Iniciante

(ENEM 2006) O PODER DA TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA

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Em suma, nas antigas sociedades, como a da Grécia, a prática da leitura e da escrita eram reservadas a poucos privilegiados, a exemplo de filósofos e aristocratas. Atualmente, é notório que esses costumes são bem mais dizimados, mesmo que ainda existam pessoas sem acesso a essas condutas. Porém, percebe-se a falta de uma cultura de leitura por parte dos cidadãos, visto que a população não está consciente da relevância desse hábito, assim preocupando-se com coisas mais banais, ademais, nota-se a ausência de políticas públicas de incentivo e democratização relacionadas com essa praxe.

Primeiramente, é evidente que o mundo está tornando-se cada vez mais globalizado, consequentemente, as pessoas andam cada vez mais interessadas em assuntos desse meio, como as redes sociais, logo, acabam usando seu tempo livre para coisas mais fúteis e esquecem a importância do exercício da leitura. Contudo, de acordo com dados da livraria Nobel, esse costume melhora o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade, incita o senso crítico, além de provocar a empatia. Em vista disso, fica explícito a magnitude da leitura, portanto, diante desses fatos fica claro a necessidade da conscientização da população sobre tal assunto.

Em segundo lugar, é perceptível a falta de ação por parte do governo para garantir a estimulação e o acesso à leitura, assim sendo, acaba ocorrendo, muitas vezes, a segregação e a elitização desse costume, um vez que há a carência de políticas públicas que promovam incitamento e acessibilidade desse saber. Em contra partida, sob esse viés, Antônio Candido defende que a literatura é um direito básico do ser humano, pois a ficção atua no caráter e na formação de sujeitos. Deste modo, entende-se a dimensão dessa prática na construção de cidadãos conscientes, isso posto, compreende-se o valor de sua estimulação.

Portanto, o Governo, como maior responsável pela manutenção da sociedade, em conjunto com as escolas e a mídia, como formadoras de opinião, devem estimular a leitura, por meio de campanhas, propagandas e distribuição de livro, a fim de que haja a instalação de uma cultura de leitura nas populações, ademais, para que esse traquejo torne-se acessível a todos.

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3 Correções

  1. Ótima redação.
    acredito que se você fizer o texto circulo, retomando a menção da introdução na conclusão seu texto terá mais visibilidade ao corretor.
    Evite usar ´primeiramente` e `em segundo lugar`, é bem marcado na redação do Enem, sempre busque variedade de operadores argumentativos.
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 180
    Nota: 960

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  2. Gostei bastante do teu texto, além de justificar muito bem suas causas apresentou também fortes argumentos. Mas acho que tua conclusão poderia ser mais abrangente, fora isso, está tudo certo.
    Competência 1 – 160
    Competência 2 – 200
    Competência 3 – 200
    Competência 4 – 200
    Competência 5 – 160
    Nota = 920

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  3. Uma boa redação, parabéns! Atente-se ao parágrafo da conclusão, ele deve conter:
    → Retomada de tese
    → Proposta de Intervenção (com agente, meio, modo, finalidade e detalhamento)
    → Frase curta que resuma o texto e feche-o de forma circular
    C1: Uso correto do Português.
    180
    C2: Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo.
    200
    C3: Defender seu Ponto de Vista com argumentos.
    200
    C4: Demonstrar capacidade de argumentação.
    200
    C5: Elaborar a Proposta de Intervenção.
    160
    Nota: 940

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