Segundo o filósofo Maquiavel “Não há nada mais difícil ou perigoso do que tomar a frente na introdução de uma mudança.” A mudança de hábitos já enraizados numa população ocorre de maneira lenta, em todos os aspectos. Na questão ambiental os brasileiros apresentam atraso, de fato é de se perceber que o lixo de muitas casas pelo país não é devidamente separado, o que mostra a despreocupação e irresponsabilidade com o próprio lixo que produz, acarretando em diversos impactos ambientais.
Por todo o Brasil de modo geral não se possui o hábito da coleta seletiva, mesmo esta ação sendo considerada simples, a destinação de diferentes tipos de resíduos nas residências por todo o país acontece de maneira igual, não há diferenciação entre resíduo orgânico e material reciclável, muitas vezes até o lixo eletrônico vai para o mesmo lugar do demais, mesmo este contendo componentes químicos que podem ser prejudiciais.
Em virtude desses atos sem responsabilidade, lugares paradisíacos não são mais vistos com bons olhos pelos turistas, ocorrem enchentes com o entupimento de bueiros, resíduos tóxicos penetram no solo devido aos materiais químicos presentes em diversos materiais usados no cotidiano, a mesma terra que se é usada para produção alimentícia, causando um ciclo vicioso onde a própria população se prejudica por seus atos irresponsáveis.
Em suma a participação de todos os setores da sociedade. O governo pode fazer parcerias com empresas para criação de locais de reciclagem e incentivando as indústrias locais a fazerem a coleta seletiva, instituições acadêmicas, escolas devem propor aos seus alunos projetos para fazerem reciclagem, e conscientizar os jovens para que possam passar o conhecimento para seus familiares e adotar esse hábitos em casa, além de aumentar a frequência de campanhas na mídia. Cada setor da sociedade pode fazer a devida destinação de resíduos, e melhorar hábitos prejudiciais.
Lucas Matheus Guimarees
Oi Andrelise, tudo bem?
É uma boa redação, mas ainda há alguns pontos a serem melhorados. No geral, eu achei seu texto um pouco confuso. Acredito que quis utilizar o máximo de informações possíveis para sustentar sua argumentação, não há problema nisso desde que seja muito bem organizado. Os conectivos estão aí pra isso, te ajudar a deixar o texto mais coeso e organizado, portanto faça bom uso deles.
Além disso, senti falta de estratégias argumentativas no seu desenvolvimento. Não é obrigatório, mas é sempre legal utilizar alguns dados estatísticos, fazer uso de discurso de autoridade (pessoas que têm influência no assunto tratado) e outros métodos.
O último ponto é a conclusão. Eu percebo que uma boa parte da dificuldade das pessoas está na conclusão. A conclusão no modelo Enem deve conter uma proposta de intervenção, que por sua vez é composta por alguns pontos como: agente, meio e finalidade. Identifiquei 3 agentes na sua proposta: o governo, as escolas e a mídia (acertei?). Mas as propostas foram muito vagas. Não tem problema em mencionar apenas 1 ou 2 agentes, o que importa é que sua proposta de intervenção seja bem articulada e viável. Indico que você dedique algum bom tempo durante seu planejamento textual para as propostas de intervenção. Tente pensar fora da caixinha sobre quais modos seriam eficazes para resolver o problema no geral.
Fora esses pontos, há também alguns erros gramaticais.
Sendo assim, a nota que dou para a sua redação é 680. Continue praticando bastante que o 1000 vem.
Qualquer dúvida só chamar. Até mais!