No que se refere aos desafios da modalidade de EJA no Brasil, temos como principais dificuldades a falta de investimento do Estado em novas escolas de rede pública para alunos do ensino de jovens e adultos. Convém analisarmos mais afundo as causas, consequências e possível medida para atenuar esse problema.
Em primeiro plano, é importante ressaltar o baixo investimento do governo em colégios públicos para suprir as necessidades da população, segundo uma matéria publicada no portal G1 notícias, o número de vagas para o ensino do EJA caiu cerca de 35% nos últimos 3 anos, deixando cerca de 25 milhões de jovens e adultos sem conseguirem ingressar na escola em todo o país. Esse fato é inadmissível, haja vista que a constituição federal de 1988, bem como a declaração universal dos direitos humanos garantem a todos os indivíduos o direito de possuírem acesso á educação.
Consequentemente, com o aumento de pessoas não matriculadas causam problemas gravíssimos na economia do país. Segundo o site “O GLOBO” o Brasil tem um prejuízo de cerca de aproximadamente, 124 bilhões de reais por ano, por conta de estudantes fora da escola. Isso deve ser corrigido. Nelson Mandela, que foi um dos principais líder das lutas contra o apartheid diz, “a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”. Portanto, medidas devem ser tomadas para acabar com esse fenômeno.
Logo, o TCU (tribunal de contas da união) deve direcionar capital ao MEC (ministério da educação) para que seja convertido em investimentos em novas instituições de ensino para comportar jovens e adultos que não terminaram o ensino no tempo regular. Através de estruturas preparadas para receber os alunos de forma didática. Espera-se, com isso, que tenhamos um aumento no número de estudantes matriculados no ensino de jovens e adultos, bem como oferecer uma educação de qualidade para os mesmos, diminuindo as despesas causadas pela falta de vagas, como também usufruirmos do pensamento de Nelson Mandela sobre a educação.
[email protected]
Olá, bom notei que sua introdução deixou um pouco a desejar,também notei que faltou mais de conectivos, grandes falhas como não usar preposições corretas na oração. Por isso seus desenvolvimentos ficou um pouco confuso.Porém você teve um conclusão boa, usou elementos sóciocultural isso ficou perfeito. Mas continue a prática.
NOTA:650
Maria Vitoria de Sá
Olá, você copia muito bem, mas também tem alguns erros ( que vão , tirar alguns pontos )
E lá vamos nós.
“No que se refere aos desafios da modalidade de EJA no Brasil, temos como principais dificuldades a falta de investimento do Estado em novas escolas de rede pública para alunos do ensino de jovens e adultos. Convém analisarmos mais afundo as causas, consequências e possível medida para atenuar esse problema.”
* Faltou um repertório sociocultural, algum filme, livro, filósofos, pessoas influentes, entre outros.
+ Dessa forma, vc ligaria o repertório, com a sua introdução.
-De acordo com um dos maiores pensadores da pedagogia mundial, Paulo Freire “a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Tendo isso em pauta, é inegável falar que a educação não faz parte da mudança de uma nação.Conquanto, no que se refere aos desafios da modalidade de EJA no Brasil, há dificuldades, tais como: a falta de investimento do Estado em novas escolas de rede pública para alunos do ensino de jovens e adultos. Convém analisar(NUNCA COLOCA, ANALISARMOS, VERMOS , COMO VC TIVESSE FALANDO COM O CORRETOR) mais afundo as causas, consequências e possível medida para atenuar esse problema.