São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porem, percebe-se uma lacuna no que tange a respeito do racismo no século XXI. Dado que esses indivíduos ainda sofrem constantemente por tais entraves, que é fortemente influenciado pelo levado histórico, além da impunidade evidente na sociedade.
Primeiramente, devemos apontar o legado histórico como interferência na irresoluçao da problemática. Conforme o filme 12 anos de escravidão, que retrata a história de um homem negro nascido no norte dos Estados Unidos,o qual lutou arduamente durante mais de uma década por sua sobrevivência e liberdade. Sob esse viés, podemos perceber que o racismo tem raízes intrínsecas com a escravidão, que ainda pode-se perceber de forma implícita e expressa na realidade brasileira. Assim, conseguimos observar, se as pessoas crescem em uma sociedade opressora a tendência é adotar esse pensamento também, o que torna sua resolução ainda mais complexa.
Outrossim é a questão de impunidade, que também configura-se como um impedimento na resolução do problema. Nessa perspectiva a máxima de Martim Luther King de que “a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar”. Fora da alusão tem-se como consequência a generalização de injustiça e a prevalência do sentido de insegurança coletiva no que compete o racismo da atualidade.
Por fim, torna-se imperativo desenvolver medidas que ajam sobre tal imbróglio. Para que isso seja concretizado, o Ministério da Educação em parceria com ONGS, devem desenvolver um projeto de embasamento em escolas e centros públicos. O qual poderá discutir sobre o racismo no século XXI, com a finalidade de concientizar a população como esse problema afeta os cidadões negros. Tais palestras poderiam ser disponibilizadas em mídias de grande acesso, a fim de atingir maior público sobre a importância do mesmo. Sendo assim é importante que o povo brasileiro se encare como responsável pelo transtorno, pois de acordo com Platão, o primeiro passo para mover o mundo é mover a si mesmo.
MainaIniciante
Racismo no século XXI
Compartilhar
[email protected]
A sua redação, de forma geral, esta ótima, mas percebe-se alguns erros que fazem parte da primeira competência, como colocação da virgula após alguns conectivos, uso do crase e acentuação. E percebe-se, que você cometeu um erro com a palavrão “CIDADÃOS”. Minha pontuação é 890, pois mesmo cometendo alguns erros, vc fez citações e mostrou domínio do assunto.
LeoGuedes
Parabéns, sua redação apresenta uma ótima tese na introdução. Contextualizou dois ótimos argumentos. O fator histórico e a impunidade daqueles que cometem atos racistas. Contudo ao longo do desenvolvimento você trabalhou muito bem o lado histórico e deixou de lado a impunidade. Criou na introdução uma expectativa de abordam dos dois temas e ficou um pouco ausente o segundo. Atenção a acentuação!
No mais, gostei das citações e sua conclusão propôs boas soluções.
Paulo_Henrique
Na minha opinião sua redação está muito boa, usou várias áreas de conhecimento, domínio da norma culta, citações, e a proposta de intervenção ta muito boa. parabéns, continue praticando. E também acho que precisa de espaço nos parágrafos da introdução desenvolvimento e da conclusão.
RodrigoSilva196
A sua redação como um todo, esta perfeita, mas percebe-se alguns erros que fazem parte da primeira competência, como colocação da virgula após alguns conectivos, uso do crase e acentuação. Minha pontuação é 900.