De modo técnico, o cinema é a exibição de filmes cinematográficos que possuem os mais diversos objetivos, como informar, convencer ou entreter o telespectador. Na prática, temos nesse um modo de transmitir experiências, diversão e cultura.
O crescimento populacional desproporcional ao crescimento tecnológico fez com que o acesso a essa atividade ficasse cada vez mais restringido a camadas mais “seletas” da sociedade brasileira, essas que já possuem uma maior integração ao patrimônio cultural do país. “A falta de cultura é um dos maiores fomentos para a infelicidade de um povo” segundo o filósofo Reneé Venâncio. Assumido que a maior parte da população não possui contato com plataformas de integração como aquela, já um imenso problema social a debater.
Apesar da crescente industrialização do país favorecer a popularização desse meio de comunicação, causando a duplicação do número de salas disponíveis nos últimos 20 anos, o preço continua inacessível ao indivíduo de classe baixa. Além da questão econômica temos também uma desregulação geográfica a resolver, dado que a concentração da atividade de exibição está no sudeste e longe de periferias.
A estímulo da Ancine, o Estado deve incentivar e facilitar empresas do ramo a alocação do cinema em regiões excluídas deste universo a fim de integrar a população menos favorecida. Cabe também ao cidadão exigir medidas governamentais e ser ativo na busca de um Brasil mais democrático.
Crosa
Oi Adrielly, no meu ponto de vista sua redação está muito boa. Parabéns! Minha dica é que você faça mais uso de conectivos. Existem muitos vídeos no YouTube a respeito disso mas eu recomendo o da Débora Aladim, ela explica o conteúdo de uma forma bem leve e fácil de entender.
Espero ter ajudado, abraço!
FelipeIV
Olá, tudo bem?
1- Sua introdução foge um pouco do que você aborda nessa redação. Lembre que a introdução é meio que um prólogo que apresenta as idéias iniciais que serão abordadas na redação. Nela você pode ate falar da importância do cinema, mas também aborde as questões que serão argumentadas no texto, como a falta de acessibilidade.
2- Dê embasamento as suas afirmações do desenvolvimento. Peca muito na sua nota você afirmar coisas sem apresentar fontes, mesmo que tais informações sejam fatos conhecidos.
3- Na sua conclusão eu achei que ficou muito raso. Você deve dar argumentos que justifiquem as suas soluções, ou então se aprofundar mais no que você sugeriu.
No mais, é só isso. Eu achei sua redação boa, apenas que tem que melhorar essas partes que citei. :)
Nityele
Eu não sou professora, por isso posso cometer alguns equívocos, se isso acontecer me perdoe.
1-Deixe mais clara a sua tese.
2-Use conectivos entre os parágrafos e frases, por exemplo, poderia começar o segundo parágrafo com “Primeiramente”.
3- Aprofunde mais os seus argumentos, relacionando melhor o repertório sociocultural com suas constatações.
4- O terceiro parágrafo está muito expositivo, tente trazer um argumento para o mesmo.
5- Na conclusão, retome primeiramente a sua tese, para articular melhor o texto como um todo.
6-Você apresentou o agente e a finalidade, faltou principalmente como a intervenção deve ser feita.
Você tem muito potencial, mas precisa lapidá-lo. Há muitas videoaulas disponíveis na internet que vão te ajudar a entender melhor o que é exigido na redação dos vestibulares e principalmente do ENEM. A pratica também é essencial na evolução. Espero ter ajudado.
Giselly maiara da Silva Gonçalves
Olá ❤️
1-introdução
Seria legal vc usar um repertório sócio cultural para iniciar a redação. Faça uso de conectivos para concluir o parágrafo. É muito importante que vc faça uma tese descrevendo os dois núcleos argumentativos que irá descrever.
2- Faça uma melhor ligação entre a frase filosófica e o argumento para que tenha um melhor sentido. Novamente, use conectivos conclusivos.
3-conclusão
Vc precisa detalhar mais e usar os conectivos (use eles no início para começar o parágrafo e para finalizar, menos na introdução)
Espero ter ajudado, bjs❤️
Vc vai longe