Iniciante

DIFICULDADES DE ADOÇÃO NO BRASIL

  • 0

    No seriado “Anne With an E”, os irmãos Coutbert adotam uma criança, Anne Shirley, que é recebida com maus olhares pelos moradores da cidade. Nesse contexto, é notória a discriminação vinda por parte da população quanto à uma criança adotada, visto que muitos ainda desconsideram o ato. Encaixando no cenário atual, além da própria questão social, existem outras problemáticas decorrentes do tema, sobretudo no que se diz ao funcionamento de seu sistema político.

Exposto o que se trata, vale elencar que muitas vezes a dificuldade de adoção se encontra na estrutura política, que tem seu funcionamento através de processos burocráticos e rigoros. A exemplo disso cita-se a questão de adoção por casais homoafetivos que, mesmo sendo permitida pelo Supremo Tribunal da Justiça, ainda existem estados que possuem pautas sobre possíveis restrições. Além disso, o preenchimento e registro de informações sobre os invidíduos que possuem interesse é muito demorado, podendo se extender por anos.

Ademais, se faz necessário ressaltar as questões sociais, onde muitos pais aptos para a adoção se limitam à uma parcela de requisitos, como a idade e existência ou não de doenças. Estima-se que para cada criança disponível, existem seis casais interessados, na qual não acontece a efetivação da adoção por conta de tais restrições. Com isso, crianças com uma idade maior e/ou de pele escura são, na maioria das vezes, excluídas dos processos.

Apresentado os fatos, se faz imprescindível uma mudança não só na estrutura das normas, como também no comportamento dos indivíduos. Com isso, surge o Estado que, atrelado ao seu Ministério da Justiça, deve facilitar os meios de adoção, bem como promover melhorias. Além do mais, seria funcional a criação de instituições públicas para a realização de campanhas em espaços abertos, incentivando a prática. Feito isso, crianças como a personagem Anne seriam mais presentes e aceitas na sociedade, diminuindo preconceitos e dificuldades.

Compartilhar

1 Correção

  1. Sinceramente, achei o texto bom. Os únicos erro que notei foi a crase usada antes do artigo “uma” e a tese não parece muito uma tese, está mais para uma constatação apenas. Além de que somente no final seu posicionamento fica mais claro, pois em todo texto há somente citações de dados presentes nesse assunto

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.