As dificuldades e os desafios enfrentados pelo SUS para lidar com as epidemias no Brasil

  • 0

O Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta diversos desafios e dificuldades para lidar com as epidemias no Brasil. Da mesma forma que acontece na realidade, a série The Walking Dead retrata o surto de um vírus apocalíptico, que por consequência da falta de controle do Governo e dos responsáveis da área da saúde, tornou-se uma crise mundial sem volta. Ademais, os poucos investimentos e a falta de cuidados da população são problemas que os médicos do SUS devem lidar.

Em uma primeira análise, há uma grande falta de investimentos governamentais para a área da saúde. Assim sendo, percebe-se a falta de prioridade dos governantes com postos médicos e hospitais públicos. Por exemplo, na atual crise enfrentada pelo Brasil por conta do Coronavírus, o Ministério da Saúde adverte que não há testes para o COVID-19 suficientes para todos. É inegável que a falta de testes evidência a ausência de recursos suficientes para lidar com situações extremas como a que vivemos atualmente.

Em uma segunda análise, parte da sociedade não dá a devida importância as recomendações impostas pelas autoridades, afetando assim a situação epidêmica. Uma vez que não há prevenção, o número de infectados só aumenta, gerando assim medo nas pessoas e caos nos órgãos hospitalares. É certo que conscientizar e acalmar a população em situações assim, é um grande desafio para o SUS.

Desse modo, cabe ao Governo Federal, órgão que rege e administra o país, em conjunto com o Ministério da Saúde, aumentar o investimento no SUS, mediante o uso de recursos públicos, para que em possíveis situações de crise estejam todos preparados e equipados. Também cabe ao mesmo fazer propagandas para deixar a população ciente do que ocorre e com isso evitar o caos e melhorar o trabalho do SUS.

Compartilhar

3 Correções

  1. Dhbdbdbdbxbxbbxbxbxbxbbxbxbxbbxbxbxbxbxbdbvdgdgeghehdjdjdjjdhdhdbfbfbfnfnnfnfnnnbfbdbdbhdhdhdbdbdbdbdbdbhdbdbdbbdvdvsggsgdgsgsggsgsgdggdgdggdgdtsttsgsggdbdbdbbdbdbdbbdbsbdbbdbdbdbbdbdbdbbdbdbdbbdbfbdbbdbdbdbbfhhdhdhxhdhbdbdbdbdbbdbdbdbdbdbbdbdbxbbdbhdhdbdbdbdbhdhdydhhdhdhdhdhdhhdhdhdhhdhdhdhdhdhhdhdhhdhdhdhhdhdhdhhdhdhdhdbbsbshshhshshs

    • 0
  2. oii
    otimo ponto de vista…
    na competencia 1 que envolve os mecanismos linguisticos, vc repetiu tanto no 1 paragrafo quanto no segundo, uma palavra que poderia ser trocada. ja no 4 da mesma forma. cuidado! no enem, principalmente, o uso repetitivo de palavras, joga fora preciosos pontos. portanto , darei na c1 : 160
    na competencia 2 vc trouxe a realidade e a ficçao. bastante peculiar. c2 : 200
    na competencia 3 vc usou a serie. seu repertorio sociocultural é bom. boa analise. no entanto, faltou as aspas no titulo da série. isso vale na competencia 1. erros ortográficos. c3: 180
    competencia 4 esta envolta com a 1. portanto darei 140.
    competencia 5 160

    • 0
  3. Ola Lara, boa noite.
    Bom, você escreve muito bem, porém comete alguns erros que acabam comprometendo o seu texto.
    Pontos positivos:
    Achei muito legal a alusão à série.
    Achei seus parágrafos bem estruturados, contendo apenas algumas inversões.
    Muito bom o uso de dados atuais, mostra ao corretor que você está antenada nas news.
    Sua conclusão está perfeita.
    Pontos negativos:
    Primeiramente, gostaria sugerir uma inversão: escreva SUS (Sistema Único de Saúde) pois a informação contida entre parênteses é externa ao texto.
    Ademais, acho importante inverter os seus períodos da introdução, comece com a alusão e em seguida faça sua problematização.
    Outro ponto, a forma como foi colocado seu último período, da a entender que os médicos devem solucionar o impasse, e não que os médicos lidam com esses problemas.
    Outro ponto que achei estranho, e que comprometeu o entendimento do texto, foi o uso incorreto do conectivo de maneira que, pois na sua construção sintática deveria ser haver uma vírgula antes, e não um ponto. Além disso, o emprego desse conectivo dá a entender q vivemos hoje um apocalipse zumbi.
    Outro ponto a se notar é falta de conexão com o ”Em primeira análise” com a frase posterior, então sugiro-lhe que coloque algo como: ”Em primeira análise, cabe avaliar que, ou é visível que…”
    No D2, temos um pequeno problema de função, pois acalmar a população e conscientizar não é um trabalho do SUS.
    Faltou uma citação em seu D2, ele ficou muito vago e contestável.
    Vamos às notas
    C1-120 (Muitos erros de pontuação, e sentido)
    C2-160 (Demonstra conhecimento da dissertação argumentativa, usa áreas do conhecimento e fez uma abordagem semi completa,).
    C3-80 (Faltaram áreas do conhecimento a serem mostradas, o dados usados não são de extremo peso e não foram usados da forma certa a fortalecer seu ponto de vista, além disso possui estruturas de difícil compreensão.)
    C4-120 (Texto pouco coeso e com fluidez de ideias comprometida).
    C5-200
    Portanto: 680
    Uma boa nota, fique atenta às estruturas do seu texto e a colocação de períodos.
    Se possível, corrija a minha por favor: https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/a-tolerancia-da-sociedade-brasileira-a-violencia-sexual-contra-mulheres/

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.