Em sua obra “Estado, governo e sociedade”, o expoente filósofo político Norberto Bobbio descreve a “crise do estado”, na qual o governo possui dificuldade de solucionar problemas por eles mesmos criados. Ao transpor a teoria e analisar a atual conjuntura brasileira, nota-se que a ideia filosófica exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que a invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a inoperância governamental e a sociedade patriarcal impulsionam tal problemática.
Diante desse cenário, vale ressaltar que o Estado ao se comportar como uma “instituição zumbi”, termo postulado pelo filósofo Zygmunt Bauman ao descrever o cenário em que as instituições sociais deixam de cumprir suas funções legais e tradicionais, consolida-se como principal causador do impasse. Nesse sentido, evidencia-se no Brasil a falta de políticas públicas eficazes que busquem defender e assistir a população feminina que trabalha com cuidados, visto que elas possuem poucos direitos consolidados, assim tendo dificuldades de comprovar as horas trabalhadas na aposentadoria e a falta de leis trabalhistas que atenda essas mulheres, por consequinte atenuando a desvalorização do trabalho feminino e impedindo elas de terem acesso à sua cidadania plena. Dessa forma, fica evidente a necessidade de intervenção estatal.
Além disso, é preciso salientar como o comportamento cultural da sociedade está inserido no problema. O trabalho do lar é culturalmente imposto como responsabilidade da mulher, pois era o homem o responsável por garantir a renumeração familiar, entretanto no contexto hodierno as figuras femininas já ocupam seus espaços no mercado de trabalho, mas ainda fazem os serviços do lar. Nessa perspectiva, observa-se uma carga desgastante e excessiva para as mães ou esposas que muitas vezes desistem dos seus trabalhos externos para se dedicar à família e se tornam dependentes financeiramente de terceiros, assim tendo seu trabalho desvalorizado por não contribuir com renda da moradia.
Portanto, faz-se necessário apresentar soluções que possam mitigar o problema em questão. O Ministério do Trabalho, órgão público responsável por administrar o sistema trabalhista do país, em parceria com o poder legislativo, deve apresentar mudanças constitucionais que garanta que as mulheres tenham seus direitos trabalhistas garantidos, por meio de políticas públicas, a fim de que ocorra a valorização do trabalho de cuidados feito principalmente pela figura feminina. Postas tais ações, o Brasil irá superar a “crise do estado” descrita por Norberto Bobbio.
NicholasJasper
Redação perfeita, repertórios super pertinentes e legitimados, vários conectivos ao longo do texto trazendo muita coesão. O único problema é a proposta de intervenção que podia ser um pouco maior. No meu ponto de vista é com certeza uma redação 960+, torcendo pela sua nota! Arrasou.
C1 – 200
C2 – 200
C3 – 200
C4 – 200
C5 – 160
gabllo
nossa meus parabéns, eu não espero menos que 960 dessa redação pois ela é digna de um 1000!!! redação iniciada por uma introdução maravilhosa, desenvolvimento 1 e 2 perfeitos com os argumentos desenvolvidos perfeitamente e a conclusão nem se fala contendo uma proposta de intervenção acompanhada do agente, ação, detalhamento, meio e finalidade em ordem. invejável essa redação!!!
m.juliaa
amei! redação digna de uma nota 1000, não encontrei nada que possa contradizer essa nota. parabéns!! a estrutura da introdução tá perfeita, argumentação muito boa, repertório colocados perfeitamente, e a proposta de introdução também! contendo meio, modo, ação, agente e finalidade. a escrita muito boa também com um vocabulário muito bom, as pontuações colocadas no local correto…
Ana Clara Marques
competência 1- 200 (demostrou excelente domínio de escrita, com pouquíssimos erros gramaticas)
competência 2 – 200 ( argumentação consistente, bom uso de repertórios sociocultural)
competência 3 – 200 (apresenta informações, fatos e opinião de maneira organizada e consistente)
competência 4 – 200 (apresenta repertórios diversificados e recursos coesivos)
competência 5 – 160 ( pouco detalhamento da proposta de intervenção)
nota final – 960
Alam28012003
Nota 773,53
Pontuação: você 0,10
Media 0,12
Ruim sua redação pode usar mais pontuações isso ajuda o entendimento do leitor
Clareza de sentença
Você 11.0
Media 9.34
Regular comparado com outra redação este texto possui poucas frases longas que são complicada de construir por outro lado muitas frases curtas tornam o texto difícil de ler
Termos depreciativo
Você : 1,00
Media 0,68
Bom a redação utilizou pouco ou nada de termos que podem depreciar pessoas ou grupos da sociedade o uso de termos assim pode impactar negativamente sua nota
Não houve erros gramaticais
Não houve erros de estilo
Nível do vocabulário
Você 249,00
Ruim o vocabulário empregado nesta redação e menor que na maioria das
Alam28012003
A nota final foi 980
Não tem como tirar 773.53 a redação do Enem, que correção é essa?? Sem pé e bem cabeça.