A série americana “Euphoria”, produzida pela HBO, enfatiza o uso abusivo e o vício causado pelas drogas ilícitas na sociedade, tendo em vista que a personagem Rue, interpretada por Zendaya, acaba de voltar da reabilitação, porém não consegue se livrar da sua dependência, remetendo à acontecimentos recorrentes no mundo real, em que diversas pessoas por diferentes motivos acabam consumindo e consequentemente viciando em drogas ilícitas e não conseguindo “se livrar” delas tão facilmente.
As drogas ilícitas como crack, ecstasy e anfetamina liberam substâncias que vão direto ao cérebro e sendo consumidas em excesso, provocam dependência. Além disso, elas sobrecarregam o fígado, já que lá que são metabolizadas e degradadas, podendo causar lesões hepáticas como cirrose, esteatose, entre outras. Concluindo que fazem mal às pessoas e a seus organismos.
Entretanto, a maioria dos usuários começam a consumir por motivos específicos, além de influência de outras pessoas, por exemplo, problemas familiares, como brigas de família e falta de aceitação; também problemas psicológicos e doenças psicossomáticas, entre eles a ansiedade, crises existenciais, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e outras variações.
Desse modo, conclui-se que o consumo excessivo e viciante de drogas ilícitas pode acontecer por motivos específicos e fazem mal à saúde. Cabe ao Ministério da Saúde realizar campanhas e divulgações reais e virtuais por meio de panfletos e publicações nas redes sociais, de modo que conscientize o indivíduo dos problemas que a dependência pode causar, além disso disponibilizar psicólogos ou psiquiatras em escolas públicas e postos de saúde gratuitamente, para que os cidadãos usufruam destes serviços e tratem seus problemas e transtornos de maneira eficiente e saudável, evitando o consumo das drogas para se “estabilizarem”, tendo em vista que os efeitos são temporários.
rafacostasilva
Ganhou meu coração só por ter citado a minha série favorita de toda a vida. Mas como todo mundo mesmo está falando, da uma lida e tenta melhorar, não vou repetir o que todos estão dizendo porque penso igual e da mesma forma. Mas amei a introdução.
OBS: sou apaixonada pela Zendaya e por tudo o que ela faz, e quem estiver lendo isso e nunca assistiu esse série, ela é perfeita e eu super recomendo.
[email protected]
Redação com a contextualização bastante rica e bifurcada no tema.
Aconselho a enriquecer com conectivos inter e intra parágrafos,de preferência em todos os períodos.
Exemplo.
Em primeiro plano, (Desenvolvimento 1)
Além disso,Ademais (Desenvolvimento 2)
Depreende-se,portanto, (Conclusão)
Nesse sentido,Nesse viés,Nessa perspectiva
(2° período).
Seria viável também dividir sua introdução em 3 períodos,colocando um conectivo em cada um,o que, indiscutivelmente,iria aumentar sua nota significamente em nível de Enem
Sâmela
Bom, gostei muito da sua redação.
Sua introdução, você fez a citação da série e já iniciou enriquecendo sua redação.
Você conseguiu ligar diretamente os desenvolvimentos, porém como foi corrigido pelo colega anterior, realmente você deveria melhorar um pouco no 3° parágrafo.
Sua conclusão saiu ótima, você citou várias formas de resolucionar o tratado, daria 880
Aleandro
Então,sua introduçao foi boa e gostei bastante da referência,porém no 3° parágrafo você colocou “problemas familiares,brigas de familia e falta de aceitação” meio redundante não? Na parte da aceitação ela pode até permanecer no texto mas apenas se voce explicar por parte de quem(e que nao seja por parte da familia se não fica mais redundante ainda).Ademais,sua redação está nivel Enem,mas voce teria perdido pontos essenciais apenas por este erro