No Brasil o sexismo afeta tanto homens quanto mulheres pois estes não percebem a pressão que vem do preconceito historicamente instalado na sociedade. Recentemente, o sexismo que começou a ser mais visível no cotidiano das pessoas de forma emocional e física, o que tornou o assunto tópico de discussões.
O fato de ser confundido ou até mesmo ofuscado pelo machismo faz com que pareça uma luta exclusivamente feminina, isso ocorre pois este preconceito vem sendo ensinado para os homens como o modo correto de se comportar, fazendo com que não percebam que são vitimas do sexismo e ignorem as suas consequências. A falta de conhecimento do assunto resulta em problemas psicológicos e emocionais, levando a depressão profunda e até mesmo ao suicido no caso dos homens que passam suas vidas tentando reprimir seus sentimentos e ganhar a batalha socialmente imposta de masculinidade. Diferentemente das mulheres que sofrem a pressão mais física considerando que há uma necessidade masculina de ser o sexo superior, muitas vezes o modo que encontram de fazer isso é através da humilhação e agressão ao sexo feminino e até mesmo à comunidade LGBTQ+.
Embora o supremo tribunal federal tenha decidido criminalizar a homofobia como uma forma de racismo em uma tentativa de diminuir ataques físicos contra esses grupos, psicólogos acreditam que isso não será eficiente pois a cultura das masculinidade tóxica precisa ser desconstruída e não apenas criminalizada pois ainda haverá pessoas que para provar sua superioridade estarão dispostos a reprimir sua própria consciência ética. Uma das soluções seria abranger como problema público e atribuir ás escolas responsabilidade na luta contra o sexismo, ao ter um exemplo desses em um ambiente seguro a saúde mental, principalmente masculina, seria preservada no futuro, diminuindo assim o número de suicídios entre homens e também os casos de agressão e até mesmo relacionamentos abusivos no país.
Gislaine289
1. Sua introdução ficou boa, necessitando, apenas apresentar sua tese.
2. Seu parágrafo de desenvolvimento apresenta duas problemáticas, podendo ser mais vantajoso a divisão deste, a fim de trabalhar melhor os problemas e utilizar um repertório sócio-cultural para comprovar, tornando seu texto mais bem trabalhado e demostrando seu conhecimento sobre o assunto.
3. A conclusão carece de uma frase introdutória e a elaboração de uma proposta concreta com agente, ação, finalidade, modo/meio e detalhamento.
Avaliando sua redação: 720.
C1: 180
C2: 120
C3: 120
C4: 180
C5: 120
Daniel da Silva
Considerando a clareza dos argumentos apresentados, a fundamentação teórica
sobre o tema e a proposta de solução clara e bem desenvolvida, eu daria a nota 7
para essa redação sobre o combate ao sexismo no Brasil. A redação aborda de forma
completa e consciente a problemática do sexismo tanto para homens quanto para
mulheres, destacando a importância da desconstrução da cultura da masculinidade
tóxica e a necessidade de intervenção nas escolas como forma de prevenção. É uma
redação muito bem elaborada e informativa.