Segundo a constituição de 1988, artigo 3°, o Estado deve garantir os direitos e o bem da sociedade. Entretanto, é nítido o descaso do mesmo quanto aos desafios da valorização da herança africana no Brasil, visto os casos de racismo apenas por pessoas praticarem uma religião de matriz africana, por exemplo. Portanto, deve-se analisar os problemas gerados e buscar uma resolução para este impasse que vem sendo um grande problema na sociedade brasileira.
Desde a época da escravidão, pode ser visto o preconceito com a herança cultural trazida pelos escravos. Sendo forçados e oprimidos a abandonarem a sua cultura e terem que seguir a cultura imposta pelos donos de escravos. Zumbi dos Palmares lutou contra essa opressão e é considerado um herói e símbolo da revolução dos escravos.
Visto os casos de racismo e preconceito existentes, é perceptível a negligência do Ministério da Cultura ao não valorizar a herança cultural africana no país, mesmo ela sendo um ponto muito importante na história do Brasil. Na música “Alright” de Kendrick Lamar, ele retrata a luta e o medo das pessoas negras em serem aceitas na sociedade com a sua cultura, retratando a opressão e o racismo sofrido por eles. A música retrata como as pessoas podem “mudar” apenas para se sentirem aceitas na sociedade e poderem viver sem medo, deixando de seguir suas culturas por medo do preconceito e dos estereótipos racistas, sendo um ponto extremamente importante de se solucionar na sociedade atual.
Logo, o Estado em apoio com o Ministério da Cultura, sendo entidades com um poder expressivo e necessário para resolver este problema. Como por exemplo, promoverem eventos explicando sobre a importância da herança cultural africana, conversar com líderes de grupos culturais africanos como dos “quilombos contemporâneos”, além de destinar verbas para estes grupos que podem passar pela falta de recursos financeiros para se manterem. Com a implementação destas medidas, os problemas retratados em “Alright” serão extintos da sociedade brasileira.
iamkauaan
Sua redação tem bons repertórios que poderiam haver sido trabalhados mais profundamente. O parágrafo 2 está muito curto, o que interfere no equilíbrio da sua redação.
A proposta de intervenção está boa, acredito que faltou uma finalidade.
A adequação ao tema está perfeita, visto que logo na introdução você cita todas as palavras do tema.
C1- 160
C2- 200
C3- 120
C4- 140 à 160
C5- 160
Entre 760 e 800
Você possui uma boa escrita e uma boa variação de repertórios. Parabéns!
Roseanebbp
Para melhorar ainda mais sua excelente redação, sugiro:
Ampliar o desenvolvimento, fornecendo mais exemplos e argumentos.
•Reduzir a introdução, mantendo apenas as introdução essenciais, pois sua introdução está maior que o desenvolvimento.
•Uso mais eficaz de conectivos e transições
•Conclusão mais impactanto
Sua redação apresenta exemplos concretos, argumentos claros e coerentes, proposta de solução concreta.
Com base nos critérios do ENEM eu daria uma nota entre 780 a 840.