Tema: a má distribuicao de água no Brasil
O organicismo, teoria sociológica do século XIX defendida pelo sociólogo inglês Herbert Spencer, compara a sociedade a um organismo vivo, em que os elementos constitutivos do corpo social , os grupos sociais e as organizações, assumem o papel de órgãos vivos, os quais são definidos pelas suas funções essenciais que determinam o equilíbrio e a sobrevivência de todo o conjunto.
Essa visão pode ser relacionada ao hodierno cenário brasileiro, posto que, ainda que o país possua as maiores reservas hidricas do mundo, a má distribuição de água, principalmente nas áreas mais carentes, constitui um desafio à harmonia do estado. Nessa perspectiva, faz-se profícuo observar a ausencia de políticas públicas eficientes e as raizes históricas como pilares fundamentais da problematica, os quais devem ser devidamente compreendidos e combatidos.
A princípio, convêm ressaltar como a ineficiência governamental corrobora para a ocorrência do problema. Isso ocorre na medida em que o Governo federal não investe efetivamente em mecanismos que atenuem, em médio e longo prazo, os problemas decorrentes da ineficiente distribuição de água, principalmente, no nordeste, onde mais da metade dos municipios necessitam, urgentemente, de maiores investimentos. Em meio a isso, é pertinente trazer o discurso do escritor Anatole france, No qual ele afirma que o estado é como o corpo humano, e nem todas as funções que desempenha São nobres. De maneira análoga, tal postura estatal vai de encontro à visão de France ,dado que, nos dias atuais, a ineficácia do estado perante a população, somada a excassez hidrica na maior parte do país, contribui à falta de água na torneira dos brasileiros. Evidencia-se, dessa forma, que esse fator contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Outrossim, é imperioso pontuar que o problema advêm, em muito, de questões históricas. Isso porque desde o processo de industrialização brasileira no seculo xx as industrias e corporações demandam de mais recursos hídricos, muitas vezes, ligados ao processo de produção. Além disso, o brasileiro, ao passar dos anos, consome ,cada vez mais, uma quantidade maior desse recurso, devido, em maior parte, a consumos desnecessários, como higiene e limpeza. Constata-se, assim, que é substancial a dissolução dessa conjuntura.
Depreende-se, portanto, que a problemática abordada é um entrave na sociedade brasileira, e que é necessário combater, pelos agentes adequados, os impasses vinculados a ela. Logo, com o intuito de garantir a distribuição hídrica à população , é mister que o Governo Federal, por meio de investimentos públicos nas áreas mais carentes desse recurso, promova a construção de canais subterrâneos que distribuam, efetivamente, água potável à população.
Ademais, urge que as escolas criem nas aulas um espaco de discussão entre os alunos acerca da preservação e aproveitamento desse solvente universal.
Enfim, a partir dessas ações, garantir-se-á o combate à crise no abastecimento de água, e o organismo defendido por Spencer tenderá ao equilibrio e à sobrevivência.
Kesia22
•Em toda a produção nota-se períodos muito longos, o que acarreta em erros no uso da vírgula.
•Revise o uso da vírgula principalmente ao isolar termos.
•Nota-se também o uso de letras maiúsculas no meio da frase, o que acarreta em diminuição da competência 1.
•o 2° parágrafo ficou muito extenso. Os períodos devem ser mais resumidos.
• Já o 3° parágrafo não foi bem planejado, visto que contém 2 argumentos nele, sem aprofundamento ou repertório algum o que diminuiria sua nota na competência 4.
• Procure detalhar a proposta de intervenção (dessalinização da água por exemplo)
• Os tópicos frasais foram bem colocados e o uso de conectivos enriqueceram a redação!
NatyAliarte
Gostei de como você desenvolveu o tema, mas a forma em que lidou com ela foi um pouco cansativa, deu a impressão de que queria impressionar por conta das palavras difíceis, mas soou como um “incentivo” desnecessário para o texto. Mas você fez algo que vi poucas pessoas fazendo, que é sugerir uma solução para o problema que levantou, o que descreve o seu texto como necessário (boa!)
Tem alguns erros de gramática, a maioria por causa do acento (acredito que foi por conta do teclado, mas mesmo assim, é sempre necessário relê o texto)
Resumindo: texto interessante, com boas idéias discutidas, porém um pouco massiva.
Queren
Vc usou muitas palavras consideradas *difíceis * mas não eh necessário, tente ser mas claro e vá direto ao ponto. Eu também pensava q os programa q corrigem as redações no Enem contava isso mas na vdd não, tente ser objetiva não enrole muito. No seu texto vc foi repetitiva e sempre saia no mesmo lugar, tente separa-lo por ontem de assunto