frequentar a escola ou desistência.” Que fatores são esses??? Faltou você demonstra-los ,ja que, serviriam para sua problematização que seria argumentada nos parágrafos posteriores.
    Argumentos: Muito expositivos. Procure sempre argumentar sobre o tema com o auxílio de CONECTIVOS e ADJETIVOS. Você só descreveu e não argumentou de fato.
    Conclusão: Boa . Use sempre AGENTE,MODO/MEIO+ detalhamento, FINALIDADE. E tente organizar melhor suas ideias.
    Aspectos visuais: Redação desproporcIonal. Parágrafos com períodos bem maiores que os demais.
    Aspectos gerais: Erros de gramática,coesão e coerência e estrutura.
    Espero ter ajudado!! :)

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  2. 1.gostei bastante da introdução, a Declaração Universal dos Direitos Humanos pode ser usado em qualquer tema,ficou ótimo!
    2.Sobre a argumentação: faltou embasamento,pois apesar de você realmente demonstrar ter conhecimento sobre o tema,seria necessário algum dado ou citação para ter mais credibilidade ou demonstrar também outra área do conhecimento.
    3.Alguns erros gramaticais,então perderia pontos na primeira competência do ENEM
    4.Uma boa conclusão,porém um pouco confusa

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  3. Introdução:
    1- (Nesse sentido convém analisarmos), sempre use vírgula depois do conectivo.
    Primeiro desenvolvimento:
    1- Sempre que iniciar um período, use um conectivo.
    2- É essencial apresentar um desfecho no primeiro e segundo desenvolvimento! Pesquisa sobre, é muito importante.
    3- Argumentação impecável.
    Segundo desenvolvimento:
    1- Tente usar 3 períodos nós desenvolvimentos, pois a falta do “.” Faz com que o texto fique muito corrido.
    2- Também há, a ausência de conectivos.
    3- Larissa, nesse desenvolvimento você apresentou o desfecho, porém, só falta o conectivo que citei a cima.
    4- Argumentos bem sólidos.
    Conclusão:
    1- (infrequência a escola, desse modo, órgãos públicos deve se responsabilizem) o certo seria fechar o período nessa parte, olhe como seria: (infrequência a escola. Desse modo, órgãos públicos deve se responsabilizem).
    2- Você apresentou um desfecho muito bom na conclusão, porém, separe ele das demais partes da redação (em períodos).
    3- Agentes de intervenção e ações apresentadas, parabéns!
    Gostei muito da sua redaçã, tem alguns erros é claro, porém, treine mais e mais que você verá o resultado.
    Te recomendo estudar sobre:
    – Acentuação
    – Uso da vírgula
    – Ortografia
    – Estrutura de uma redação
    Vai te ajudar muito a produzir uma redação. Qualquer dúvida, o meu e-mail é: [email protected]
    Abraços.

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  4. Cuidado com a pontuação e gramática. Além disso, foca numa argumentação mais ampla e uma tese mais abrangente. Faltou, portanto, uma introdução temática mais foca no problema em questão. Contudo, está no caminho certo parabéns.
    Obs: Cuidado com estrutura e a coesão textual, pois são elementos fundamentais a serem considerados na correção da redação.

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