Promulgada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante à todos os indivíduos o direito à saúde e bem-estar social. Entretanto, a insuficiência de alimentação no Brasil impossibilita que uma parcela da população desfrute desse direito.
Nessa perspectiva, é necessário que subterfúgios sejam encontrados a fim de solucionar essa inercial problemática.
Em primeiro lugar, um dos fatores que contribuem para esse cenário atual é a negligência em administrar os recursos naturais do país, que apesar de possuir uma variedade em riquezas, não chegam à toda população. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 3,6% dos brasileiros têm insegurança alimentar grave. Diante do exposto, se torna inadmissível a situação, já que nos dias de hoje a sociedade conta com o avanço tecnológico, político e econômico.
Outro fator existente é a desigualdade social como impulsionador do problema. De acordo com José Serra, político brasileiro, em um país dividido entre poucos ricos e muitos pobres, a forma de promover justiça social não pode ser apenas o assistencialismo. Em vista disso, medidas, além de contingências devem ser tomadas.
Portanto, o governo deve capacitar a população através de cursos e investimentos na educação com materiais didáticos específicos, além de educadores disponíveis nas áreas de aprendizado. Espera-se instruir e qualificar essas pessoas para superar essa questão.
rayanaIniciante
A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores
Compartilhar
Giovanna S. Pimentel
Achei muito bacana sua seleção de palavras, evitando a repetição e tornando a leitura mais fluida. Gostei também da sua objetividade, mas confesso que senti falta de só mais algumas informações para complementar seu texto. Por exemplo, a proposta de intervenção é interessante, porém poderia desenvolvê-la só mais um pouco. Fiquei curiosa quando citou “materiais didáticos específicos”; quais poderiam ser?
Algumas matérias da própria geografia vão te ajudar em se tratando desse tema, caso queira pesquisar. Os nomes são Agrária I e II, abordando sobre início dos latifúndios no país, concentração de terras nas mãos de pouca gente, as consequências disso aos trabalhadores subordinados… Ajuda a desenvolver uma visão crítica e nos dá mais argumentos.
Bom trabalho e não desista! :)
Karolyne Niedja de Amorim Ramos
Olá, Rayana, tudo bem?
Você tem boas ideias, mas precisam ser melhor estruturas! Seu texto precisa ser mais organizado, pois só tem 3 parágrafos e na maioria deles com 1 ou 2 períodos.
Se aprofunde mais no tema e relacione melhor seus argumentos com o texto.
Vale ressaltar, que é necessário o uso de frases de efeito no término dos parágrafos , tais como, “Dessa forma, tal realidade permanece imutável no país,” ou ” Somente assim, tais iniciativas contribuirão para minorar [tema] no país”, entre outros.
Sua conclusão precisa ser mais específica e apresentar duas propostas de intervenção para cada um dos argumentos citados por você na redação e é necessário especificar qual ministério faz o que para melhorar o problema.
( É importante frisar que não sou uma corretora profissional e que essa é MINHA OPINIÃO sobre sua redação, e posso ter errado em alguns pontos ou pontos positivos que não foram analisados por mim. De qualquer forma, se pudesse te dar uma nota com base nas competências do ENEM, ficaria dessa forma:
C1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
PONTUAÇÃO – 160
C2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
PONTUAÇÃO – 120
C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
PONTUAÇÃO – 120
C4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
PONTUAÇÃO – 80
C5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
PONTUAÇÃO – 80
MÉDIA GLOBAL: 560
Bom, espero ter ajudado!)
MarlaGabrielle
Excelente a forma como propôs o uso de palavras e seus sinônimos, evitando a repetição de termos e assim, uma leitura entediante e sem riquezas.
O que também chama a atenção são os dados que foram aplicados no texto, dando um ar sofisticado e um sentido de que você pesquisou e é atenta as noticias nacionais e as problemáticas enfrentadas pelo país.
Kissila37
Excelente redação com conectivos , soube responder ao tema proposto. Uma ótima proposta de intervenção: “Portanto, o governo deve capacitar a população através de cursos e investimentos na educação com materiais didáticos específicos, além de educadores disponíveis nas áreas de aprendizado. Espera-se instruir e qualificar essas pessoas para superar essa questão.”