Desde a antiguidade, os seres humanos sofrem transformações conforme os diferentes obstaculos existentes na vida em sociedade e com a análise do tempo, foi possível visualizar que a solidariedade é a chave para resolução dos problemas de forma mais rápida e eficaz.
Em O poço, filme lançado em 2020, conta-se a história do personagem Goreng em prisão, se alimentando através de uma mesa de alimentos que desce do andar 01 até o 333, onde quem está abaixo só poderá suprir suas necessidades com as sobras de quem fez suas refeições no andar acima. A cada 31 dias o sistema da prisão colocavam todos que ali estavam para dormir e trocavam os andares de forma aleatória, infelizmente por conta da ganância, muitos eram os que morriam de fome e foi por meio dessa situação que Goreng buscou retratar a necessidade da empatia para sobrevivência.
Depreende-se que ao invés de indivualismo, o âmparo de um grupo de pessoas em situações caóticas tornam a situação mais maleável de se resolver, porém infelizmente “Vivemos em tempos liquidos” como afirma Zigmunt Bauman e dificilmente há a proposta própria de sair da zona de conforto para auxiliar o próximo.
Há como um exemplo maior dessa situação a pandemia do COVID-19 que afeta globalmente a população, onde estoques de mercadorias foram feitos de forma inconsciente, deixando os menos favorecidos encarecidos. Essas atitudes equivocadas ocorrem pelo medo irracional de um futuro incerto e pela falta de consideração por um todo.
Conclui-se que para uma maior qualidade de vida e solubilidade dos impasses, agir em comunidade é a solução. O governo junto ao Ministério Público e a Policia Militar devem fazer projetos informativos aos cidadãos para que o pânico diante problemas não se dissemine para que assim, iniciativas de apoio sejam tomadas.
Viviane Castro
Olá, Thaina!
Sua redação está boa, vc tem um repertório , no qual citou um filme, em seguida uma frase de filósofo e no final propôs uma solução , faltando o meio/modo , ou seja, através do quê o governo fará os informativos para que conscientize a população, faltou um detalhamento nessa parte, e acho que também uma retomada do texto. No entanto, percebi só algumas palavras que não foram acentuadas ,como por exemplo “obstaculos” , a maneira correta seria “obstáculos” . E também em “tempos liquidos ” ,faltando o acento agudo na palavra líquidos.
Para melhoramento do seu texto, olhe um pouco mais a esses detalhes ,e também faça um planejamento de um “projeto de texto” a fim de que seu texto fique cada vez melhor !
elllen
Ao meu ver essa redação existe pouco erro no quesito da língua portuguesa, mas há erros na parte dos acentos, você foi muito bem nessa redação, conseguiu incluir o assunto do filme nela, que prende o indivíduo bastante e quem há ler vai querer saber mais sobre o que você tem para contar.
Uma pena que foi pouco, poderia ter trabalhado mais!!
Kaka.am
Muito bem, não percebi erros no quesito lingua portuguesa, apenas no uso de alguns acentos.
Seu texto é realmente bom, muito legal incluir informações de um filme, e frases isso mostra um bom repertório sociocultural, muito apreciado pela bancada do enem!
Em geral, acho que o paragrafo de intervenção deve ser revisto,vale lembrar que neste, o detalhamento é crucial. Pode-se incluir maior enfase no(a):
Modo
como será realizada a ação?
Agente
quem fará a ação para resolver o problema?
Ação
o que efetivamente será feito?
Efeito
qual o efeito esperado?
Detalhamento
traga riqueza de detalhes para justificar sua proposta
*partes como “fazer projetos informativos aos cidadãos”, e “iniciativas de apoio” deixam a ideia vaga, dai a necessidade de detalhamento
Jffgg
Bem…, ótima redação. Mas na competência 5 (detalhes como ela será implementada) a) quem fará (ok) b) como fará (ok) c) quais são ETAPAS para a implementação (Ñ ok) d) com quais objetivos (ok)
C)”fazer projetos informativos aos cidadãos” como fazer? Vai passa na televisão, vai ter campanhas, o que vai ocorre para que as informações chegem até os cidadãos.