Iniciante

Pais Perfeitos Para Crianças Reais

  • 0

       O lar é constituído por coisas básicas que suprem necessidades para sobrevivência, quanto a estrutura, tudo que a criança precisa ter para viver é: um teto, comida e um espaço ideal para descansar. O processo de adoção tem por objetivo a proteção e a inserção de crianças e adolescentes em famílias e lares, visando devolver aos mesmos o direito de sonhar e ter um futuro. 

       Há diversas barreiras e burocracias para realizar uma adoção atualmente no Brasil, o tempo de espera das famílias pode chegar à anos, muitos obstáculos são facilmente identificados por ambas as partes. Por parte do sistema, questões como a classe social são determinantes para o tempo de espera, quanto maior a classe, menor o tempo, o poder aquisitivo não é o único obstáculo, pais solteiros são julgados como incapazes de criar e dar um lar ideal a uma criança por falta de um parceiro, julgamento falho, visto que segundo o IBGE, a taxa de pais solteiros segue uma crescente nos últimos anos, os casais homossexuais lideram a estatística dos pais impedidos de oferecer amor e lar as crianças. Os futuros papais escolhem, como em um jogo virtual “Habbo”, onde é possível montar seu avatar, a cor do cabelo, dos olhos, da pele e até a faixa de idade da sua preferência, sem contar no sexo, pesquisas apontam que, crianças até 2 anos possuem a maior taxa de adoção, as crianças negras são as menos escolhidas, e os adolescentes e os que possuem irmãos lideram a rejeição. 

     No filme “Frozen”, de Jennifer Lee e Chris Buck, a personagem Anna, irmã da personagem principal Elsa, rainha de Arendelle e dona dos poderes de gelo, é atingida acidentalmente por Elsa, que congela seu coração, e só um ato de amor verdadeiro pode salvá-la, a trama da Disney surpreende quando em seu último suspiro Anna se sacrifica entrando na frente da espada que mataria sua irmã, ato esse que acaba descongelando seu coração. O amor entre irmãos é retratado em diversas obras famosas do cinema. Durante o processo de adoção, os futuros pais devem levar em consideração a felicidade dos pequenos, não somente a estrutura física, mas a psicológica também, pois segundo Chico Xavier “a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor”. 

     Portanto, cabe ao governo flexibilizar e diminuir a burocracia no processo de adoção, com o dinheiro dos impostos, investir em programas de maior rapidez para pais com interesse em adotar irmãos e adolescentes, com a finalidade de dar a todas as crianças e adolescentes um lar com a estrutura necessária, promover ainda campanhas de conscientização e empatia voltado para os futuros pais, com o objetivo de diminuir os critérios exigidos por eles e adotem crianças reais. 

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi. No primeiro parágrafo as idéias são boas mas estão desconectadas. Fica interessante quando o problema já é apresentado brevemente no início, apenas expondo a tese. Obs: não é aconselhado usar o termo “os mesmos” ou “as mesmas”, já que passa a impressão de deselegante apesar de não estar errado.
    O segundo parágrafo ficou grande, assim como o segundo período deste parágrafo que você poderia ter separado com um ponto final em “…menor o tempo. O poder aquisitivo não é…”. Boa analogia ao jogo mas poderia ser mais direta substituindo a parte das opções por “características físicas, faixa etária e até mesmo sexo” seguido de um ponto para separar o período. Ainda nesse parágrafo, em “pesquisas apontam” poderia colocar a fonte mesmo que a informação seja óbvia.
    No terceiro parágrafo, o primeiro período (referência ao cinema) poderia ser mais sucinto, de 2 a 3 linhas falando só sobre o que irá acrescentar no seu texto (Filme Frozen trata sobre amor entre irmãs). Ótima a parte em que colocou sobre a importância da estrutura psicológica da família que receberá a criança.
    Na conclusão o tamanho do parágrafo está adequado porém sem divisão de período (pontos finais). Poderia ter colocado uma frase de efeito para finalizar.

    • 1
  2. Vamos do começo. O parágrafo introdutório está bom, mesmo você não tendo deixado tão claro o ponto do texto, o que é importante, afinal a redação como um todo deve ser costurada a partir desse parágrafo.
    O segundo parágrafo ficou muito extenso. Sei que quis tentar encaixar as coisas para terminar com quatro parágrafos, para seguir uma estrutura, digamos…”bem aceita”, mas nesse caso valia mais a pena você dividi-lo em dois, ou torna-lo mais sucinto. Você citou o IBGE, o que interessante, mas o dado ficou um tanto vago, tente ser mais específica utilizando, por exemplo, percentuais. Mais uma coisa sobre esse parágrafo, principalmente: o excesso de virgulas. Tente frases relativamente mais curtas, utilizando mais ponto final, pois isso facilita a compreensão do leitor.
    Logo após o fim daquele parágrafo (que termina de uma boa maneira, tratando sobre pais homossexuais e a não adoção de crianças negras) você escreve quase uma sinopse do filme “Frozen”.
    Sua ligação do assunto com o tema ficou muito longa e vaga e isso poderia ser considerado como fuga do tema. Veja, dado o seu tema, quem necessita saber o nome da cidade onde na qual os personagens habitam?
    Bem, por fim na conclusão, ou na proposta de intervenção, você ganha o ponto e termina seu texto de uma boa maneira. Mesmo sabendo que você poderia ter citado mais uma solução, por exemplo, e você também poderia ter colocado isso no texto: em 2011 o STF reconheceu por unanimidade a união entre casais homossexuais, entretanto 55% da população foi contra essa decisão. Porque? Quais detalhes culturais construídos historicamente fazem os brasileiros reprovarem os homossexuais? Você poderia ter dedicado um parágrafo a isso, e assim apresentado mais uma solução no final.
    Apesar dos pesares é isso. Não é uma redação exatamente ruim, mas lembre-se, o “bom” é inimigo do “ótimo”.

    • 0
  3. olá, sua introdução faltou mais exemplos, já que vc começou usando exeplos e ja pulou diretamente falando das crianças. O paragrafo está muito grande, lembre-se que as redações vão até 30 linhas, ultrapassando já fica errado, observe isso.
    Selecione os melhores argumentos da melhor maneira possivel,e capriche, suas palavras sçao boas, vc demosntra o saber pela norma culta da escrita

    • 0
  4. Introdução: atente-se quanto a falta de termos conectores;
    Tese/reflexão ou causa falta de posicionamento claro- poderia ter apresentado dois núcleos, que seriam desenvolvidos na Argumentação 1 e na Argumentação 2.
    Argumentação 1: Paragráfos muito extensos, perdendo um pouco do foco do tema central, falta de termos conectores;
    muiuta informação, porém, falta texto autoral.
    Argumentação 2: Paragráfos muito extensos, perdendo um pouco do foco do tema central, falta de termos conectores;
    muiuta informação, porém, falta texto autoral.
    Conclusão: falta de
    1-Retomada de tese
    2-Agente/ ações/meio/efeito/finalidade/ frase de efeito para encerrar.

    • 0
  5. Essa correção foi editada.

    Seus parágrafos ficaram muito grandes,principalmente o segundo,que poderia ter sido facilmente subdividido criando uma conexão entre o parágrafo preexistente e o novo,e isso deixaria seu texto muito mais organizado.E seguindo a ideia de sintetizar os parágrafos,isso serviria tambem para o terceiro,onde vc não precisava detalhar a cena do filme da forma como fez,e sim poderia apenas ter citado a relação que a ideia dela teria com a problemática em questão.
    Outro ponto é que como vc citou que o IBGE aponta os dados descritos,o ideal seria expor esses dados,para que sua argumentação podesse ser bem sustentada.
    E por fim,na proposta de intervenção,apesar de ter se posicionado bem,poderia ter citado mais uma solução (pois o ideal é citar três) e mais outros possíveis agentes,especificando-os como órgãos públicos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.