No século XIX, o sociólogo Emile Durkem disseminou um pensamento segundo qual a sociedade funciona como um organismos vivos, ou seja, todos os seus componentes deveriam viver em harmonia para que fosse possível um bem estar geral. Sob essa ótica, no entanto, o Brasil caminha lentamente para atingir o equilíbrio nacional. Portanto, é preciso analisar tanto as causas quanto as consequências do tema “ A questão da dependência digital no Brasil” a fim de ameniza-las.
Em primeira análise, verifica-se que é indispensável o uso de tais tecnologias digitais no cotidiano da vida do brasileiro. Partindo desse pressuposto é inevitável a presença desses meios digitais na vida de um individo, mas a grande problemática e a forma e a frequência que tal meio de comunicação é utilizado. Logo, que manuseada de forma incorreta e em exceção podem acarretar diversos problemas no organismo do ser humano.
Outrossim, é observado que tal dependência tem sido algo recente, que veio com essa nova geração 2000, a qual vem evoluindo de acordo com os meios digitais. Sobre esse âmbito, é observado que muitos jovens vem trocando a vida real pela virtual sem mesmo perceber e aos poucos vão trocando o simples dialogo por mensagens de textos, começando esse abito em suas próprias cassas. Com efeito, as poucos vão gerando um isolamento social, o qual acaba trazendo dificuldades simples ao individuo, como olhar olho a olho a pessoa na qual conversa ao sair do seu mondo virtual.
Portanto, compreende-se que a dependência digital é um problema que exige intervenções. Como um maoir incentivo das próprias empresas responsveis por tais tecnologias, mostrnado que a vida real é mais importante do que a vdigital, demonstrando o tão importante que é interagir como exemplo com seus familiares. Uma intervenção do governo também, propondo propagandas mostrando a importância de valorizar o mundo real. Dessa maneira poderia ser solucionado problemas na questão da dependência digital no Brasil.
marinamjanu
O tema é bem legal, porém achei que você deveria ter focado em apenas uma consequência, ou na má ou na ruim, e assim apresentar trabalhando mais em tais argumentações.
A divisão do paragrafo em meu ponto de vista, deveria ter mais organização de cada argumento. Em um parágro voce cita sobre umas das qualidades, e logo em seguida explica, trazendo seu ponto de vista.
No segundo, poderia expor outro ponto, explica-lo, citar como resolver, dar uma solução e explicar como afeta na vida das pessoas
ThaynaAires_04
A introdução tá ótima. Só houve uma falta de concordância no trecho “como um organismos vivos” que deveria ser, ” como um organismo vivo”.
No desenvolvimento, a ideia tá bem legal e explicada, mas o que acontece novamente são erros ortográficos.
Segue o trecho corrigido abaixo:
“Em primeira análise, verifica-se que é indispensável o uso de tais tecnologias digitais no cotidiano da vida do brasileiro. Partindo desse pressuposto, é inevitável a presença desses meios digitais na vida de um indivíduo. Mas a grande problemática é a forma e a frequência que tal meio de comunicação é utilizado. Logo, que manuseada de forma incorreta e em exceção podem acarretar diversos problemas no organismo do ser humano.”
Segundo desenvolvimento: Pontuação e ortografia
“Outrossim, é observado que tal dependência tem sido algo recente, que veio com essa nova geração 2000, a qual vem evoluindo de acordo com os meios digitais. Sobre esse âmbito, é observado que muitos jovens vem trocando a vida real pela virtual sem mesmo perceber, e aos poucos vão trocando o simples diálogo por mensagens de textos, começando esse hábito em suas próprias casas. Com efeito, aos poucos vão gerando um isolamento social, o qual acaba trazendo dificuldades simples ao indivíduo. Como olhar olho a olho a pessoa na qual conversa ao sair do seu mundo virtual.
A intervenção, pode melhorar mais. Trazendo melhores exemplos para a solução do problema citado.
AnaBeatrizSantos
Competência 1: 120
Observei no seu texto alguns erros gramaticais: O título está em letra minúscula (mundo//Mundo); O nome de Émile Durkheim você escreveu “Emile Durkem”; indivíduo está escrito algumas vezes sem acento gráfico(individuo); Há um trecho que deveria está no plural ” manuseadas de forma incorreta e em exceção podem” você colocou “manuseada” no singular; “muitos jovens vem” ( vêm deveria está com acento circunflexo); abito o correto é hábito;na frase “uns organismos” você pois “um organismos” também no singular; bem- estar está escrito sem o hífen; e a fim nesse caso deveria ser junto “afim”; ameniza o correto seria amenizá . E há também alguns erros de digitação, tais como: maoir, responsveis, vgidital, mostrnado. ; )
Competência 2:
anabeatrizmachado
Marina, a ideia da introdução ficou ótima.
Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafo, senti falta de aprofundamento na argumentação e de embasamento. Talvez utilizar dados e conteúdo interdisciplinar possa dar mais direção ao seu desenvolvimento.
Quanto à conclusão, aconselho pensar melhor na construção da proposta.
A fim de estruturar melhor a sua redação, pense na conexão com outros conteúdos e na revisão das normas de concordância, ortografia e pontuação.
EnriqueJanoário
Olá Marina.
Espero contribuir com as minhas observações.
Pontos positivos: Sua introdução foi muito bem construída, contextualização a partir de um pensador importante, assim como você tem uma tese clara de amenização dos danos, sabendo que a digitalização da vida é algo que não se pode voltar. Sua proposta de intervenção foi bem criativa, propondo a responsabilidade das empresas, que tem um grande papel influenciador.
Pontos a melhorar: A sua argumentação seria mais rica se baseada em estatísticas, pensadores ou especialista do problema, citar o Bauman, seria perfeito nesse caso. Ou também usar exemplo divulgados na mídia.
“Partindo desse pressuposto é inevitável a presença”, faltou virgula nesse trecho.
“vdigita”. Um simples erro de digitação, mas é bom sempre passar um pente fino final.
E por fim, creio que sua intervenção poderia ser mais global, envolvendo escolas e instituições religiosas, pois, elas possuem forte apelo de sensibilização.
Comp. 1= 200
Comp. 2= 160
Comp 3= 160
Comp. 4=120
Comp. 5=120
Total= 760
Rumo a nota 100!