Iniciante

Excesso de trabalho na atualidade e o agravamento da saúde do trabalhador

  • 0

A síndrome Burnout é um dos grandes problemas do Brasil na atualidade e vem sendo negligenciado pela população e pelo Governo. Esse esgotamento profissional foi descoberto pelo médico americano Freudemberg em 1974 e caracteriza-se como um distúrbio que afeta principalmente os trabalhadores que lidam com o público. É originado por situações desgastantes como pressão e responsabilidades constantes. Seus sintomas incluem estresse, exaustão extrema e tensão emocional. As pessoas mais afetadas são aquelas que possuem medo constante de serem mandadas embora e pela vontade de conseguir uma promoção na sua profissão.

Em primeira análise, a síndrome Burnout é recorrente entre trabalhador que tornam-se apavorados em serem mandados embora do emprego, principalmente na atual conjuntura econômica. Nesse caso, o empregado poderá se sobrecarregar de trabalho, fazendo mais serviço do que não consegue. Dessa forma, com menos tempo livre para lazer e realizar atividades físicas, o mesmo aumentará o consumo de estimulantes, drogas e álcool para se manter acordado. Como consequência, surgirá casos de obesidade e problemas relacionados a ansiedade e depressão. Então, este problema acabará onerando a saúde pública.

Sob outra ótica, a competição entre trabalhadores para conquistar um cargo de destaque na empresa, podendo até mesmo utilizar-se de táticas anti-éticas, também é uma das causas da síndrome do esgotamento profissional. A necessidade constante de qualificação, de entregar um serviço o mais rápido possível e com qualidade para seu superior imediato, provocarão estresse excessivo. Além disso, a pressão da família e o desejo de possuir o mesmo padrão financeiro de seus próprios familiares que detenham maior poder aquisitivo, aliado também as propagandas que mostram profissionais bem sucedidos e ricos, dão a falsa impressão de quer ser rico é fácil. Todos esses exemplos favorecem o aumento dos casos da síndrome burnout no Brasil.

Diante do exposto de que pessoas amedrontadas em razão de serem mandadas embora do emprego e se sentirem infelizes com o salário que ganham, recomenda-se que o Ministério do Trabalho fiscalize as empresas, principalmente aquelas que possuírem que casos de funcionários com síndrome de Burnout, realizando orientação com profissionais da saúde; além de aplicar penalidades para aquelas que estiverem pressionando muito seus funcionários. Dessa forma, menos profissionais serão acometidos por esta doença, resultando em uma economia para os cofres públicos com tratamento médico.

Compartilhar

2 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Os problemas dessa sua redação são quase os mesmos da anterior, vou colocar sua introdução aqui, tentando deixá-la mais enxuta:
    A síndrome Burnout é originada por situações desgastantes como pressão e responsabilidades constantes. Seus sintomas incluem estresse, exaustão extrema e tensão emocional. Descoberta pelo médico americano Freudemberg em 1974, é um dos grandes problemas do Brasil na atualidade e vem sendo negligenciado pela população e pelo Governo.
    Procure fazer o mesmo com o resto dos parágrafos, é importantes salientar também que apesar de sua introdução ser grande, ficaram faltando ganchos para os argumentos que você desenvolveu no desenvolvimento. Você poderia ter levantado metade dos argumentos que levantou e embasando-os bem, sua redação ficaria melhor. É uma ponderação entre quantidade e qualidade. Dá forma como está articulado, seu texto está repetitivo.
    A sua conclusão carece dos meios, fins, perceba que o que você colocou no final foram os efeitos. Ela tem Agente, ação e efeitos, mas carece de meios e fins.
    Competência 1- norma culta- 160
    Competência 2 – áreas do conhecimento –120- apesar de argumentar bem, por meio de fatos, você não trouxe áreas do conhecimento.
    Competência 3 – coerência entre dados e opiniões – 140
    Competência 4- 140– há um bom uso de conectivos no texto, mas com espaço para melhora.
    Competência 5 – proposta interventiva –120–
    Total: 680
    Muito obrigado por corrigir minhas redações também. Recomendo que para as próximas correções que você fizer tente avaliá-las de maneira objetiva, como eu fiz com você, assim além de ficar mais inteligível para o seu colega os pontos que ele precisa melhorar, você começa a enxergar o texto de maneira mais objetiva, é uma característica maravilhosa para analisar o seu próprio texto durante a elaboração do mesmo.
    Ademais, não deixe de avaliar minha correção, e, caso avalie que ela tenha sido a melhor, não deixe de marcá-la como tal. Pois, isso me permite ganhar mais pontos para que eu possa enviar minhas redações para correção também.
    Forte abraço!

    • 1
  2. Essa correção foi editada.

    Boa tarde
    você precisa melhorar mais os seus argumentos, e acrescentar mais conectivos pra ligar uma palavra a outra! Também acho que você deve detalhar mais a sua proposta de intervenção. Mais sua redação está boa!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.