Na antiguidade, o ser humano já demonstrava, de forma primitiva, a busca pela interação social. Com o avanço tecnológico, esse objetivo é possível através de um simples e acessível ”clique” considerado o estopim para a mudança no comportante dos jovens em sociedade.
Na série Black Mirror, há como exemplo um grande cientista que ”capturava” pessoas para que ficassem dentro de seu jogo no qual considerava seu “mundo particular” e realizava seus desejos inviáveis na vida de impasses e objetivos que o mesmo possuía. Logo, observa-se que o episódio se compõe através de uma metáfora para a dependência das pessoas em fugir de sua realidade através daquilo que lhes convém. Porém, na fase da adolescência, a busca por aceitação é decisória, possibilidade de forma mais acessível através da inovação que trouxe a aproximação de diversas possibilidades mas também de consequências.
Percebe-se que a vivência contemporânea é de tempos líquidos como já afirmava Zigmount Bauman. Novas conexões são feitas a todo momento porém as mais intimas são muitas vezes deixadas de lado, mudando o comportamento, a saúde mental e até mesmo a fisionomia do ser em formação. Além disso, a utilização tecnológica sem supervisão é prejudicial pois o acesso livre a todo tipo de conteúdo dado ao solicitante, faz com que pessoas de má fé utilizem dos mesmos navegadores para induzir ao erro.
Para resolver esse impasse, é necessário a comunicação aberta entre responsáveis e responsabilidades, além disso, o papel do sistema unitário de saúde (SUS), a unidade primária e a profissional de saúde mental são indispensáveis nessa ocasião, tendo em vista que a inclusão é necessária, principalmente no Brasil onde muitas famílias sobrevivem por meio da baixa renda e de programas governamentais.
BARBARA BRUNA DE ALMEIDA
Gostei da introdução deixou bem clara o tema mas pode ser mais bem trabalhada ,no desenvolvimento você pode deixar mais claro quais as consequências ,pode trazer também mais informações pra provar seu ponto de vista no desenvolvimento ficou boa a comparação com a serie black mirror e pode contextualizar também mas achei ótima sua redação ,parabéns e bons estudos
Fabricio2233
Não sei qual o foco da redação, mas se for ENEM, aqui vai alguns apontamentos.
Você não expôs argumentos nos desenvolvimentos.
não tem tese explícita na introdução
faltou elementos na conclusão
as citações poderiam ter melhor proveito se vc usasse como pilar para algum tipo de argumento, que seria uma causa, consequência… mas não percebe-se isso no texto.
a alusão histórica da introdução ficou bacana demais, se vc tivesse deixado explícito a tese teria ficado show de bola.
Isabela12
Redação bem elaborada, foi boa sua colocação em relação ao ser humano da antiguidade para o contemporâneo, porém a introdução poderia abranger mais o que falou na introdução em relação ao avanço tecnológico, e sua utilização indiscriminada pelos jovens, mas também o quanto nos torna próximos de outras realidades. Citação, muito bem escolhida e colocada. Acredito que poderia ter sido melhor elaborada a conclusão, necessariamente não seria só os responsáveis e o SUS que poderiam colaborar com isso, mas até mesmo as mídias. Ao meu ponto de vista não seria necessário falar sobre a baixa renda das famílias, isso não ficou muito bem pontuado.