Com, aproximadamente, 210 milhões de habitantes e 5570 municípios, o Brasil é um dos maiores países em extensão territorial do mundo e está entre os 10 países com maior número de habitantes. Nesse cenário, um dos maiores desafios para um país, com tamanhas proporções, é o seu sistema de saneamento básico. Desta forma, faz-se necessário discutir sobre a responsabilidade e competência do poder público na organização e melhoria desses sistemas, as dificuldades enfrentadas pela população carente e as doenças e outras complicações advindas do mau funcionamento do saneamento.
Em se tratando sobre a responsabilidade do governo(municipal, estadual e federal), é necessário visualizar que as populações mais pobres são as que mais sofrem com a má estruturação do saneamento básico, sendo pertinente que o poder público tenha em vista essa situação e organize de forma eficiente e satisfatória esse problema que está presente em grande parte dos municípios brasileiros. Cumpre destacar que os governantes têm o dever de organizar e manter o sistema de saneamento em pleno funcionamento, buscando o bem-estar de sua população e a sadia qualidade de vida, que advém de um conjunto integrado de ações, dentre elas, a necessidade de um saneamento de qualidade.
Sobre as dificuldades enfrentadas com o deficiente, ou inexistente, saneamento básico, nota-se que os indivíduos que têm menores rendas e que moram em lugares precários, como os subúrbios e comunidades carentes, sofrem diariamente devido à falta de água tratada, ao sistema de esgoto ineficaz e à falta de limpeza urbana. Exemplifica bem essa situação o número de enchentes que aumentaram nos últimos dias devido à grande quantidade de chuvas e o mau planejamento dos municípios em relação à captação de águas, causando deslizamentos, inundações e vários problemas de saúde por causa dos esgotos e dejetos carregados pelas chuvas.
Nesse contexto, a desorganização com o sistema de saneamento acarreta problemas de saúde pública, no tocante ao contato dos moradores com os esgotos em vias públicas, à quantidade de lixos espalhados pelas ruas e espaços abandonados e ao consumo e uso de água imprópria. Vale ressaltar, tendo em vista essa discussão, o recente caso da falta de água tratada em algumas cidades do Rio de Janeiro, ocasionando um sério problema para os moradores dessas localidades.
O saneamento básico, portanto, é um dos desafios do poder público, pois necessidade de atenção e planejamento dos vários agentes e órgãos que fazem parte da organização, manutenção e desenvolvimento desses processos. Cumpre ressaltar que a colaboração da sociedade com o poder público pode trazer melhorias e avanços neste âmbito, com ações de coleta eficiente dos lixos, o bom uso das águas e a conscientização das presentes gerações com o bem-estar social de todos.
Johnlopez18
Competência 01 => 160
Vê-se em seu texto, um domínio da língua padrão, porém deve-se ser melhorado em alguns casos, o emprego das vírgulas. Outro requisito que percebi foi a repetição de palavras e / ou expressões.
Competência 02 => 180
Vê-se que você compreendeu a proposta de redação e soube obedecer a estrutura do texto dissertativo -argumentativo, porém faltaram alguns recortes na introdução. Percebi que você soube apresentar seus argumentos e defendê-los e soube finalizar o texto com os devidos requisitos .
Competência 03 => 200
Seu texto tem uma excelente coerência. Você soube selecionar, relacionar, organizar e interpretar as devidas informações.
Competência 04 => 200
Seu texto apresenta uma enorme coesão . Você soube utilizar muito bem, os mecanismos linguísticos de coesão.
Competência 05 => 200
Gostei muito da sua proposta de intervenção. Você apresentou sua proposta e soube estruturar a conclusão muito bem .
Parabéns, você escrevi muito bem.
Dei- lhe 940
hilariooliveiraa
bom, eu achei sua dissertação bem informativa, com um bom uso gramatical, porém como você usou de 5 parágrafos, a redação tende a ficar muuuito longa e digamos que entediante ao leitor, então se eu posso lhe dar uma dica seria : tente enxugar mais suas palavras, um texto bem elaborado e de bom tamanho garante o engajamento do corretor e uma boa nota ;)
se for para eu corrigir eu daria:
cp1- 180
cp2-200
cp3- 160
cp4- 180
cp5- 180
900
espero ter ajudado :)