A declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todo indivíduo o direito á saúde e bem estar social. Nesse contexto, o SUS ( Sistema Único de Saúde) pode ser inserido como uma forma encontrada pelo Governo para garantir a execução de tal manifesto. Contudo, a rede pública de saúde brasileira encontra-se em verdadeiro caos, afastando -se completamente do ideal de saúde para todos. Portanto, vale a pena analisar quais fatores contribuem para tal problemática.
O poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade na obra “No meio do caminho”, fala a respeito de um obstáculo que impede a concretização de algo, trazendo figurativamente a descrição de uma pedra para representa-lo. Tais versos podem servir de metáfora para o desalento das autoridades perante a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se, assim, um obstáculo que interfere severamente no bom desenvolvimento e funcionamento da saúde no país.
Segundo pesquisa do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 45% da população depende exclusivamente do SUS para suprir suas necessidades médicas, ou seja, quase metade dos brasileiros não usufruem de saude de qualidade, sendo boa parte dessa porcentagem pessoas que se encaixam em grupos de baixa renda. Desta forma, é perceptível que o capital financeiro decide quem terá acesso a saúde de forma fácil e simples, destoando originalmente do direito a reservado a cada indivíduo.
Portanto, medidas são necessárias para resolver tal impasse e promover o bem estar geral da nação. Inicialmente, faz-se mister a atuação do Governo Federal na liberação de verba para que seja possível investir e desenvolver hospitais da rede pública para o uso dos cidadãos. Ademais, o ministério da saúde juntamente com o Senado Federal devem atuar na criação e legitimação do projeto “Longa Vida”, que atuaria na capacitação em grande escala de profissionais da saúde por meio de um treinamento intenso em ambiente hospitalar, com foco em atender a grande demanda da população que precisa de cuidados e atendimentos em massa. Desta forma, a discrepância entre a rede pública e hospitais de redes particulares seria diminuída e todos teriam acesso a saúde e, ainda melhor, de qualidade.
Joao34
Caraca parabéns!!!! Excelente redação!!! Muito bem estruturada, introdução, desenvolvimento e conclusão muito bem separados, talvez alguma falta de conectivos!!! Vários argumentos, citando órgãos estatais….
Só um porem, na conclusão e desenvolvimento ha muitas informações, talvez um pouco menos possa deixar, não tem cansativo, mas de resto muito bom parabéns!!!!
Mandrake03
Desenvolvimento 1: começou com uma introdução muito boa , além de saber o correto.das pontuações..
Desenvolvimento 2: seu argumento.é bastante claro e objetivo não fugiu do tema , soube falar claramente e com boas palavras
Conclusão: retoma toda a tese e da solução ao problema , com ideias bastante objetivas….
vitoriapam
Olá,Maria !
Vc apresenta uma estrutura de texto excelente , está de parabéns!
Introdução: sua introdução está ótima! A crase colocada anterior a palavra saúde era p ser à e não “á”, a palavra “bem estar “ seria escrita corretamente: bem-estar.
Desenvolvimento : senti falta dos conectivos , para dar mais uma coesão ao seu texto. Qual o fator q causa o descaso da gestão do sus? Vc não deixou claro esse ponto. Seu segundo desenvolvimento está Mt informações, nao percebe-se marca de sua autoria . Que no meu ver é um dos pontos importantes da redação !
Conclusão : a sua conclusão possui mts informações devido ao seu excesso de informações nos desenvolvimentos, prese sempre em resolver os problemas propostos com as seguintes perguntas: qm deve fazer? O q deve fazer? Como deve fazer? Para que deve fazer ? Sendo assim vc não vai deixar o corretor com interrogações .
Não esqueça de procurar conectivos para deixar seu texto coeso, vc não faz mt uso do msm
C1-200
C2-100
C3-80
C4-80
C5-80
MaryaneRibeiro
980, a redação está ótima, muito bem escrita e o argumento é perfeito, porém poderia também utilizar exemplos de séries ou filmes atuais para enriquecer a redação, como por exemplo a série brasileira Sob Pressão, onde a mesma expõe a precariedade do hospital público e a negligência por parte do estado em não contribuir com recursos de manutenção do mesmo e assim melhoras as condições para a população. Parabéns, continue assim.