Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

  • 0

Segundo o artigo 5º da Constituição Federal, todos são iguais, sem distinção de qualquer natureza. Porém, tal lei não funciona de maneira efetiva diante dos desafios — como o machismo e a negligência governamental — para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Assim, debater e propor soluções em relação a problemática é de suma importância.

No contexto evidenciado, o machismo atua como agente agravante na problemática. Nessa lógica, o filme “Enola Holmes”, disponível na Netflix, traz a tona o debate acerca do homem como o responsável pela falta de inserção e reconhecimento da mulher no mercado de trabalho. Ao sair da ficção, a realidade elaborada na obra não se distancia do atual cenário brasileiro, já que a figura masculina diariamente rebaixa e inviabiliza as tarefas de cuidado realizadas pelas mulheres. Neste viés, enquanto a omissão da população masculina persistir na sociedade, o trabalho de cuidado assumido pela mulher permanecerá invisível.

Outrossim, vale-se destacar o pensamento do intelectual Thomas Hobbes, o qual diz que “O Estado é responsável por garantir o bem-estar da população”. Entretanto, relacionando tal ideia a vivência brasileira, evidencia-se que a inércia dos órgãos públicos contribuem para a falta de visibilidade e desvalorização das tarefas de cuidado exercido pela figura feminina, tendo em vista que as mulheres que realizam esse trabalho não são bem pagas e tampouco recebem assistência. Dessa forma, é de extrema importância a retomada de propostas para redução de tais desafios.

Portanto, medidas são necessárias para resolução da problemática discutida. Desse modo, urge que o Governo Federal — órgão de maior importância nacional — em conjunto do Ministério do Trabalho iniciem, por intermédio de políticas públicas, a adoção de programas que visem o trabalho remunerado e a assistência as mulheres que exercem tarefas de cuidado. Ademais, é dever da mídia atribuir o protagonismo ao trabalho de cuidado por meio de campanhas e atentem a sociedade do que se trata tal emprego. Assim, a realidade de “Enola Holmes” poderá ser evitada.

Compartilhar

6 Correções

  1. Vamos analisar cada competência do Enem na sua redação:

    1. **Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa:**
    – Sua redação apresenta uma linguagem formal e adequada.

    2. **Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema:**
    – Você demonstra compreensão da proposta, relacionando a questão de gênero com referências ao filme “Enola Holmes” e teorias como a de Thomas Hobbes.

    3. **Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:**
    – Há uma boa articulação de argumentos, especialmente ao abordar o machismo e a negligência governamental como elementos que contribuem para a invisibilidade do trabalho de cuidado feminino.

    4. **Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:**
    – Sua redação apresenta uma variedade vocabular e estruturas sintáticas adequadas.

    5. **Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:**
    – Sua proposta de intervenção é clara, destacando a importância de ações do Governo Federal e do Ministério do Trabalho, bem como o papel da mídia na conscientização.

    Considerando esses pontos, eu atribuiria uma nota aproximada de 800 a 900 pontos, levando em conta a qualidade geral da redação. Lembrando que a pontuação final depende da correção oficial do Enem, que envolve outros critérios.

    • 0
  2. C1: 160 O texto está bem escrito com poucos erros
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 120
    C5: 160 A ordem das sugestões de intervenção deve ser igual à ordem das perguntas. Apesar disso, sua proposta de intervenção está muito bem fundamentada, além disso, em alguns momentos do texto ele soou prolixo, o que acarreta em perdas em algumas competências

    • 0
  3. C1: 170, demonstra uma ótima escrita com erros mínimos
    C2: 200, ÓTIMO
    C3:200
    C4: 160
    C4: ótimo desenvolvimento, com boas citações
    C5: se atente mais a ordem das propostas de intervenção, fora isso, sua redação teve um ótimo e excelente desenvolvimento e citações incríveis, eu daria 300

    • 0
  4. C1: 170, demonstra uma ótima escrita com erros mínimos
    C2: 200, ÓTIMO
    C3:200
    C4: 160
    C4: ótimo desenvolvimento, com boas citações
    C5: se atente mais a ordem das propostas de intervenção, fora isso, sua redação teve um ótimo e excelente desenvolvimento e citações incríveis, eu daria 300

    • 0
  5. C1: 160, demonstra uma boa escrita com poucos erros
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 160, se atente que a ordem das propostas de intervenção deve ser igual a ordem dos problemas
    Fora isso, sua redação estava ótima, só falta melhorar um pouco o vocabulário e suas conexões
    Foi muito bem escrita e mesmo que com poucos detalhes, ela estava bem completa e bem escrita
    Te desejo uma boa sorte e que você passe no curso que almeja 🙏
    🤍

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.