Iniciante

Mobilidade Urbana no Seculo XXI

  • 0

Em 1990, quando aconteceu o exôdo rural, globalmente a população  já tinha conhecimento a cerca da necessidade de ir e vir, assegurada pelos direitos humanos desde 1948, migrando em direção às cidades em busca de uma melhor qualidade de vida. O crescimento urbano foi tão grande que após essa década, a mobilidade nas cidades sofreu evolução constante, originando então os transportes públicos e privados.

Além disso, com o crescimento na área de automóveis, a tecnologia foi ampliada dando origem aos aplicativos de serviço individual para realização de corridas como o UBER, a Taxi99 e o MOVIT. Poucos são os pontos positivos pois a situação resolve o problema de transportes públicos superlotados para pessoas que possuem um poder aquisitivo maior mas infelizmente, além do aumento de veículos que contribui para um transito carregado, nem toda a população possuí este alcance econômico, continuando assim, a lidar com exaustivas horas sobrecarregadas em sua rotina.

Isso ocorre porque com o crescimento populacional na área central, muitas organizações foram fundadas na localidade, dentre elas comércios e orgãos públicos fazendo com que o fluxo de pessoas aumente na região, dando origem a sobrecarga dos sistemas automobilísticos públicos. É um exemplo disso, o ônibus que possuí uma grade de horários e capacidade para passageiros irem sentados em suas viagens e quando não há lugar, em pé.

Para resolver os impasses, será necessário que a Prefeitura Municipal junto ao Ministério Estadual e às empresas privadas de serviços mobilísticos disponibilizem transportes em mais momentos, entre os horários já propostos, os orgãos públicos o farão por meio de um decreto com o objetivo de atender as necessidades do fluxo atual de cidadãos. Do mesmo modo, o administrativo de poder municipal e estadual, junto às terceiras, farão folhetos e cartazes, além de reproduzir nas escolas com ajuda da secretária de educação, para o informe da decisão.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde.
    1. Muito boa a introdução. Conseguiu trazer um fato histórico e ralacioná-lo à problemática.
    2. Vc ,apesar do repertório sociocultural, ñ deixou clara a sua tese. Na verdade, ñ consegui sequer encontrar uma tese.
    3. Há termos ou expressões que poderiam ser descartados sem prejuízo algum ao seu texto. Vale citar alguns: a) globalmente. b)”…migrando em direção às cidades em busca de uma melhor qualidade de vida…”. Neste caso, vc já citou essa emigração quando falou em êxodo rural. É como se vc tivesse explicando o que seria êxodo rural.
    5. Falta conectivos. Vi pouquíssimos deles. Essa ausência torna a compreensão difícil.
    6. Vou tentar reescrever o seu primeiro parágrafo para que tenha uma ideia do que estou falando. Veja: “Em 1990, com o êxodo rural, ou seja, a migração de camponeses em direção às cidades em busca de qualidade de vida, a população conheceu a real necessidade de ir e vir. Em razão disso, hoje +tese.”. Outra possibilidade seria se retirasse os termos ou expressões q citei.Veja: “Em 1990, com o êxodo rural, a população, de fato, conheceu a necessidade de ir e vir,assegurada pelos direitos humanos em 1948. Em razão disso, hoje + tese.”.7
    7. Ñ irei comentar sobre os parágrafos de desenvolvimento porque, como disse, ñ há tese,de modo que ñ existe algo pra esses desenvolvimentos defender.
    8. O desenvolvimento está confuso, justamente pela falta de conectivos , que citei antes. Obs: ñ há Ministério Estadual, e sim SECRETARIA Estadual. Ministério há somente no âmbito Federal. Entretanto , embora ñ haja conjunções, consegui entender o que vc quis passar e gostei da ideia.
    9. Em resumo, percebi q vc tem muito conteúdo para mostrar ,mas precisar primeiramente tomar cuidado com a tese e segundamente organizar suas ideias através do uso dos conectivos.
    Espero ter ajudado. Abraços!

    • 2
  2. Olá!
    vou deixar minhas dicas : deveria ter ligado seus argumento com conclusão que ficaria mais coeso texto, no inicio sua tese não fica bem expressando seu posição com relação a problemática.
    e isto seu repertório esta legal faltou detalhamento da conclusão. DICA: faça 5 perguntas
    QUEM? COMO? O QUE? PARA?
    monte planejamento de produção com encadeamento das informações estude conectivos use pelo menos dois a três em toda redação que no decorrer isso ficará natural podendo até criar seus próprios.
    COMP 1 : 120
    COMP 2: 120
    COMP 3: 120
    COMP 4: 120
    COMP 5: 80
    Tx 560

    • 1
  3. Oi , notei que você adicionou conhecimento de mundo em seu texto , porém a falta de pontuação , principalmente com o uso da vírgula , te traria complicações na primeira competência do Enem . Além disso , observei que houve uma grande fauta de conectivos , não só no interior dos parágrafos , como também ao iniciar o mesmo . Ademais , sua conclusão , que demonstra duas intervenções , não está completa , visto que falta a finalidade da proposta . Da mesma forma , apresenta-se a segunda , no entanto mas incompleta , em razão do fato de não estar presente o modo e a finalidade . Entretanto , a não ser por esses erros , você demonstra um bom repertório .

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.