Estudante

O uso de agrotóxicos no Brasil

  • 0

Após as cheias do Rio Nilo, a concentração de húmus e a fertilização do solo proporcionavam o plantio de alimentos e a vida aos egípcios. No entanto, o atual impacto na saúde humana e as consequências da sua aplicação errônea no meio ambiente desqualificam o uso de agrotóxicos no Brasil. Nesse sentido, torna-se relevante analisar os riscos da busca exorbitante por produtividade observada no manuseio de defensivos agrícolas.

A princípio, a intoxicação de seres humanos viabiliza a reclusa ao uso de agrotóxicos no país. Segundo o portal G1, cerca de 1,5 milhões de trabalhadores rurais já foram intoxicados, por causa da falta de fiscalização no emprego dessas substâncias, consequentemente, o acúmulo desses resíduos nos alimentos coloca em risco o indivíduo. Logo, a má gestão no campo compromete a saúde da população, pois, os agrotóxicos são substâncias não-biodegradáveis pelo corpo humano, que favorece danos ao organismo e a falência de órgãos e funções.

Outrossim, a manipulação mal elaborada desses defensivos no combate de pragas afeta o meio ambiente. De acordo com o biólogo Augusto Xavier, a transição dos agrotóxicos causa o desequilíbrio ecológico de ecossistemas. Nessa perspectiva, é válido ressaltar que danos ecológicos como a Eutrofização – excedente de matéria orgânica nos corpos d’água – reduzem a oxigenação e promovem a morte de plantas e seres aquáticos. Dessa forma, o argumento de perturbação de Xavier descreve danos irreparáveis.

Faz-se necessário, portanto, medidas para atenuar o impasse. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) deve regularizar o uso de agrotóxicos, por meio de não só a criação de níveis de concentração por hectare, mas também análises sazonais em lavouras registrando o fluxo e o risco ambiental, a fim de minimizar a degradação ambiental e o impacto humano. Além disso, cabe as Secretárias de Saúde Regionais acompanhar à saúde da população, por meio de pesquisas amostrais com hemogramas, para que os índices de concentração criados pelo MMA sejam efetivados. Assim, reafirmando o viés de avanço observado pelos egípcios no Rio Nilo.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa redação. Busque mais sobre conectivos e pontuação, são coisas importantíssimas para alcançar o tão sonhado mil na redação do ENEM. Sempre que expôr algum dado, faça-o interligando a alguma tese dita ou que será introduzida ainda, assim, será dado maior força a sua argumentação. Eu te daria um 800, mas seria necessário analisar com mais calma cada competência do que o exame cobra do candidato.

    • 1
  2. Sua redação ficou boa mas cuidado em algumas coisas como a pontuação e também no uso dos conectivos da pra perceber que vc tem conhecimentos de mundo usou uma linguagem padrão muito boa parabéns continue assim para vc ir longe tiraria uns 740 contine praticando para o seu tão sonhado 1000 . obs: vc pode corrigir uma das minhas redações e fala no que precisa melhorar e se puder a nota fico agradecida.

    • 1
  3. No segundo paragrafo da conclusão, não ficou claro quando o aluno comentou: o argumento de perturbação de Xavier descreve danos irreparáveis. Gostaria que contextualizasse isso.
    observação na pontuação, tem algumas orações muitos longas e faltou citar mais a ação dos agentes na conclusão e quais beneficios os mesmo irao trazer para o problema apresentado

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.