No Brasil há um famoso ditado: “você pode ser o patrão, ou o trabalhador,”que reflete bem como no passado histórico do país, antes do abolimento a escravatura; negros viviam essa realidade, forçados ao trabalho braçal constantemente e invisíveis a sociedade. Tão quanto no século atual, problemas como: invisibilidade social e falta de direitos aos trabalhadores com ocupação de baixa qualificação é um desafio a quem lida e sofre com a humilhação social e reificação.
A princípio, a humilhação social é um fenômeno histórico, no qual o sujeito carrega e compartilha consigo o sofrimento do grupo ao qual pertence; em resumo, um dos motivos no qual quem ocupa trabalhos de baixa qualificação lidarem com a falta de direitos e preconceitos, certamente é por as leis trabalhistas terem sido emplantadas tardiamente no Brasil, em 1942. Em consequêcia disto, a sociedade e seus costumes, considera também, que quem não cursa uma faculdade e não se aprofunda nos estudos é algo mal visto; isso demonstra que, muitos vivenciam humilhações e preconceitos a pertencerem, assim, a um grupo social \”invisível\” por muitos.
Segundo o pesquisador Fernando Braga da Costa, doutorado em psicologia social, afirma que um dos motivos da \”invisibilidade\” dos trabalhadores é causada pela reificação (objetificação), que é a idealização do objeto para satisfazer, ou o desejo pela troca. A situação acontece por a sociedade cobrar que as pessoas sejam mais, façam mais e se tornem mais, e nunca passando a dar uma satisfação que não seja material, portanto os trabalhadores de baixa qualificação acabam se tornando um alvo, mesmo sendo sues trabalhos inquestionavelmente útil para o funcionamento da sociedade brasileira.
Por conseguinte, á todos os trabalhadores considerados “invisíveis” é necessário que o Ministério do Trabalho faça a causa se tornar mais popular, destribuir planfetos e comerciais a fim de desnudar os variados preconceitos, e enfatizar importância de seus trabalhos para que de algum modo essas pessoas consigam trabalhar de forma mais tranquila e valorizada, é imprescindível também salientar que é preciso de salários justos, dessa forma trabalhadores considerados invisíveis possam se tornar mais visíveis á proporção que o tempo passa.
juliadgfAprendiz
Invisibilidade Social e trabalho.
Compartilhar
Raissadossanttos
Gostei da redação, mostra o domínio da língua portuguesa que você tem, mostra o conhecimento a respeito da história. Só, se atente-se a não contextualizar muito o texto com os fatos histórico esquecendo de trazer para a atualidade, não estou dizendo que você fugiu do assunto mas, com a preocupação de detalhar os fatos passados esquecemos de atualizar com a atualidade que é o que o Enem pede. Com um pouco mais de exercícios você consegue tirar uma nota bem alta. Boa sorte! Att: Raíssa
RosyDuarte
Muito boa a redação continue assim para que possa melhorar mais e mais.Enfim só tente evitar os erros na escrita das palavras.Também atente para destacar o assunto deixa claro aquilo que você está defendendo.Na redação percebi o conhecimento que você tem de história , parabéns seu repertório tá ótimo . Continue assim ,exercitando, aprendendo que você vai longe .Boa sorte,espero ter ajudado.