A leitura é uma prática social de suma importância para toda a população, trabalhando no desenvolvimento da imaginação e do intelecto, fazendo parte do dia a dia e da formação de quem somos ou seremos.
O poeta, tradutor e jornalista brasileiro Mario Quintana disse “Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprendem a ler e não leem”. A leitura nos é apresentada desde cedo, já nos anos escolares iniciais aprendemos a ler e escrever, o que não poderá de nós ser tirado, mas por nós não praticado.
Com o avanço da tecnologia, dados do IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) mostram que menos da metade da população mundial tem o hábito da leitura, o Brasil especificamente é um dos países com taxas mais baixas no hábito de ler e mais altas no índice de analfabetismo. Cerca de 1 livro é lido anualmente por pessoa, aonde vemos a diferença em outros países como a Argentina, onde 12 livros são lidos anualmente por habitante. Esses dados assustam. Pois hoje é mais fácil utilizar o celular e a internet do que precisar se esforçar criando o hábito de ler. Mas é lendo que se torna um ser humano capaz. É preciso não só ler mas compreender para poder criar senço crítico e opinião própria.
A leitura nos possibilita viajar sem sair do lugar, a brigar por nossos direitos sem usar palavrão, termos deveres mas também opinião, ela nos possibilita a independência, inteligência, saber e o querer. Tendo o hábito de ler iremos mais longe, chegaremos mais perto, perto de nossos objetivos, do nosso crescimento, poder falar e saber o que se diz, lendo mudaremos o mundo sendo analfabetos da ignorância.
A importância da leitura
Compartilhar
thainadutral
– Acredito que a estrutura do texto não ficou muito clara, seria uma estrutura dissertativa argumentativa?
Se sim, a primeira pessoa não poderia ser usada e o padrão da estrutura seria diferente…
– Achei os argumentos válidos, ,adorei a forma como foram colocados os dados, é importante averiguarmos aquilo que estamos propondo e observando.
Angela Machado
“A leitura é uma prática social de suma importância para toda a população, trabalhando no desenvolvimento da imaginação e do intelecto, fazendo parte do dia a dia e da formação de quem somos ou seremos.’ – evite o uso de gerúndios.
“mas por nós não praticado.” – essa construção poderia ser feita de outra forma pois afetou a concordância verbal. No sentido direto da frase ficaria: “Mas não é praticada por nós”.
“Com o avanço da tecnologia, dados do IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) mostram que menos da metade da população mundial tem o hábito da leitura, o Brasil especificamente é um dos países com taxas mais baixas no hábito de ler e mais altas no índice de analfabetismo. ” – esse parágrafo pode ser separado por ponto ao invés de vírgula.
“Cerca de 1 livro é lido anualmente por pessoa, aonde vemos a diferença em outros países como a Argentina – o advérbio “aonde” só pode ser usado para se referir a lugares.
‘Mas é lendo que se torna um ser humano capaz” – capaz de que?
“senço” – senso
“A leitura nos possibilita viajar sem sair do lugar, a brigar por nossos direitos sem usar palavrão, termos deveres mas também opinião, ela nos possibilita a independência, inteligência, saber e o querer. Tendo o hábito de ler iremos mais longe, chegaremos mais perto, perto de nossos objetivos, do nosso crescimento, poder falar e saber o que se diz, lendo mudaremos o mundo sendo analfabetos da ignorância.”- essa conclusão não condiz com o que é pedido na conclusão da redação do Enem. Você precisa revisão o modo de se fazer uma conclusão.
Considerações:
A escrita ainda precisa melhorar para alcançar uma boa nota, mas você está no caminho. Reveja (ou veja) algumas regrinhas de introdução, desenvolvimento e conclusão de um texto. Boa sorte :)
KimBK
Sua redação está com ótimos argumentos e com coerência, o problema é que não se percebe a estrutura e da pra ver uma falta organização… Também da pra perceber que você fez uso da primeira pessoa, e nesse tipo de texto não se deve usar.
Mas você é ótima!
Gabriel4rdrg
A estrutura não ficou muito clara, além de que não se deve usar primeira pessoa nesse padrão de texto, no entanto, seus argumentos são bons e coerentes, só precisam de uma organização, você tem potencial!