Doutor

Vamos orientar a juventude !

  • 3

No desenvolver da trama, ”13 Reasons Why”, uma série produzida pela Netflix, revela-se a história de uma adolescente que fica grávida ainda muito nova, colocando em risco a sua passagem do ensino médio à faculdade. Análogo à longa-metragem, denota-se que inúmera jovens brasileiras enfrentam do mesmo entrave, ficando gravidas precocemente. Todavia, para que se possa mitigar a problemática, é preciso discutir suas causas e consequências.

Cabe analisar, primeiramente, a falta de diálogo entre a família e os filhos sobre a sexualidade. Acerca disso, segundo explica o médico Drauzio Varella nas mídias televisivas e digitais, assuntos os quais envolvam o sexo ainda é tido como um tabu na sociedade brasileira. Sob esse prisma, inúmeros jovens crescem e desenvolvem-se sem a participação efetiva dos familiares em assuntos que envolvem a puberdade, sobretudo os prazeres sexuais. Desse modo, às jovens ficam mais suscetíveis a engravidarem precocemente.

Ademais, uma análise do entrave sob o ponto de vista da saúde pública é necessário para entender uma das consequências do imbróglio. Isso porque, observa-se que as mulheres que têm filhos entre os 15 e 19 anos contribuem expressivamente para a taxa de mortalidade infantil, oriundo da baixa idade e, além disso, da procura por métodos abortivos não seguros. Por essa perspectiva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística, essas contribuem com 20% da taxa de mortalidade infantil.

É evidente, portanto, que medidas são necessárias para atenuar a problemática. Logo, cabe ao Ministério da Educação intervir na grade de ensino das escolas, por meio da introdução de matérias cujo tema paute a educação sexual, em que deve-se ensinar a alunos – desde os 16 anos –  o que são e como usar dos métodos contraceptivos. Paralelamente, o ministério supracitado deve investir em propagandas direcionadas ao adultos, incentivado esses a debaterem abertamente sobre questões sexuais com os seus filhos, de forma que estes se sintam à vontade para falar de temas considerados tabus. Com essas medidas colocadas em prática, será possível diminuir os índices de gravidez precoce, bem como contribuir para a diminuição dos índices de mortalidade infantil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa tarde.
    Sua redação está excelente, porém existem alguns poucos fatores que gostaria de ressaltar:
    Sua conclusão ficou muito grande em comparação aos demais parágrafos, evidenciando uma falta de planejamento textual.
    “Essas” precisa de complemento, portanto não utilize como meio coesivo.
    Notas
    C1-200
    C2-200
    C3-200
    C4-160 (Utilizou “essa” e *este” sem complemento, além de repetir algumas palavras.)
    C5-200
    Portanto: 960
    Perfeito, você escreve muito bem
    Ficaria honrado em ter minha redação corrigida por você: https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/a-tolerancia-da-sociedade-brasileira-a-violencia-sexual-contra-mulheres/
    Grato

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.