Geração de lixo atrelado ao consumismo na sociedade brasileira.

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A obra “Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade perfeita e ética, a qual é livre de mazelas e conflitos socioambientais. Todavia, a realidade brasileira está distante da nação idealizada pelo escritor, uma vez que permeiam desafios para combater o controle de lixo atrelado ao consumismo crescente no país. Certamente, a negligência governamental e a desigualdade social contribuem para o agravamento deste quadro.

Dessa forma, a princípio, vale destacar a omissão estatal como uma das perpetuadoras do revés enfrentando. Segundo o célebre filósofo Jonh Locke, “as leis se fizeram para os homens, e não para as leis”. No entanto, a inércia governamental destinada às questões de preservação ambiental, se contradiz aos direitos assegurados na carta magna, visto que não corrobora para a existência de sistemas de descarte residual, que seja acessível a todos. Dessa forma, o poderio público impulsiona ainda mais a disparidade socioeconômica presente no país .

Ademais, a desigualdade social é um fator agravante que tange a disfunção presente. De acordo, com o escritor brasileiro Ariano Suassana, o Brasil é dividido em dois fragmentos, o país dos privilegiados e o país dos despossuídos, sendo a regência governamental destinada apenas aos primeiros. Dessa forma, a distribuição econômica irregular, destinada à população mais pobre, acaba forçando o consumo de alimentos barateados, como industrializados e enlatados, assim intensificando ainda mais a geração de lixo. Outrossim, a mentalidade consumista dos veículos de comunicação, destinada a população de baixa escolaridade financeira, é aliciada pelo poder estatal, que visa apenas o lucro obtido. Diante do exposto, é intrínseco a criação de políticas públicas de teor educacional no Brasil.

Portanto, faz-se urgente a aplicação de medidas para combater a geração de lixo atrelado ao consumo crescente no Brasil. Para isso, o órgão responsável pela existência de todos, deve promover a reestruturação do saneamento básico , através da criação do programa “Além dos centros”, que irá ofertar sistemas de descarte e saneamento nas áreas extremas do país, tal projeto deve ser fiscalizados pelo Ministério do Meio ambiente, afim de prover maior dignidade e preservação ambiental aos residentes do Brasil. Ademais, cabe ao Ministério da Educação, a disponibilização de cursos gratuitos de educação financeira, que iram ocorrer em prédios públicos, localizadas em regiões de baixa escolaridade, com o intuito de fornecer maior conhecimento e igualdade no território brasileiro. Assim, a “Utopia” de Thomas More, terá parte de sua validade na nação verde-amarela.

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6 Correções

  1. A obra “Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade perfeita e ética, a qual é livre de mazelas e conflitos socioambientais. Todavia, a realidade brasileira está distante da nação idealizada pelo escritor, uma vez que permeiam desafios para combater o controle de lixo atrelado ao consumismo crescente no país. Certamente, a negligência governamental e a desigualdade social contribuem para o agravamento deste quadro.

    🟢 introdução completa com todos os elementos pedidos

    Dessa forma, a princípio, vale destacar a omissão estatal como uma das perpetuadoras do revés enfrentando. Segundo o célebre filósofo Jonh Locke, “as leis se fizeram para os homens, e não para as leis”. No entanto, a inércia governamental destinada às questões de preservação ambiental, se contradiz aos direitos assegurados na carta magna, visto que não corrobora para a existência de sistemas de descarte residual, ❌(retira a virgula) que seja❌(sejam) acessível a todos. Dessa forma, o poderio público impulsiona ainda mais a disparidade socioeconômica presente no país.

    ❌ de que forma o Estado não disponibiliza o descarte acessível? seria por causa do tratamento melhor dado às áreas ricas?
    falta de planejamento urbano? o que seria? você precisa melhorar essa argumentação, já que a maior parte desse parágrafo apenas é colocado a questão do Estado contribuir para esse quadro. mas de que forma? como? exemplos reais? não tenha medo de colocar coisas que estão no nosso cotidiano. Em 2019, um aluno conseguiu 1000 com um desenvolvimento em que ele falava sobre o aumento nos preços dos ingressos, pq ele colocou um exemplo real e argumentou com base nessa contextualização. C3

    Ademais, a desigualdade social é um fator agravante que❌ (não seria “no que tange”) tange a disfunção presente. De acordo, com o escritor brasileiro Ariano Suassana, o Brasil é dividido em dois fragmentos, o país dos privilegiados e o país dos despossuídos, sendo a regência governamental destinada apenas aos primeiros. Dessa forma, a distribuição econômica irregular, destinada à população mais pobre, acaba forçando o consumo de alimentos barateados, como industrializados e enlatados, assim intensificando ainda mais a geração de lixo. Outrossim, a mentalidade consumista dos veículos de comunicação, destinada❌(à) a população de baixa escolaridade financeira, é aliciada pelo poder estatal, que visa apenas o lucro obtido. Diante do exposto, é intrínseco a criação de políticas públicas de teor educacional no Brasil.

    ❌ repetição grave do conectivo “dessa forma” que já havia sido colocado NO OUTRO PARÁGRAFO, isso te faz perder ponto na C4, já que é uma competência só para avaliar repetições de conectivos e de palavras.
    ❌o parágrafo estava perfeito, bem contextualizado e exemplificado. mas quando chegou na parte do estado x mídia, não ficou claro oq você queria dizer, está cheio de informações soltas aliciada pelo poder estatal? C3

    Portanto, faz-se urgente a aplicação de medidas para combater a geração de lixo atrelado ao consumo crescente no Brasil. Para isso, o órgão responsável pela existência de todos, deve promover a reestruturação do saneamento básico , através da criação do programa “Além dos centros”, que irá ofertar sistemas de descarte e saneamento nas áreas extremas do país, tal projeto deve ser fiscalizados pelo Ministério do Meio ambiente, afim de prover maior dignidade e preservação ambiental aos residentes do Brasil. Ademais, cabe ao Ministério da Educação, a disponibilização de cursos gratuitos de educação financeira, que iram ocorrer em prédios públicos✖️ (por meio do uso de prédios públicos), localizadas em regiões de baixa escolaridade, com o intuito de fornecer maior conhecimento e igualdade no território brasileiro. Assim, a “Utopia” de Thomas More, terá parte de sua validade na nação verde-amarela.

    ❌repetição grave do “ADEMAIS”
    ❌ muito subjetivo “órgão responsável pela existência de todos”
    ❌ nenhuma das propostas estão completas, a primeira falta o agente e a segunda falta o meio. muito cuidadooo!!! os corretores são bem rígidos com relação a isso. tenta substituir oq você escreveu pelo que tem o ✖️, assim o corretor poderia evitar de tirar seus pontos na C5

    C1:160
    C2:200
    C3:120
    C4:160
    C5:160
    NOTA:800
    oii! já faço enem desde 2020 e conheço de perto o que é mais cobrado pelos corretores, ano passado consegui 980 e tento ajudar outras pessoas a alcançar o mesmo. Te digo que você está perto disso, pois tem repertórios e uma gramática muito boa. Basta apenas atentar-se para esses pequenos apontamentos de argumentação e deslizes de conectivos. Se gostou da correção, vota aqui.

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  2. oii! a sua redação é promissora, mas há alguns aspectos que podem ser melhorados em relação à coerência, clareza e respeito ao padrão exigido no Enem. Vamos analisar detalhadamente os critérios principais (competências) e sugerir as correções necessárias.

    Competência 1: Domínio da norma culta
    Correção de vírgulas e concordância:

    Exemplo: “A obra ‘Utopia’ de Thomas More retrata…” (sem vírgula após o sujeito).
    “O revés enfrentando” deve ser “o revés enfrentado”.
    “Se contradiz” deve ser “contradiz”.
    “Afim” (junto) deve ser “a fim de” (separado) quando significa “com o propósito de”.
    Atenção para concordância verbal: “irão ocorrer” em vez de “iram ocorrer”.

    Competência 2: Compreensão do tema
    O tema está bem trabalhado, mas a conexão entre lixo e consumismo poderia ser mais clara ao longo do texto.

    Relacionar melhor o impacto da desigualdade social no problema do lixo.

    Competência 3: Seleção de argumentos

    A argumentação sobre a omissão estatal e a desigualdade social está bem fundamentada, mas poderia haver mais aprofundamento na relação entre esses fatores e a questão do lixo.

    As citações de Locke e Suassuna são relevantes, mas devem ser melhor conectadas ao tema central.

    Competência 4: Coerência e coesão

    Algumas frases precisam de ajustes para garantir maior fluidez.

    Exemplo: “a inércia governamental […] se contradiz aos direitos” ➡ Melhor usar “contradiz os direitos”.

    Uso excessivo de vírgulas em locais inadequados. Isso prejudica a coesão.

    Competência 5: Proposta de intervenção

    A proposta está clara, mas os detalhes podem ser mais práticos e objetivos.

    Exemplo: especificar mais sobre o programa “Além dos centros” e como ele seria implementado.

    Com essas correções, sua redação ficará mais alinhada aos critérios do ENEM!

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  3. eu não entendi direito o seu repertório no segundo parágrafo. vc citou John Locke mas não explicou como essa citação se relaciona com o tema? é importante que a seu repertório seja produtivo para o tema.

    “o órgão responsável pela existência de todos, ” qual órgão? faltou especificar

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