A cultura brasileira sempre esteve atrelada a diversas manifestações populares, que em sua maioria, impulsionam econômicamente o país. É nítido, que estas, promovem a sociabilização entre pessoas e gera um sentimento de alegria e união, mas em contramão, é preocupante, pois são inúmeros riscos que as consequências dessas festas trazem a saúde e ao meio ambiente. Na maior parte do tempo, o que se vê são acobertamentos dos problemas, por meio de um status de pais “festeiro”, que prevalece a alegria acima de tudo.
A transmissão de doenças é recorrente em festas como o carnaval, devido as altas aglomerações de pessoas. Nessas horas, é importante ficar em casa e preservar a saúde do indivíduo e a dos demais. No entanto, o que se mostra, é um descaso dessas pessoas, que em sua maioria, só pensam em aproveitar os cinco dias de festa, sem levar em consideração os próximos dias que vão se suceder.
Além disso, outro fato bastente preocupante é a questão dos lixos gerados por essas festas, que não são descartados devidamente e ficam espalhados pelas ruas, aumentando a poluição e acarretando futuras enchentes no período chuvoso. Esses resíduos, por conseguinte, afetam todo um ocossistema, no qual afetará também a vida das pessoas, direta ou indiretamente.
Portanto, diante dos fatos mencionados acima, é de suma importância, que o Ministério da Cultura, juntamente com o da Cidadania, busquem meios e métodos para sanar estes problemas. Uma ação viável seria a implementação de campanhas de conscientização sobre a importância de ficar em casa estando doente, que podem ser via internet ou por meio de carros de som, que passarão pelas ruas. Também seria válido, intensificar o saber das pessoas em relação ao descarte de lixos em locias adequados. Esses métodos e outros, precisam entrar em vigor, visto que as festas populares geram lucros que são de extrema importância ao país, por isso faz se valer da importância de se aproveitar de maneira consciente e prazerosa.
(Se puderem deixar uma nota pelas competências, ficaria extremamente agradecido!).
Natalia12345
Eiii. Primeiramente gostaria de fazer algumas observações sobre o seu texto. Sua introdução está bem elaborada, porém quando você foi pra argumentação começou a se perder. Quando você fala “A transmissão de doenças é recorrente em festas como o carnaval, devido as altas aglomerações de pessoas. Nessas horas, é importante ficar em casa e preservar a saúde do indivíduo e a dos demais. ” , obviamente estar falando de uma doença que é transmitida por contato, mas que doença é essa? Precisa ser específico. Sua argumentação também está vaga.
Total: 580
marinamjanu
Sua introdução está bem elaborada, porém quando você foi pra argumentação começou a se perder. Quando você fala “A transmissão de doenças é recorrente em festas como o carnaval, devido as altas aglomerações de pessoas. Nessas horas, é importante ficar em casa e preservar a saúde do indivíduo e a dos demais. ” , obviamente estar falando de uma doença que é transmitida por contato, mas que doença é essa? Precisa ser específico. Sua argumentação também está vaga.
Andressapfabiano
Ótima redação!!
Só algumas correções: trazem ”à” saúde
É nítido que estas ”geram”( concordância) 3 linha
Se for possível substituir a palavra contramão, a fim de deixar a frase mais clara, por exemplo pela palavra ”em contrapartida”
Depois de ”o que se mostra” não tem vírgula
Em contrapartida, ”são preocupantes” pois concorda com manifestações populares
– Competência 1= 160
É interessante colocar também alusões para enriquecer a redação e demonstrar repertório sociocultural
-Competência 2= 160
– Competência 3= 200
– Competência 4=200
Muito boa a sua conclusão.
– Competência 5=200
Aproximadamente 920
Parabéns!!
saletewalter
Olá!
Lucas gostei muito de seu tema “Os impactos sociais das festas populares no cotidiano brasileiro”. Além disso sua redação possuí ótimos argumentos, tais como: os aspectos negativos ocasionados por estas festas populares, como o perigo de contrair doenças, e o acúmulo de lixo após o carnaval em grandes centros urbanos.
Para dar uma melhorada em seu texto sugiro que você faça uma citação à algum autor, livro, filme, documentário que trate do assunto. Assim você dá maior sustentação aos seus argumentos.
Sugiro também na reescrita evitar alguns erros de digitação: “ocossistema” seria ecossistema; “bastente” por bastante; “locias” por locais.
Sua proposta de intervenção final esta boa. Mas pode melhorar. Ao reescrever ela organizar melhor as ideias. No trecho:”Também seria válido, intensificar o saber das pessoas em relação ao descarte de lixos em locias adequados”. Entendi o que você quis dizer. Mas sugiro que você poderia alterar explicando que a população deveria ter acesso à campanhas/ensinamentos com relação ao descarte adequado dos resíduos.
Espero te ajudado!
Tainara Ramos
Bom dia Lucas! Amei seu texto e suas ideias, mas faltou coesão e coerência, você apresentou ótimas ideias mas não as organizou de maneira clara para o leitor.
É importante que não introdução haja uma tese bem clara, que dê indícios ao corretor o que você irá abordar ao longo do texto.
Desenvolva cada ideia em um paragrafo, misturar como você fez não é uma boa opção, pois leva o leitor a entender que você não se planejou para escrever, apenas jogou as ideias no papel.
Tenho várias dicas para te dar porém aqui não dá para expor tudo ,então se quiser maior aprofundamento entre em contato comigo te ajudarei no que for possível. Lucas é importante que você apresente uma proposta de intervenção com algum órgão responsável pelo tal problema, Apresentando quem irá fazer, como será feito ,por qual meio será feito e para que será feito.
Te darei uma nota mas peço que reescreva, ajustando suas ideias e com bastante atenção!
I : 120
II : 80
III: 120
IV: 120
V: 80 Total: 520
Tem grandes chances de subir
essa nota, bora escrever. Beijos.
PalomaSantos78
Oi. Primeiramente gostaria de fazer algumas observações sobre o seu texto. Sua introdução está bem elaborada, porém quando você foi pra argumentação começou a se perder. Quando você fala “A transmissão de doenças é recorrente em festas como o carnaval, devido as altas aglomerações de pessoas. Nessas horas, é importante ficar em casa e preservar a saúde do indivíduo e a dos demais. ” , obviamente estar falando de uma doença que é transmitida por contato, mas que doença é essa? Precisa ser específico. Sua argumentação também está vaga.
C1. 140
C2. 120
C3. 100
C4.120
C5. 100
Total: 580