SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE CRISE
Segundo o dicionário, solidário é aquele que está disposto a apoiar ,ajudar, acompanhar ou defender alguém em uma determinada situação. Obviamente ser solidário significa muito mais do que esta definição. Todavia acerca disso dados de uma pesquisa de 2015, o Brasil não foi considerado um povo solidário, pois só é visto quando se depara com uma calamidade. Existem muitos órgãos que se utilizam de meios como telefones residenciais para solicitar doações como LBV, Asilos e Fundações. Alguns fazem doações onde são descontados em suas faturas de energia. Mas sera que essas doações são direcionadas as instituições a qual solicitam? Muitas das vezes somos enganados por falsas propagandas, onde à incredulidade de tal ação por vezes nos impedem de fazermos tal doação.
Em uma sociedade, é necessário ter virtudes para se viver em harmonia, dentre eles: SOLIDARIEDADE. Há diversos estudos que comprovam que doar faz bem não somente para quem recebe, mas também para quem dá. Ajudar o outro estimula o “Brain Reward System, um sistema de recompensas que ativado no cérebro em situações de prazer, como comer chocolate, e em situações de conforto emocional, como o apego social em vínculos de longo prazo. Mas em tempos de crise econômicas ou como surtos virais ,como estamos vivenciando, atos de solidariedade se manifestam por todo o país. A virtude de ajudar ao próximo não nos diferencia mas nos torna iguais, a pandemia causada pelo novo coronavírus,Covid-19, coloca a sociedade em um palco de apreensão e incertezas sobre o futuro. Todavia a população começa a sentir o efeito da crise sanitária, médicos e cientistas do país e do mundo mantêm a recomendação pelo isolamento social para diminuir a circulação do vírus e, assim impedir que uma grande quantidade de contaminados crie um pânico na população.
Surgem grupos de apoio incondicional ,seja pela internet ou watsApp, todos com um só desejo de auxiliar aos necessitados, de alguma forma, seja com palavras, alimentos ou produtos de higiene .Somos sim um povo solícito e que partilha dos mesmos interesses. Sabemos que estamos vivenciando uma pandemia, não estamos sozinhos, sempre teremos a quem nos conforte. Juntos somos mais fortes , Seguindo as orientações do Ministério da Saúde “medidas do dia-dia, lavar as mão e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença. Como disse um apresentador… “E não teríamos razão para viver mesmo que esta vida termine no pó, não teríamos nenhuma razão para viver se o mal vencesse o bem”. Sejamos solidários hoje e sempre.” A virtude de ajudar ao próximo não nos diferencia mas nos torna iguais”.
Aninha176
Boa tarde! Vc não pode fazer generalizações, nem apontar dados sem dizer a fonte. Segundo, vc precisa se atentar a estrutura do tipo textual escolhido, argumentar mais e defender melhor as suas ideias. Senti falta da criatividade/ senso crítico. Procure adquirir mais vocabulário e a use mais conetivos, porque isso com certeza enriquecerá a sua escrita. Beijos!!