Iniciante

Desigualdade social no Brasil

  • 1

Falar de desigualdade social no contexto brasileiro é falar da história do país,visto que com o processo de colonização houve a implementação de um sistema escravista e de elite agrária muito forte,do qual acabou resultando na formação de uma estratificação social totalmente contraditória à economia do país.Estratificação da qual manteve suas raízes até os dias atuais, e que acaba por ser o pilar para o surguimento de diversos problemas sociais.

Problemas esses que podem ser facilmente observados e exemplificados como desestruturação urbana,violência,altos índices de crimes e a imensa falta de meritocracia, já que as igualdades de condições para se alcançar determinada conquista dentro da sociedade (especialmente econômica) são inexistentes.Tal fato pode ser comprovado com base nos dados da Pesquisa Desigualdade Mundial 2018,dos quais apontaram que quase 30% de toda a renda do país está sob o domínio de míseros 1% de toda a população.

No entanto,essa realidade se mostra totalmente antagônica à questão econômica do Brasil,uma vez que o país ocupa a nona posição do “ranking” mundial de maior econômia do mundo.E isso também vai de encontro ao adverso fato do mesmo ocupar a posição 79 do IDH (índice de desenvolvimento humano).Tal situação acaba por mostrar a ineficácia da distribuição de renda existente no Brasil e,consequentemente,no surgimento de uma estratificação desigual.

Assim sendo,nota-se a necessidade do levantamento de medidas a serem tomadas para mudar a situação em questão.Cabe então ao Estado estabelecer uma melhor distribuição de renda,deixando de lado o sistema aristocrático e indo contra o processo de corrupção,afim de promover uma melhor circulação de capital e tornar possível a acessibilidade a ele.De maneira análoga,cabe ao poder Legislativo a implementação e a segurança do cumprimento de leis que tenham por finalidade a investigação e a punição de casos de corrupção.Dessa forma,as raízes de uma sociedade elitista agrária acabará perecendo.

 

 

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, bom dia!
    Não sou nenhum especialista. Portando, peço para não considerar minhas considerações como verdades absolutas.
    Tente não adicionar uma nova ideia na conclusão da introdução (encaminhamento argumentativo).
    * No geral, você se atentar principalmente na C1, é o que a banca vem exigindo cada vez mais dos alunos.
    Notas por competência:
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 160
    Nota final: 920

    • 1
  2. Você está no caminho certo para chegar a uma redação nota mil. Você compreende bem a estruturação do texto. Acredito que você precise aprimorar mais o seu repertório, digamos aprofundar. Desigualdade é um assunto amplo, pode dizer sobre como foram montadas as cidades no Brasil que foi com êxodo urbano e a criação de periferias, assim separando a sociedade rica da pobre, trazendo problemas de saúde, falta de saneamento básico, desemprego. Ou falar sobre a industrialização, o forte movimento que alimenta a desigualdade. Desculpa não ajudar muito. Espero que as minhas palavras façam sentido.

    • 1
  3. Oi Nathalya?!
    Achei seu texto muito bom, não sou uma corretora profissional, porém na conclusão sente a ausência do modo, ou seja, por meio de que? , Como será feito essas ações?!, Achei muito bem elaborado sua conclusão…
    Ficou muito bem claro as ações ( só falto você explica como será feito isso e detalhar), como também os agentes e finalidade…. Etc
    Sugiro que repense sobre…

    • 1
  4. Sua redação está ótima!!!!
    Porém ela pode melhorar ainda mais.
    Por exemplo: A introdução e a conclusão de sua redação.
    1. Sua introdução está muito longa, tente fazer com máximo de 7 linha e procure expor melhor a sua tese, o contexto e o tema.
    2. Tente melhorar a sua conclusão utilizando inicialmente:
    EX:
    Portanto, Em virtude dos fatos mencionados, etc…

    • 1
  5. O texto está ótimo mas você pronlogou demais sua introdução, no mínimo deveria chegar a 9 linhas.
    Sua tese está perdida, falta estrutura no resto.
    Seu desenvolvimento não possui praticamente sua opinião, é o que o Enem cobra.
    Por fim, sua conclusão ficou fraca demais, abuse do detalhando que você consegue
    Nota :640

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.