Para o sociólogo francês Émile Durkheim, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições que depende. Conquanto os desafios da modalidade de ensino EJA ( educação para jovens e adultos) por vezes impossibilita muitos brasileiros de usufruir da educação, principal ferramenta para conhecer o contexto no qual estamos inseridos, como salienta Durkheim. Nesse contexto, não há dúvidas que tais desafios no ensino EJA ocorrem,infelizmente não só ao fato da quantidade de escolas com essa modalidade não ser equivalente a sua procura exacerbada, mas também a ideia errônea, porém muito presente de que a natureza do ensino EJA seja apenas alfabetizatória.
A educação é um dos principais pilares de uma sociedade. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria sensato acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Em contrapartida, a realidade é o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nos desafios do ensino EJA. Segundo levantamento feito pelo G1, na série ” Adultos sem diploma”, na última década a educação básica aumentou 12%, nesse hiato o número de escolas que dispõem do ensino de jovens e adultos ( EJA) do ensino fundamental recuou 34%. Portanto é notória a queda dos investimentos necessários nessa proposta, a qual se realizada com êxito apenas contribuiria positivamente para a economia e a problemática do desemprego.
Faz- se mister ainda salientar a falta de uma abordagem que vá além do caráter alfabetizatório, apenas ler e escrever não é suficiente. De acordo com Benjamin Franklin, ” o talento sem educação é como prata na mina”. Atualmente a procura pelo EJA vem aliada a vontade de ingressar no mercado de trabalho, infelizmente seguido do abandono do ensino, devido a percepção de que o mesmo não o proporciona uma preparação para o mercado.
Em síntese, indubitavelmente, medidas são necessárias para a resolução desse problema. Desta forma, o Ministério da Educação – MEC, deve investir em programas que levem a modalidade do ensino para jovens e adultos EJA para mais escolas mediante o financiamento do governo. Além disso, contando com abordagens condizentes com o público, a fim de tornar o ensino mais atrativo acabando com o abandono do mesmo, ademais incluindo na grade curricular, disciplinas e atividades que preparem o aluno para se destacar no mercado de trabalho.
Carol Assunção
Ola, primeiramente venho elogiar a construção textual quanto ao uso de conectivos e um bom repertorio socio-cultural , porem evite termos como hodiernamente e atualmente na posição de conectivos pois sao considerador prolixos e ocupam um espaço da sua redação que poderia ser bem utilizado posteriormente, e a melhor colocação de periodos para deixar o texto menos cansativo. Enfim parabens pois sao ideias e repertorios realmente mt bons e uma leitura inteligente, foi um prazer corrigir sua redação.
com carinho, Carol
Gabriel4rdrg
Parabéns pela belíssima redação!
Seu repertório sócio-cultural está incrível e seu texto tem muita coordenação, no entanto é necessário tomar cuidado com alguns termos e palavras pois é muito fácil sair do “impressionismo” para a “frustração”, então tente deixar o texto mais claro e dinâmico, você é ótima!
RhauaSilva9
Magnifico!!!
Fiquei admirado com a forma que você abordou o tema de forma inteligente e de uma compreensão nata.
Sem duvidas uma das mais interessantes que a li, espero te ver corrigindo a minha.
Continue assim, com essas referencias e a forma que você fala sobre.
Joyce.l
Parabéns pela redação, utilizou bem os repertórios e além disso, fez o uso correto da concordância. Mas é sempre bom ter cuidado com algumas palavras, pela questão de que redação nota mil é para todo o público ler. Mas adorei sua redação.