É notório que o feminicídio no Brasil aumentou muito nos últimos anos, principalmente nos centros urbanos. Dentre tantos fatores relevantes destacam-se: o machismo e a violência doméstica como elementos marcantes.
Sabe-se que a diferença de direitos e valores entre gêneros na nossa sociedade é desigual, em que milhares de mulheres brasileiras sofrem desse machismo anualmente, no qual é responsável pelo posicionamento do Brasil estando em quinto lugar no rank de feminicídio mundial. Dessa forma é necessário criar uma conscientização da sociedade em relação as questões de misoginia.
Além disso, a agressão no meio residencial não é um cenário novo para as mulheres brasileiras, sendo visível a amofinação nas postagens em redes sociais, daquelas que conseguem realizar esse ato. Sendo assim essencial uma preocupação governamental desta conjuntura.
Diante disso, para diminuir o feminicídio no Brasil é necessário uma intervenção por meio do governo federal. Deste modo podem ser criadas propagandas junto com o ministério das comunicações e projetos de lei com o intuito de conscientizar a população, mostrando nas escolas as realidades das mulheres brasileiras e como isso influencia no convívio com a sociedade. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora na vida da mulher brasileira.
bicodeviuva
👉 Cuidado com esse modelo pronto de introdução. Ainda mais com esse é ”notório”. Pois o enem exige que você mostre um posicionamento diante um problemática que muitas vezes não está aparente. Fica aparente quando você se posiciona e defende seu posicionamento
Quando diz ”é notório que” está afirmando que é de entendimento geral determinado problema. Mas nem sempre o é. Por isso você precisar dissertar. Para me provar.
Alias, afirmo com propriedade que é modelo pronto por que sei exatamente a aula de onde tirou. Além disso, usei por muito tempo o mesmo modelo. Mas confesso que depois que desenvolvi certa habilidade para criar contextualização + tese, passei a ver que esse é um péssimo modelo. Aliás, se não me engano, o próprio professor afirma que isso é para concursos da área do direito (vale a dica ae).
👉 Quantos ao seus desenvolvimento, consigo ver uma boa argumentação. Entretanto, como meio de enriquecer ainda mais sua argumentação, traga elementos/repertório que confirmem tal posicionamento. No seu caso, pelo raciocínio que seguiu , dados estatísticos seria uma boa.
👉 Ademais, sua intervenção tem a maioria dos elementos bases de uma boa introdução. Entretanto, falta maior detalhamento das ações .
👉Outra dica , muito boa, dada por muitos professores. é evitar de utilizar verbos que sugerem algo na intervenção. Optar por aqueles que indicam que a ação é efetivamente um caminho a ser seguido, e não uma possibilidade. essa observação advém do fato de você utiliza o verbo ”podem”. Optar pelo deve ou qualquer outro verbo imperativo que siga a mesma função.
Loreninha
Boa noite! Na escrita houve pouvos erros gramaticais.
Na introdução faltou a sua tese e é necessário você defender o seu ponto de vista! E a partir do momento que você expôs ” É notório que o feminicídio no Brasil aumentou muito nos últimos anos” teria que ter colocado a fonte que fez o levantamento e indicou o aumento do feminicídio. E novamente você cometeu esse erro no desenvolvimento: “qual é responsável pelo posicionamento do Brasil estando em quinto lugar no rank de feminicídio mundial” ! No seu segundo desenvolvimento não houve retomada com a sua tese, então foque em trabalhar nisso! Aos poucos você consegue!
butkkkkl
Introdução: Tema + Tese + Justificativa da Tese
Des. 1: Retomada da introdução + Dados/realidade + imposição crítica.
Des. 2: Retomada da introdução + Dados/realidade + imposição crítica.
Conclusão: Reafirmação do tema + elemento de coesão + intervenção + ideia do efeito.
Explicação: na introdução você deve esclarecer para quais lados seu texto vai se direcionar, apontando as duas teses e o erro que vai ser tratado na conclusão. Exemplo:
A Constituição Federal de 1988 prevê a todo cidadão o direito à educação, lazer e segurança. No Brasil, entretanto, grande parte das mulheres enfrentam obstáculos ao exercerem seus direitos, como ter receio de caminhar a noite sozinhas, o que representa uma afronta direta aos direitos sociais assegurados pela Constituição Federal. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequências e possíveis medidas relacionadas ao feminicídio.
Percebe-se que o primeiro parágrafo possui 3 períodos, os quais tratam do tema (feminicídio), tese(meio de andar sozinha a noite) e justificativa da tese (falta de segurança).
No desenvolvimento 1 você irá apontar a primeira tese (causa) e explicá-la com dados, se possível. Ex: primeiro período dizer que as mulheres não possuem segurança (repita o tema), no 2 pexplicar com dados o por quÊ do medo (medo=consequência) e no 3 p dizer que é inadmissível e que precisa acabar (posicionamento crítico).
No desenvolvimento 2 você irá apontar a segunda tese (consequência) e explicá-la com dados, se possível. 1 p: a falta de segurança é um obstáculo (lembre-se de citar o tema)… 2p: consequencia: dados (abalos psicologicos). 3p: posicionamento crítico.
Conclusão: 1p: tema. 2p: portanto, entretando etc + Ação (o que faz?), agente (quem faz?), modo/meio (como faz?),. efeito ou objetivo pretendido (para quê?) e detalhamento de um dos elementos. 3p: A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora na vida da mulher brasileira.
Esta é a estrutura correta para a obter uma boa pontuação na redação do ENEM.
Você possui bons argumentos, mas é necessário detalhá-los/se aprofundar e seguir as regras de estrutura.
Matheus Oliveira Higo
Olá Maju.
Bom, você escreve muito bem, porém seu texto está muito simples e segue a mesma perspectiva durante todo o texto.
Pontos a serem destacados:
Bom, o dado utilizado no começo do texto é muito útil, contudo ele foi mal aproveitado.
Após o uso da contextualização, recomendo que você faca um período de problematização, e em seguida as suas duas deses divididas em 2 núcleos argumentativos.
Desenvolvimento: Suas ideias estão um pouco confusas, desorganizadas e redundantes: ”Sabe-se que a diferença de direitos e valores entre gêneros na nossa sociedade é desigual” bom, se é diferente com certeza será desigual.
Faltou apresentar dados e fontes sobre seu ponto de vista.
Não intervenha no desenvolvimento, poder pode, mas não é recomendado.
A conclusão está muito boa, mas faltou um detalhamento.
Notas:
C1-160 (Erros de vírgula onde era ponto e marcas de coloquialidade)
C2-120 (Compreendeu a proposta da redação, e conhece o texto dissertativo argumentativo, porém as áreas de conhecimento não foram postas da forma ideal e nem justificada,)
C3-120 (Faltou planejamento textual e utilizou poucos conhecimentos de mundo a favor do seu ponto de vista)
C4-120 (Repetiu algumas frases e utilizou poucos conectivos.)
C5- 160 (Só faltou um detalhamento na sua proposta.)
Portanto: 680
Uma ótima nota, parabéns e continue praticando.
tati-santos00
Bom, sua redação ficou muito boa!
Houve pequenos erros somente na acentuação e no Desenvolvimento do texto. Ou seja, faltou a Estrutura da Norma- Padrão Culta, onde percebe-se que a alusão não foi utilizada corretamente no começo do texto. No entanto, faltou o uso das virgulas na seguintes argumentações, como por exemplo: “Dessa forma”, ou “Deste modo”.
Preste bastante atenção na hora de utilizar as virgulas, pois dará ao leitor, ou até mesmo um corretor profissional entender o que está sendo escrito, e estabelecer assim, sentido ao contexto da redação . Sendo assim, para que haja uma compreensão formal, e que assim possa estabelecer um proposta de intervenção bem elaborada, e estruturada dando enfase ao leitor compreender, o que de fato está sendo escrito, trazendo por sua vez proposta de intervenção onde é utilizada para estabelecer conectivos e que traga sentidos a redação.
Boa sorte!
Parabéns!