Estudante

Tema: Os desafios das comunidades contra a Covid – 19

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Em 1988, Ulysses Guimarães promulgou a Carta Magna e estabeleceu que o saneamento básico e a saúde deveriam ser garantida a todos. Entretanto, os casos de COVID-19 nas comunidades mostram que a promessa de Guimarães está distante de ser a realidade no Brasil. Com efeito, há de se desconstruir a falta de água, bem como a dificuldade de isolamento social.
Em primeiro plano, a falta de abastecimento de água é um dos principais efeitos sofridos pelas periferías. Nesse viés, a Defensoria Pública do Rio relatou cerca de 495 denúncias-em apenas cinco dias-, sendo a maioria em favelas. Ora, os indivíduos sem esse direito básico são impossibilitados de ter uma limpeza adequada e tornam-se grandes alvos dessa tão temida doença: o novo coronavírus.
Além disso, há grande dificuldade de evitar aglomerações pois em diversas residências moram muitas pessoas. A esse respeito, a OMS – Organização Mundial da Saúde – recomenda que todo o mundo se isole para evitar a ampliação da circulação do vírus. Nesse sentido, não é razoável que em domicílios pequenos morem muitos habitantes, o que torna-os incapazes de se isolarem.
Para que a COVID-19, portanto, seja combatida, os órgãos – de todos os estados – responsáveis pelo abastecimento de água devem garantir, com veemência, o saneamento básico para todos os cidadãos por meio de encanamentos, a fim de possibilitar a higienização dos moradores e de seus lares. O Ministério da Saúde, por sua vez, precisa disponibilizar locais adequados para suspeitos da doença por intermédio de hospitais, hoteis e navios para que sejam isolados e tratados, e com isso, diminuir o número de infectados até erradicar esse vírus.

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3 Correções

  1. oii
    Seu tema é muito legal, visto o que estamos passando pode ser abordado de diversas formas. Vejo que seu destaque é a falta de água, entao voce deve problematizar essa escolha e apresentar de preferencia no final da introducao como tese, ou teses, já que tem dois paragrafos de desenvolvimentos pode fazer duas problematizaçoes
    os desenvolvimentos ficaram bem legais abordando a falta de agua e a quantidade de pessoas, veja, esses sao seus argumentos, insira de forma clara na introducao assim o corretor ja percebe e vai atras do que vc quer comentar, deixando sua redacao mais dinamica

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  2. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (160)
    ACENTUAÇÃO (PERIFERIA, HOTÉIS)
    SENTIDO DE TODAS AS PESSOAS (TODO MUNDO SE ISOLE (…))
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (180)
    DICA: MANTENHA A ESTRUTURAÇÃO ADEQUADA DO GÊNERO SOLICITADO
    CONTINUE COM A ARGUMENTAÇÃO DIRECIONADA PELOS POSICIONAMENTOS DO FINAL DA INTRODUÇÃO
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (180)
    DICA: CONTINUE COM O ADEQUADO USO DE TERMOS COESIVOS
    CONTINUE COM O POSICIONAMENTO BEM DEFINIDO DO INÍCIO AO TÉRMINO DO TEXTO DISSERTATIVO
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (160)
    DICA: CONTINUE COM OS ARGUMENTOS FUNDAMENTADOS EM EXEMPLOS, DADOS, CITAÇÕES DE AUTORIDADE
    DETALHE MELHOR O SEGUNDO ARGUMENTO, ALÉM DO EMBASAMENTO E DO QUE JÁ FOI DITO
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (140)
    DICA: AUMENTE A CONSOLIDAÇÃO DO COMO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO (O DETALHAMENTO DE QUEM, O QUE, COMO, MESMO QUE DE ÚNICA P.I.)

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  3. Achei bem interessante. Realmente. Foca só em deixar os argumentos mais explícitos e procura mais repertórios coringas. Irão te ajudar muito. Tenho certeza. 😉☺ Abraços!!!

    Nunca desista dos seus sonhos, todo mundo é capaz de alcançá-los um dia.
    😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀

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