O massacre de Realengo, em 2011 no Rio de Janeiro na Escola Municipal Tasso da Silveira deixou um rastro de 13 mortes, o motivo do crime teria sido o bullying sofrido pelo ex- aluno e também assassino. Logo, é indubitável que o ambiente escola onde persiste o bullying não traga dano a saúde mental dos jovens. Nesse sentido, convém analisarmos a principal causa, consequência e possível solução para esse impasse.
Em primeiro lugar, faz-se mister salientar que a principal causa do bullying é o padrão imposto pela sociedade. O filósofo Rousseau diz em uma citação ” O homem é bom por natureza, a sociedade que o corrompe” só para exemplificar, o homem nasce sem padrões a sociedade que impõe nele. Desse modo, é inaceitável que em um país signatário da Declaração Universal dos Direitos Humano, o estado não garanta a integridade física e moral dos estudantes.
Em segundo lugar, temos como consequência bullying a depressão, automultilação, ansiedade e suicídio. De acordo com um levantamento realizado no Reino Unido, indica que na faixa etária de 11 a 16 anos pelo menos 17% dos adolescentes vítimas de bullying consideram tirar a própria vida para fugir das perseguições. Dessa forma, a negligência da escola em não conseguir controlar o problema, dificulta a diminuição dos casos de bullying nas instituições de ensino.
Portanto, a saúde mental dos jovens é comprometida pelos casos de bullying. Em suma, é dever do ministério da educação em parceria com as escolas, investir em campanhas de conscientização por meio de propagandas televisivas e atividades extracurriculares realizadas no período escolar, com o fito de amenizar tal problema. Assim, massacres em escolas, como o do Realengo poderia ser evitados.
Yasmin Gomes Pereira
Bom, a sua estrutura de redação se encaixa em qualquer tema, e pode se tornar um pouco repetitiva. Mas é recomendado em casos que nos falta a criatividade para criar duas teses. Como consequência não houve retomada das teses na conclusão, eu recomendo que você use teses mais focadas ao tema e nelas você acrecenta causa e consequência.
Provavelmente você estaria entre 120 e 160 em domínio da norma culta, pois ainda é vaga a precisão vocabular. Na segunda competência você ficaria entre 160 e 200, pois citou um fato marcante sobre as escolas brasileira. Acredito que você tenha distanciado um pouco o tema, o tema é SAÚDE MENTAL, você focou muito na saúde mental dos estudantes, mas existe um contexto bem maior acerca desse tema. Na competência acredito que ficaria entre 120 e 160, pois você usou dados que provavelmente são de textos motivadores. Na 4 competência, ficaria entre 160 e 200, pois apresentou um diversificado uso de conectivos e marcadores argumentativos em cada parágrafo.
E por fim, na quinta competência, ficaria entre 120 e 160, sua proposta de intervenção é utopica e está vaga, ficaria bem mais completa e detalhada se houvesse mais proposta de intervenção, além disso, você retomou a alusão que você utilizou na introdução, o que é de grqnde importância. Dica: cite a constituição. Obrigada e parabéns pela redação ❤
Dhamarys Lorrayne
Sua redação está muito boa. Seus parágrafos de desenvolvimento tiveram bons argumentos e sua proposta de intervenção também foi muito boa.
I-180
II-160
III-160
IV-160
V-160
Total=820
Continue praticando e saiba que você vai longe. Caso seja de seu interesse compreender melhor as competências exigidas na redação e como é realizada sua pontuação acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Parabéns e saiba que a prática leva a excelentes resultados!!!