Tema: Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

  • 2

Em 1904, ocorreu um motim popular denominado como “A revolta da vacina”, onde se recusavam a tomar essa devida imunização contra a doença varíola. Entretanto, mesmo cem anos depois, garantir a *vacinação* da população ainda é um problema no Brasil. Com efeito, há de se analisar as fake news e o desabastecimento em postos de saúde.
Em primeiro plano, apresenta-se o grande desafio para combater o senso comum onde é relatado como não sendo segura a *vacina*. Nesse viés, as fake news –informações falsas– tem o objetivo de disseminar boatos e até mesmo lucrar com isso. Todavia essa prática torna-se incoerente pela carência de estudos que comprovam sua ideologia, fazendo assim muitos tomarem cuidado antes de confiar naquilo que lêem em redes sociais.
De outra parte, há de se analisar a distribuição dos imunizadores nos estabelecimentos. Nesse sentido, a Cobertura de Vacinas aponta a drástica queda do fornecimento nos municípios mais necessitados. A vista disso, encontra-se com frequência,pessoas com problemas de vulnerabilidade decorrente a inviável falta de opções nos postos de saúdes públicos, cujo foco seria primordial.
Urge, portanto, que o Ministério da Saúde– importante órgão da saúde pública– precisa criar novas campanhas, com veêmencia, por meio de redes sociais, como facebook e instagram , a fim da população entender que é 100% confiável se vacinar. O mesmo, por sua vez, deve abastecer os postos de saúde,com urgência, por intermédio do investimento em imunizantes, como a tríplice viral, para que garanta a proteção dos brasileiros, como está prescrito pela lei, e, assim, teremos no Brasil uma sociedade igualitária.

Compartilhar

4 Correções

  1. C1 – 160
    C2 – 160
    C3 – 120
    C4 – 160
    C5 – 120
    Nota = 720
    Boa redação! Você soube aplicar bem dentro dos moldes estruturais do Enem, abordou bem ao falar sobre as fake news. No entanto, em geral, ficou muito vago.
    No seu primeiro argumento você deixou em aberto que “as fake news tem o objetivo de disseminar boatos e até lucrar com isso”, e deixou em aberto, ou seja, ficou vago. E também seria melhor se você atacasse a questão da fake news, explicando como ela influência na decisão das pessoas de não se vacinar, podendo citar até sobre o “movimento anti-vacina”. Contudo, você não desenvolveu bem e o final do argumento vai até contra o senso comum pois, há muitos acreditando em fake news, não tomando, assim, o devido cuidado
    Você apresenta um bom domínio da escrita, porém, apresenta alguns traços informais, ausências detalhagente e um/outro erro de concordância.
    Abordou boas ideias, mas faltou repertório. Seria interessante, nesse assunto, você abordar dados estatísticos para ser mais precisão no assunto. Quando for questão de contingência, mostre o número, evite colocar ” muitos, poucos, alguns, etc”.
    Outro ponto que vale destacar é que faltou um pouco de seu ponto de vista. Utilize adjetivos para este fim.
    A sua conclusão também ficou muito vaga, além disso, faltou mais detalhamento, tipo, como seriam essas campanhas, qual seria o impacto delas na população? A sua segunda proposta faltou o mesmo detalhe.
    Bom, espero ter ajudado de alguma forma! ;)

    • 2
  2. sua redação tá mais ou menos boa…..
    você precisa melhorar suas argumentações. na sua redação, o repertório sociocultural esta baixo.
    você apresenta alguns desvios gramaticais.
    você elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada a discussão desenvolvida no texto.
    procure ser mais especifica na sua conclusão, assim poderá se aprofundar mais, demostrando conhecimento. use sempre duas proposta com dois agentes.

    • 2
  3. Olá, bom dia!
    O termo que você usou “sociedade igualitária”, é um termo meio radical para se usar nesse contexto.
    Sua redação está muito boa, tudo ficou bem claro, a conclusão está encaixada com a introdução e desenvolvimento, agora só é preciso melhorar coisas que só profissionais podem realmente te auxiliar, procura um profissional, que fácil você chega aos 1000 pontos, parabéns!

    • 1
  4. Olá!
    -vejo que faz bom uso dos conectivos de início de parágrafos.
    – alguns pontos a melhorar:
    – na introdução vc não deixou explícito quem recusava a vacinação;
    – após conectivos como o “TODAVIA” ACRESCENTE UMA VÍRGULA;
    – inadequação na conclusão, “crie novas campanhas” fica mais coeso;
    – gostei da estruturação, mas precisa cuidar esses detalhes e ir fundo na argumentação.
    Treine, está no caminho certo!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.