O brasileiro e a falta de domínio em inglês

  • 0

Quando um bebê é concebido ao mundo nesse momento há o predomínio da linguagem não verbal, isto é, ele não se expressa tanto de forma oral, mas sim através de gestos faciais, motores, dentre outros. Com o passar dos anos ele começa a falar as primeiras palavras, dentre elas o próprio nome, baseadas no que o mesmo escuta normalmente no ambiente familiar. Sendo assim, tem-se em mente que um bebê que convive com toda a família falando palavras em um determinado idioma ele falará este mesmo também. No Brasil o idioma local é o português. Entretanto, o mercado de trabalho busca cada vez mais pessoa que falem fluentemente ou pelo menos compreendam o básico da língua inglesa, porque é um idioma considerado universal.

A grande expansão tecnológica deu origem a área de programação e suas ramificações, a qual é uma grande área que atualmente está em ascensão e que cobra cada vez mais de seus profissionais o conhecimento básico do inglês porque os códigos devem estar nesse idioma para que programadores de todo o mundo possam acessá-lo e entendê-lo.

Assim como na área tecnológica o idioma é necessário, em uma entrevista de emprego, principalmente de empresas multinacionais, os empregadores buscam empregados com um currículo acadêmico forte e com a presença do diploma do curso de inglês, pois assim não haverá impasses de comunicação em conferências e viagens em solo estrangeiro.

Apesar de o inglês ser de grande importância e que todos deveriam saber ou ao menos ter acesso, este não faz parte do currículo escolar de muitos estudantes ou se faz presente de maneira precária, tanto em escolas públicas quanto privadas. Com essa lacuna nas escolas e na vida de adultos que passaram por esse ciclo a principal solução são os cursos de inglês. Em uma pesquisa de preço, o valor da mensalidade de uma das escolas do idioma, o CCAA, de Salvador é de aproximadamente quatrocentos reais, fora o valor do material didático, que origina um investimento anual de quatro mil e oitocentos e esse valor se multiplica ainda pela quantidade de anos que se faz necessário para o estudante obter o certificado, comprovando que é um investimento muito elevado.

Os dados, então, indicam que uma pessoa com condições financeiras baixíssimas será muito improvável que obtenha o certificado e consequentemente não terá esse diferencial no currículo, fazendo com que pessoas de baixa renda possuam menos oportunidades de empregos nos cargos das empresas, e assim aumentando o índice de desempregados no Brasil e de trabalhos subalternos. Com isso, faz-se necessário que o governo brasileiro destine uma parte do dinheiro público para a implantação de escolas públicas destinadas apenas para o ensino do inglês em cada estado do país e com a determinada quantidade delas de acordo com o número de habitantes da região para que todos, independente da idade e da classe social, possam ter acesso ao idioma.

Compartilhar

4 Correções

  1. Sua entrodução ficou muito mais muito grande você poderia ter diminuido ela com simplesmente um alusão=”Citar algun documento ou musicas do anos 70 que fala de assunto como problemas”,por simplesmente sua introdução ficar tão grande faz com que a gente não tenha mais interece de acabar de ler por isto e outros fatores acho que você deveria ler alguns textos dissertativo.

    • 2
  2. Olá ,achei sua introdução muito grande e também achei que ela foi pra um lado um pouco distante do tema apesar de ter sido criativa , a pesquisa de preço deu um valor para a redação mas o começo da conclusão ficou parecendo um desenvolvimento ,e a conclusão em si ficou muito superficial Continue Praticando e Bons Estudos

    • 2
  3. acredito que se você está focando em treinar um texto DISSERTATIVO – ARGUMENTATIVO, você precisa citar fontes. Mas falando do primeiro do 1° parágrafo, deve-se apresentar o tema da redação e o problema de forma rapida e curta.
    uma dissertação deve ter no máximo 4 paragráfos.
    os quais são:
    1° para a apresentação do tema e o problema .
    2° vc vai dizer pq isso é um problema citando fontes confiaveis ou fatos historicos, exemplo: com a globalização logo após XX , ocorrida por conta da expanção tecnologica….
    3° vc vai usar um outro argumento, para convercer o leitor a acreditar no seu problema.
    4° será criada a solução para o problema. citando por exemplo de que o ministerio da educação deve melhor a grade estudantiu estrangeira .
    ps: cuidado com a diferença de linhas entre um parágrafo e outro, a estética do texto tbm conta. Se vc FEZ O 1° parágrafo com 7 linhas tanta fazer os demais com 6 ou 7 tbm.
    bjos.

    • 1
  4. Bom ficou difícil de entender onde tinha parágrafo acho tbm que isso não se encaixa em um texto dissertativo e argumentativo se eu fosse você procuraria um tema mais dinâmico ou mais estilo Enem ou mais objetivo ex” as dificuldades dos surdos no Brasil” é um tema que te faz uma pergunta sabe não é uma tema aberto

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.