Iniciante

Depressão

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Como descrito pelo escritor Augusto Cury: “Uma pessoa quando pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida.” Para algumas pessoas o suicídio é uma solução permanente para um problema temporário, e é exatamente a isso que a depressão leva; a uma dor angustiante que faz com que a pessoa tenha pensamentos pessimistas, em vários graus.  Portanto, a depressão deve ser enfrentada, uma vez que, diariamente, pessoas de todas as faixas etárias sofrem desse mal, que nos casos mais severos pode levar a morte.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) presume que, em 2020, a depressão seria a doença mais incapacitante do mundo. Apesar de nenhuma pesquisa ter sido realizada até este momento há uma grande possibilidade deste fato já ser verídico, senão, estamos bem perto disto.  Ademais, engana-se quem pensa que a depressão é um problema contemporâneo, visto que há grandes referências a doença no romantismo e no ultrarromantismo um exemplo disso é a obra “Fragmento de Hora de Delírio” do autor Junqueira Freire, que clama em seu poema um amor a morte. 

Deste modo, pode-se perceber a carga que a doença tem  na história e no cotidiano, afetando milhões de pessoas no globo. A depressão é mais comum entre jovens entre 15 e 29 anos e cerca de 800 mil pessoas nesta faixa etária morrem anualmente devido ao suicídio. Outrossim,  muitas vezes o indivíduo afetado pela depressão tem incentivos para cometer o suicídio, a saber o jogo russo “Baleia Azul” que levou jovens do mundo inteiro a praticar automutilação e em alguns casos os levou a suicídio.

Em  vista do que foi apresentado, medidas devem ser tomadas com urgência pois já fala-se de uma epidemia mundial, porque a doença já afeta cerca de 10% da população mundial. Desta forma, o mais indicado é que rodas de conversas sejam organizadas em escolas e em empresas a fim de informar e conscientizar sobre sobre sintomas e sobre como procurar ajuda. No Brasil, existe o Centro de Valorização da Vida (CVV) então ao Ministério da Saúde criar mecanismos para que as pessoas tenham conhecimento sobre o CVV e saibam onde procurar amparo.

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5 Correções

  1. Boa redação, está muito coesa, e tem uma boa coerência também, mas há um espaço para o aumento dessa coerência. Você começa co uma introdução muito boa, ai apresenta sua Tese: “Portanto, a depressão deve ser enfrentada, uma vez que, diariamente, pessoas de todas as faixas etárias sofrem desse mal, que nos casos mais severos pode levar a morte.”. Evite fazer uma tese que seja óbvia, tente deixar espaço para a dúvida, a parte “Portanto, a depressão deve ser enfrentada,” enfraquece o texto, você poderia ter colocado, Portanto, a depressão deve ser enfrentada por mecanismos mais eficientes” “Portanto, a depressão tem que ser enfrentada de maneira contundente” veja que implícito nessas duas declarações que eu fiz há a ideia de que existe um problema no enfrentamento à depressão, enfrentamento que já existe, sua tese, da maneira que está colocada, dá indícios que esse enfrentamento precisa existir ainda.
    O seu desenvolvimento está muito bom, dialoga com a tese, mas veja que esse fragmento aqui “Ademais, engana-se quem pensa que a depressão é um problema contemporâneo, visto que há grandes referências a doença no romantismo e no ultrarromantismo um exemplo disso é a obra “Fragmento de Hora de Delírio” do autor Junqueira Freire, que clama em seu poema um amor a morte.” não dialoga com a tese na introdução, sua tese teria ficado mais rica caso você tivesse explorado a atemporalidade no prolema nela e encontraria subsídio no desenvolvimento, mas como você não fez isso na tese, o desenvolvimento perdeu um pouco de coerência.
    Correções: “há uma dor angustiante”
    No segundo parágrafo do desenvolvimento, há uma pequena incongruência, pois no primeiro parágrafo do desenvolvimento você diz não haver nenhuma pesquisa no presente que dê suporte ao que foi tratado pela OMS, ai depois você traz dados de uma pesquisa e não os referencia, citando a data, o que deixa transparecer que é uma realidade do presente, a mesma coisa vale para a conclusão.
    No seu parágrafo de conclusão faltou que trouxesse Agente, Ação, Meio, Fim e Efeito, de maneira clara. Sua proposta interventiva foi basicamente divulgar algo que já existe, e você não detalhou os meios para fazer isso.
    Correção: “cabe então ao Ministério da Saúde”
    Competência 1- norma culta- 180
    Competência 2 – áreas do conhecimento – 200
    Competência 3 – coerência entre dados e opiniões – 140
    Competência 4- 160 – há um bom uso de conectivos no texto, mas com espaço para melhora.
    Competência 5 – proposta interventiva – 140– sua proposta interventiva ficou um pouco superficial.
    Total. 820
    Não deixe de avaliar minha correção, e, caso avalie que ela tenha sido a melhor, não deixe de marcá-la como tal. Pois, isso me permite ganhar mais pontos para que eu possa enviar minhas redações para correção também.
    Forte abraço!

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  2. 800
    A redação demonstra domínio do assunto, coerência e coesão, além disso, percebi-se um padrão diferente na organização, o que dá um efeito menos superficial. Mas, é possível melhorar, decorre disso a nota que dou a sua redação.

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  3. Redação boa e coerente.
    Introdução: Seu repertório é relacionado com o tema, não há fugacidade ao tema e há a apresentação da sua tese ” Portanto, a depressão deve ser enfrentada, uma vez que, diariamente, pessoas de todas as faixas etárias sofrem desse mal, que nos casos mais severos pode levar a morte.” No entanto, eu a aconselho redigir seu D1 e D2 já no final do parágrafo, para que o corretor se oriente durante seu texto.
    Desenvolvimento: Com seus repertórios referentes ao romantismo você prova que o problema não é recente, mas os dados da OMS deixou seu parágrafo expositivo, por ser usado como repertório improdutivo. Além disso, Você não concluiu a ideia central no final do seu parágrafo e não o iniciou com alguma conjunção ou locução adverbial ( como: com efeito, em primeiro lugar, em primeira análise), o que faz com que você perca pontos na competência 3 que refere-se a coesão e coerência. Há, também, utilização da conjugação da primeira pessoa do plural, o que faz você desviar um pouco da tipologia textual, no caso dissertação.
    Conclusão: Você faz a utilização de dados sem fontes, o que afeta na competência 3 por não ter validação de autoria. Há os elementos básicos como agente, meio/modo e finalidade. No entanto, a conclusão considerada completa precisaria incrementar o efeito ( para que ) e detalhamentos.
    Competência 1: 180
    Competência 2: 160
    Competência 3: 180
    Competência 4: 190
    Nota: 710

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  4. Boa redação!
    Introdução: Seu repertório é relacionado com o tema, não há fugacidade ao tema e há a apresentação da sua tese ” Portanto, a depressão deve ser enfrentada, uma vez que, diariamente, pessoas de todas as faixas etárias sofrem desse mal, que nos casos mais severos pode levar a morte.” No entanto, eu a aconselho redigir seu D1 e D2 já no final do parágrafo, para que o corretor se oriente durante seu texto.
    Desenvolvimento: Com seus repertórios referentes ao romantismo você prova que o problema não é recente, mas os dados da OMS deixou seu parágrafo expositivo, por ser usado como repertório improdutivo. Além disso, Você não concluiu a ideia central no final do seu parágrafo e não o iniciou com alguma conjunção ou locução adverbial ( como: com efeito, em primeiro lugar, em primeira análise), o que faz com que você perca pontos na competência 3 que refere-se a coesão e coerência. Há, também, utilização da conjugação da primeira pessoa do plural, o que faz você desviar um pouco da tipologia textual, no caso dissertação.
    Conclusão: Você faz a utilização de dados sem fontes, o que afeta na competência 3 por não ter validação de autoria. Há os elementos básicos como agente, meio/modo e finalidade. No entanto, a conclusão considerada completa precisaria incrementar o efeito ( para que ) e detalhamentos.
    Competência 1: 160
    Competência 2: 120
    Competência 3: 120
    Competência 4: 120
    Nota: 520

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