Violência nas escolas

  • 0

A série “Anne with an E”, elaborada pela Netflix, reflete os dilemas vivenciados por adolescentes no seu cotidiano, principalmente no ambiente escolar. Na trama é perceptível que alguns impasses que acontecem fora do colégio, são trazidos para dentro da escola e isso prejudica o desenvolvimento dos alunos em sala de aula. Existe tanto a violência física quanto a verbal (muito presente na série) e ambas causam muitas perturbações.                              É essencial saber o que se passa com esses estudantes, pois tudo isso interfere na educação dos mesmos, se uma criança convive com pessoas violentas ela tende a refletir esses aspectos, isso acontece dentro de muitos colégios. Muitos estudantes levam problemas de casa para a escola e com isso o aluno se estressa facilmente, o que pode gerar um ato violento, seja esse verbal ou não verbal.                                                                                      No Brasil a educação deixa a desejar o ensino de questões básicas, como respeito, que poderia ser tratadas junto com a família dos alunos. Por decorrência de motivos como os que foram citados a violência nas escolas é um impasse que ocorre frequentemente no país.                                                         Diante dos fatos supracitados faz-se necessário que as escolas tenham mais contato com as famílias dos estudantes, promovendo reuniões ou até mesmo por meio de palestras e bilhetes sobre o mau comportamento dos alunos.                                      Na série citada, os jovens agressivos não recebem uma boa educação em casa. Nesse conceito, de acordo com o filósofo Iluminista Jean Jacques Rousseau a educação do homem começa no momento do seu nascimento, portanto cabe também a família educar o filho e monitorar seu comportamento dentro e fora de casa.                               Dessa forma o transtorno da violência no âmbito escolar poderá ser resolvido.

Obs: dêem nota por favor

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa noite, gostei muito da sua redação.
    O que mais me chamou a atenção foi o uso de uma série para sustentar a tese.
    Porém, senti falta de conectivos para ligar os parágrafos.
    Você usou Rousseau como citação o que é muito bom,mas se fosse nos parágrafos de desenvolvimento ficaria melhor.

    • 1
  2. A ideia de usar uma série que se encaixa tão bem no assunto foi bem legal, mas assim como algumas outras pessoas que estavam lendo, senti falta de mais exemplos de como essa violência se manisfesta nas escolas do Brasil, teria sido interessante sair um pouco das telinhas e usar alguns exemplos reais de violência, como o caso de Suzano.
    Além disso, senti falta de mais força em sua proposta de intervenção. Não que esteja errada, mas seria interessante criar meios de realmente solucionar o problema, porque assim o leitor vai demonstrar mais interesse pelo que está dizendo (é apenas uma dica).

    • 1
  3. Amei a ideia de abordar uma série , mas sentir que faltou mais tipos de violências que acontecem em resinto escolar. Mas citar Rousseau foi outro ponto maravilhoso, de fato você tá no caminho, treine mais que logo você alcança todos os requisitos que precisa. Porém, gostei bastante, só tenta ler mais sobre o assunto pra citar mais acontecimentos que enriqueça a redação!

    • 1
  4. A citação da série foi um ótimo ponto, porém no decorrer do texto senti falta de mais exemplos de violência, não só aluno/aluno, mas com outros personagens da realidade estudantil. A outra citação de Rousseau também foi muito boa, mas também senti falta de mais exemplos de intervenção para essa problemática. Mas você esta se saindo muito bem! Quanto mais prática, mais rápido se alcança a vitória.

    • 1
  5. A referência à uma série que está fazendo um sucesso enorme no mundo inteiro foi genial! A série se aplica de forma exemplar no tema. Mas, acredito que seria interessante você abordar temas como a violência contra professores e outros funcionários da escola que, infelizmente, são casos que acontecem de forma recorrente no nosso país. Mas, focando no resto de sua redação, foi de muito bom gosto outra citação, Rousseau, que nos garante bons pontos na hora da correção do ENEM.
    Você está no caminho certo! Continue assim.
    Abraço!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.