TEMA:Desafios para a escassez de água no Brasil

  • -1

  A  Constituição Federal, promulgada em 1988, se responsabiliza que os cidadãos tenham direito as necessidades básicas de todo individuo. Entretanto, tal teoria não tem sido vista em metodologias práticas, uma vez que há, no Brasil, a persistência da escassez de água no território nacional , impossibilitando assim a população de usufruir de seu direito constitucional. Logo, estes empecilhos podem ser relacionados a dois fatores pertinentes: falta de políticas publicas eficientes e má distribuição hídrica no país

Sob essa análise, é imprescindível destacar o falho papel do Estado quanto a persistência da escassez do fluído na atualidade, principalmente a partir do olhar normativo. De acordo com a Agência Brasil, cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil não tem acesso a água potável, ou seja, somente 85% da população é abastecida, esse dado evidência a baixa eficiência dos mecanismos públicos de fornecimento hídrico à comunidade brasileira. Tais aspectos ainda persistem, visto ao histórico de má preservação ambiental, que acontece desde a colonização do território. Os principais motivos que levam para ta problemática é o excessivo desmatamento diário da flora brasileira, que é apoiado por Governantes, devido ao grande lucro obtido por tal prática ilegal, juntamente com isso, o colossal desperdício com o agronegôcio e industrias. Desta forma, fica evidente que o desequílibrio potável é grave, a busca por alternativas para saciar a crise é necessária imediatamente, a dim de melhorar a qualidade de vida da sociedade

Análogo à isso, a distribuição não eficiente de água é evidente, problema contraditório com a realidade brasileira, visto que o Brasil é um dos países com maior disponibilidade do fluído. Segundo dados do (SNIS) Sistema de Informações de Saneamento, a região Norte abriga a maior parte dos recursos, entretanto, é a com menor densidade demográfica. Sob essa visão, é claro que a região Nordeste é a mais afetada históricamente com a má distribuição, numerosamente pelo baixo oferecimento hídrico na localidade, como também pela incompetência governamental com o cuidado aos rios e a admnistração durante o período das secas

Nota-se, portanto, a necessidade de buscar alternativas para solucionar a escassez de água no Brasil. Para tal, é preciso que a Secretária Nacional de Segurança Hídrica-enquanto órgão responsável pela garantia de acesso a água potável-deve apresentar propostas para o aumento da perfuração de poços no Nordeste, a fim de melhorar a seca na região. Ademais, cabe também ao Ministério Público criar legislações mais rígidas ao disperdício de água no agronegócio em indústrias. Dessa forma, será possível diminuir a crise hídrica, assim, colocando em prática o direitp garantido na Constituição Federal, de 1988.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

    Nota: 160. Alguns pequenos erros de pontuação e concordância, nada preocupante!

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    Nota: 160. Bons argumentos, texto com fluidez. Apresentou e embasou a temática com base em em dados estatísticos, ótimo, porém, senti falta de citar alguma obra/filme relacionados ao tema.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    Nota: 200. Argumentos bem concisos, enfáticos, bem organizados e bem desenvolvidos e defendidos , parabéns…..

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    Nota: 200. Texto coeso, parágrafos bem interligados, com belíssima utilização de conectivos, parabéns….

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Nota: 160. Falta detalhar um pouco mais o que será feito, como será feito, quem irá fazer, qual utilização de qual recurso e os benefícios da proposta de intervenção.

    Nota final: 880. Parabéns, o texto está com ótimos argumentos, posicionamento enfático, embasado em autores e outras obras, só se atentar aos pontos que citei acima e irá melhorar mais! Boa sorte!

    • 1
  2. oii :)

    Amei a contextualização da sua introdução!

    Também gostei dos seus desenvolvimentos, mas acho que poderia tecer mais críticas ao Estado, ou até mesmo exemplificar as consequências para a população. Achei a sua argumentação um pouco rasa ;)

    Sua conclusão possui agente, detalhamento, ação, meio e finalidade, então são 200 pontos na Competência 5 :)

    Cuidado com os erros ortográficos! tenho certeza que a maioria foi por erro de digitação

    ”esse dado evidência a baixa eficiência dos mecanismos públicos…” A palavra ”evidência” está errada nesse contexto, já que a frase utiliza o verbo ”evidenciar” e não o substantivo

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 200

    880

    • 1
  3. Muito bom, texto coeso e de boa fluidez, gostei dos argumentos utilizados e dos repertórios, tudo muito bem estruturado e com certeza 200 na competência 5!
    Você fez uma análise bem abrangente sobre a questão da escassez de água no Brasil, destacando a desconexão entre os direitos garantidos pela Constituição e a realidade enfrentada por milhões de cidadãos. A combinação de falta de políticas públicas eficazes e má distribuição hídrica realmente agrava o problema.

    • 1
  4. Muito bom, texto coeso e de boa fluidez, gostei dos argumentos utilizados e dos repertórios, tudo muito bem estruturado e com certeza 200 na competência 5!
    Você fez uma análise bem abrangente sobre a questão da escassez de água no Brasil, destacando a desconexão entre os direitos garantidos pela Constituição e a realidade enfrentada por milhões de cidadãos. A combinação de falta de políticas públicas eficazes e má distribuição hídrica realmente agrava o problema.

    A ideia de aumentar a perfuração de poços no Nordeste é uma solução prática, considerando a necessidade urgente de garantir acesso à água potável nessa região. Além disso, a proposta de legislações mais rigorosas para combater o desperdício no agronegócio e nas indústrias é fundamental. Essas ações não só ajudariam a mitigar a crise hídrica, mas também poderiam promover uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos.

    É vital que o Estado assuma um papel mais ativo na proteção e gestão dos recursos hídricos, especialmente em um país com tanta disponibilidade de água. O desafio é grande, mas com políticas eficazes e compromisso, é possível garantir que todos os cidadãos tenham acesso a esse recurso essencial.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.